5G nas redes sociais: Qual será o impacto? Descubra Aqui!

5G nas redes sociais: Qual será o impacto? Descubra Aqui!

por Larissa Ferreira

Publicado em 04 de abril de 2024

5G nas redes sociais é uma grande mudança que poucas pessoas estão discutindo. Neste conteúdo, vamos falar sobre quais serão os impactos para os próximos anos e como essa tecnologia pode ser utilizada no futuro.

5G nas Redes Sociais: O que é a tecnologia?

O 5G é a quinta geração de tecnologia móvel, ou seja, é a próxima etapa da comunicação sem fio, trazendo uma velocidade de conexão de até 100 vezes maior que a sua versão anterior, o 4G. 

Devido a essa velocidade, a latência será quase imperceptível, o que possibilitará suportar um grande número de dispositivos conectados simultaneamente. 

Em outras palavras, essa é uma tecnologia fundamental para causar mudanças estruturais em toda a tecnologia e, claro, nas redes sociais, que é o que vamos focar hoje.

5G nas Redes Sociais: Quais são as mudanças que a tecnologia traz?

Alguns impactos do 5G nas redes sociais já são imaginados, e neste tópico vamos listar os principais e as mudanças que provavelmente vão ocorrer nas empresas de rede social, como a Meta, por exemplo.

 

Lives com mais qualidade

Cada vez mais, a criação de conteúdo em vídeo está superando outros formatos, e apesar de ser impossível substituir os outros, como é o caso do rádio, por exemplo. 

O streaming de vídeo com alta qualidade vai melhorar ainda mais com a nova tecnologia. Dessa forma, isso representa uma grande revolução para as lives, que estão tomando conta das redes sociais, passarão a ser quase sem interrupções. 

Além disso, os criadores de conteúdo e empresas poderão ter mais oportunidades para criar lives mais inventivas por conta da nova tecnologia. 

Afinal, hoje em dia os recursos para se fazer uma live nas redes sociais ainda são muito limitados, não é verdade? 

Em resumo, poderemos ver lives com mais recursos e programas inteiros através das redes sociais, ao invés de apenas conteúdos espelhados de outros locais, como uma live feita no Youtube espelhada para o Instagram, por exemplo.

O mundo cada vez mais conectado com a Internet das Coisas (IoT)

A segunda grande revolução será a capacidade de vários dispositivos se tornarem inteligentes, com sensores conectados entre si para gerar uma experiência única. 

Você já deve ter experimentado esse tipo de recurso pelo Apple enviroment ou KDE Connect, por exemplo, com a conexão do seu smartphone com o seu notebook, mas imagine algo muito mais integrado, com muitos mais dispositivos. 

Isso significa que os usuários podem integrar as redes sociais em diferentes dispositivos e receber notificações importantes e interagir em todo o seu ambiente físico em tempo real. Por exemplo:

  • Receber notificações do grupo da família no painel da sua casa inteligente.
  • Tirar uma foto pelo smartphone e acessar a mesma foto no computador pelo mesmo servidor.
  • Responder mensagens de diferentes dispositivos, mas utilizando as mesmas contas conectadas.

Melhora significativa da segurança aumentada

A blockchain pode ser considerada o sistema de segurança mais seguro do mundo, por ser imutável, descentralizado, transparente e criptografado. É a tecnologia por trás do Bitcoin, por exemplo. 

Esta tecnologia, assim como muitas outras, não é utilizada nas redes sociais simplesmente pela limitação do 4G, que será superada com o 5G.

Isso significa uma melhora significativa na segurança tanto dos usuários quanto das empresas nas redes sociais, limitando em muito o potencial vazamento de dados dos usuários. 

Claro, isso inclui informações pessoais, informações bancárias, fotos íntimas e para as marcas, estratégias, conteúdos futuros e informações privadas da empresa. 

Além disso, a blockchain pode ajudar a mapear conteúdo original, criando um novo bloco por conteúdo e evitando conteúdos que sejam apenas repostagens de outros conteúdos.

Redes sociais funcionando com os mesmos recursos nos smartphones e nos computadores

Hoje, há uma tendência das empresas de criarem sites que se comportam mais como softwares do que softwares em si, que são instalados nos computadores, e as redes sociais se encaixam nesse primeiro tipo por diversos fatores. 

Com a chegada do 5G, naturalmente essa tendência vai aumentar, e as redes sociais terão os mesmos recursos nos computadores e nos smartphones. 

Isso é interessante para os criadores de conteúdo, que precisam ter os mesmos recursos também nos computadores. 

Parece simples, mas essa integração melhora muito os recursos já existentes, aumenta a conectividade do usuário e dá a possibilidade das empresas por trás das redes sociais criarem recursos com o uso dos dois aparelhos ao mesmo tempo.

5G nas Redes Sociais: Quais mudanças podemos esperar para o futuro?

Agora que você já está ciente das principais mudanças que certamente poderemos ver em breve com a nova tecnologia, é hora de olharmos mais para o futuro com base nos planos das redes sociais hoje em dia.

Metaverso chegando logo

5G nas redes sociais

Assim como a blockchain, grande parte da tecnologia para o metaverso e outras experiências de realidade virtual ou realidade aumentada já existe, como óculos de RA, por exemplo. 

Entretanto, com o 4G, é impossível carregar a quantidade de dados necessária para uma experiência assim. Afinal, são milhões de usuários se conectando por horas, com sensores, dados sendo gerados e transportados, entre outros diversos fatores. 

Dessa forma, com a chegada do 5G, podemos ver essa tecnologia chegando e se aprimorando com o tempo em suas interações. Afinal, não faltará mais nada para que o metaverso comece a funcionar.

Algoritmos ainda mais poderosos

O algoritmo se tornará mais poderoso com a inteligência artificial desempenhando um papel mais profundo na construção e manutenção dos algoritmos. 

Além disso, com mais usuários nas redes sociais chegando pela integração de web apps e maior segurança, como discutido anteriormente tudo isso será possível.

Afinal, mais informação será gerada e parâmetros precisos podem ser aplicados agora que antes não podiam, como o mapeamento de conteúdo original por blockchain. Isso significa algoritmos ainda mais refinados em relação às preferências dos usuários. 

Naturalmente, as redes sociais se tornarão ainda mais engajantes do que são hoje, e discutiremos essas novas mudanças futuras quando elas chegarem.

Dessa forma, recomendamos que você fique de olho no nosso blog clicando aqui para não perder nenhuma nova informação e para conferir estratégias e dicas para suas redes sociais.

Branding Emocional

Crie sua conta!