3 Impactos negativos das Redes Sociais na Saúde Mental

3 Impactos negativos das Redes Sociais na Saúde Mental

por Larissa Ferreira

Publicado em 01 de março de 2024

Os impactos das redes sociais na saúde mental é inegável, como evidenciado pela quantidade de estudos científicos sobre esse tema. Neste conteúdo, vamos discutir essa questão de forma profunda e propor soluções para evitar esses efeitos negativos.

Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental: Quais são os Efeitos?

Primeiramente, precisamos entender quais são esses efeitos negativos e suas origens. Com isso em mente, recomendamos que leia nosso conteúdo e tente criar paralelos com situações que abordaremos e sua vida pessoal.

Comparação da sua vida com as de outras pessoas

As redes sociais conseguiram juntar pessoas de diferentes realidades, países e famílias em um único lugar. Isso pode ser muito positivo por dar oportunidade para tornar o mundo mais conectado, mas também cria um grande efeito negativo.

Todos nós acompanhamos nossos artistas favoritos, muitas vezes famosos e pessoas com grande relevância. Ou seja, pessoas que vivem uma vida muito específica e diferente da grande maioria das pessoas.

Em teoria, não deveríamos nos comparar com pessoas famosas, mas é justamente o que fazemos, mesmo que de forma inconsciente. Dessa forma, sentimos que sempre estamos “ficando para trás”, pensando que nossas vidas são menos interessantes.

Isso é tão forte que começamos a nos comparar com nossos próprios amigos e vivemos essa constante comparação toda vez que clicamos nos ícones das redes sociais.

Preocupação excessiva com notícias

As redes sociais em grande medida substituíram a necessidade de obter informações sobre o que está acontecendo na região e no mundo. Entretanto, as notícias podem ser replicadas por qualquer pessoa no mundo inteiro, e aqui reside o problema.

Certos perfis podem alterar a notícia ou dar um ponto de vista catastrófico sobre um problema que não é tão grande assim. Além disso, quando uma notícia de nível nacional aparece, a grande maioria das pessoas compartilha suas opiniões.

Entretanto, a grande maioria das pessoas não são especialistas naquele assunto específico, e a preocupação das pessoas que seguimos pode ser infundada.

Dessa forma, ficamos excessivamente preocupados e ansiosos com notícias e o mundo. É claro que é importante estar informado, mas não ao custo da nossa saúde mental.

Além disso, grande parte desses problemas não afeta necessariamente nossas vidas, e acabamos deixando de focar nos problemas que podemos resolver para nos preocupar com problemas que não podemos resolver.

Tendência à procrastinação que gera insatisfação

Todo celular hoje em dia possui a informação de quanto tempo passamos em determinado aplicativo, e isso pode te surpreender quando se trata das redes sociais.

Segundo a pesquisa do ano de 2021 da Consultoria em Marketing Digital Conversion, nós brasileiros passamos em média 4 horas nas redes sociais. 

Naturalmente, essas quatro horas poderiam ser melhor aproveitadas em outras atividades. Não estamos falando de atividades produtivas, mas sim de atividades que promovem o relaxamento e trazem melhores benefícios para o corpo e para a mente.

Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental: Como Evitar os Efeitos Negativos?

Agora que você já sabe sobre os três principais efeitos negativos, precisamos falar sobre formas de evitar esses efeitos fora das redes sociais para que você tenha uma melhor experiência.

Limite seu tempo online

Uma das formas mais efetivas é limitar o seu tempo online com outros aplicativos, alguns deles estão disponíveis no seu celular neste momento. Nossa recomendação é que você limite o seu tempo para 1 hora no máximo para todos os aplicativos de rede social. 

Isso permite que você aproveite, mas acostume-se com a ideia de um limite diário. Com o tempo, você pode reduzir esse tempo para 30 ou até mesmo 15 minutos por dia em cada aplicativo. É claro que isso pode variar de acordo com a situação de cada pessoa.

Desenvolva hobbies

Desenvolver seus hobbies é uma ótima forma de relaxar e se desconectar das redes sociais. Atividades como ler, jogar xadrez, aprender um novo idioma, programar e outros hobbies podem ser muito interessantes para o seu corpo e mente.

Sei o que você está pensando, que não tem tempo para ter hobbies. Então que tal checar a quantidade de horas que você passa nas redes sociais por semana? Quantas dessas horas poderiam ser dedicadas a hobbies?

Tenha um diário ou pratique mindfulness

Por fim, uma ótima forma de observar seus pensamentos é através do seu diário ou praticando a meditação mindfulness. É um exercício muito interessante para reduzir os efeitos da comparação que mencionamos anteriormente e, ao mesmo tempo, da ansiedade.

O mais importante é que precisa ser uma prática diária e constante. Vale muito mais a pena meditar ou escrever no seu diário por 8 minutos todos os dias do que fazer isso por 1 hora em apenas um dia.

Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental: Como ter uma Experiência Melhor?

Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental

Para finalizar nosso conteúdo, vamos oferecer algumas estratégias dentro das redes sociais para ter uma experiência melhor em cada uma das plataformas.

Tenha apenas amigos próximos em suas redes sociais

Se você identifica que se compara bastante com outras pessoas, uma dica muito interessante é filtrar as pessoas que você segue para apenas seus amigos próximos. 

Dessa forma, as suas redes sociais serão uma extensão verdadeira da sua vida social. É interessante acompanhar nossos artistas favoritos, mas não ao custo da nossa saúde mental.

Siga apenas especialistas no assunto

Se você deseja se manter informado sobre o que acontece na política, economia, saúde e outros temas importantes para você, recomendamos que só consuma conteúdo de especialistas naquele tema específico. 

Cada um dos especialistas será sua fonte de informação e com isso você não precisará ficar ansioso com as notícias. O mais importante é buscar especialistas que tragam confiança e sejam reconhecidos por seu vasto conhecimento sobre o assunto.

Faça uma pausa nas redes sociais

Muitas vezes, fazer uma pausa nas redes sociais é o melhor caminho a seguir em casos mais sérios. Existe um movimento ao redor do mundo inteiro de dar uma pausa nas redes sociais que pode ser interessante para você. 

Nossa recomendação é ver os depoimentos dessas pessoas e tirar suas próprias conclusões sobre se vale a pena tentar e quanto tempo será sua pausa.

Se você deseja ver mais conteúdos interessantes como este, visite o nosso blog. Aqui nós falamos sobre marketing digital, redes sociais e novas tecnologias.