Como usar os adesivos de enquete do Instagram

Como usar os adesivos de enquete do Instagram

por Katarina Nápoles

Publicado em 02 de agosto de 2018

Que o Instagram Stories é um dos recursos mais importantes pra sua estratégia de marketing digital, você provavelmente já sabe. Mas o que ainda parecer ser uma dúvida geral é como fazer para prender seus seguidores logo de cara e evitar que eles façam isso aqui nos seus stories:

É aqui que entram as enquetes do Instagram. Elas chegaram pra ajudar a entreter os usuários – todo mundo gosta de responder perguntas! – e hoje em dia ainda contam com um plus: podem te ajudar a captar insights sobre sua marca e produto ou serviço.

Se você ainda não sabe qual a melhor forma de usar as enquetes ao seu favor, nesse texto a gente te explica tudo e ainda dá exemplos de maneiras criativas pra você começar a produzir hoje! Continua lendo!

Enquete de Sim ou Não

O adesivo de Sim/Não é a forma mais simples de enquete disponível no Instagram. Com ela, você pode definir sempre duas opções para que os usuários escolham entre uma delas. A enquete de Sim ou Não é a melhor opção para a tomada de decisões. Se você tem uma marca de roupas e quer decidir em que estampa apostar na próxima coleção, use a enquete de Sim/Não pra isso!

Com o resultado em mãos, você consegue definir por qual caminho seguir e ainda tem uma chance menor de erro, já que testou antes de investir.

Enquete Slider com emoji

O Emoji Slider é uma enquete em que você pode definir um emoji para que os usuários deslizem e, assim, definam o quanto eles gostam ou odeiam algo, por exemplo. Funcionando como um termômetro, esse tipo de enquete é uma ótima opção para quando você quer resultados qualitativos para suas perguntas.

Se você tem um restaurante, por exemplo, que tal perguntar o quanto os clientes gostaram do seu novo prato?

O Emoji Slider também pode funcionar como uma enquete com mais opções! Basta definir um lugar para cada resposta, assim como um termômetro mesmo.

5 formas criativas de usar as enquetes do Instagram

Agora que você sabe como cada enquete funciona chegou a hora da gente te dar ideias criativas para você usar no seu negócio. Cada objetivo que você tiver em mente pode servir para segurar seus seguidores nos stories. Saca só:

1. Conheça melhor o seu público

Tem forma melhor de conhecer seus seguidores do que perguntando diretamente a eles? Pois é, pra isso as enquetes do Instagram podem ser uma grande mão na roda, te ajudando a entender com quem você tá falando.

Aonde eles preferem assistir vídeo? Nos stories ou no IGTV? Eles assistem IGTV? Em que momento eles param de assistir seus stories? Pergunte tudo isso a eles! Faça-os escolher e te mostrar como eles se comportam. Assim, você consegue entender melhor seu público e descobre o que eles mais gostam de ver no seu perfil.

Além de tudo, esse tipo de enquete constrói um relacionamento mais íntimo com seus seguidores, que vão perceber que você se importa com a opinião deles.

2. Colete feedbacks e melhore seu produto/serviço

Uma das melhores formas de usar as enquetes a seu favor é coletando feedbacks dos seus clientes sobre seu produto ou serviço. Esse é o momento de escutá-los e entender suas dores. Peça a opinião deles e esteja aberto a receber a verdade, ok? Não vale perceber que está sendo muito negativado, apagar tudo depois e fingir que nada aconteceu.

Seja honesto e vá de peito aberto. Isso é bom porque você recebe opiniões que podem te dar insights muito bons ou que te fazem perceber algo que você nunca havia notado antes.

Essa é uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes que você pensa sempre em melhorar o seu produto. Quando existe essa troca, os usuários acabam ficando mais confiantes em te dar sugestões amigáveis e críticas construtivas porque sabem que você quer ouvi-las.

3. Colete sugestões para um novo produto

Deixar com que seu público faça parte da melhora e aperfeiçoamento de um produto seu já é incrível. Agora imagina só se você coleta as sugestões deles para criar um novo produto ou oferecer um novo tipo de serviço?

Todo mundo gosta de fazer parte de algo. Isso também aumenta muito as chances dos seus seguidores continuarem querendo interagir com você, pois sabem que serão notados e terão suas opiniões levadas em conta.  

4. Eduque os clientes sobre sua marca

Uma das maiores dificuldades das empresas e marcas que estão no Instagram é resolver o problema dos clientes que utilizam o produto da forma errada. Muitos clientes acabam nem aproveitando a totalidade do serviço por desconhecerem várias funcionalidades do serviço.

Para além da falha na comunicação com o cliente, esse tipo de situação acaba inflando o número de chamadas abertas no suporte ou no SAC, por exemplo. E as enquetes do Instagram também podem te ajudar com isso!

Use elas para educar os clientes sobre o que você vende. Além de entretê-los, você pode estar mostrando algo novo do seu produto a algum seguidor, que pode ainda não conhecer.

5. Leve os usuários para o seu site

Sabe no que as enquetes também podem te ajudar? Levando tráfego para o seu site! Sim! E a ideia aqui é simples: pergunte algo que aguce a curiosidade dos seus seguidores e, em seguida, faça com que eles entrem no seu site pra saber a resposta!

Esse tipo de recurso funciona muito bem pra quem já tem mais de 10 mil seguidores e já pode colocar link nos stories. Basta pedir pros seus seguidores arrastar pra cima!

Mas quem ainda não tem, pode chamar a pessoa pro famoso “link na bio” ou até mesmo criar um anúncio, em que a possibilidade de adicionar um link é real, independente do número de seguidores do seu perfil 😉

Se tem uma coisa que não falta no Instagram é formas criativas de usar as enquetes! Você já usava alguma dessas que ensinamos nesse texto? Aprendeu alguma maneira nova de fazer no seu perfil? Conta pra gente aqui nos comentários!