Anti-spam no Instagram: o papel da rede social no século da informação

Anti-spam no Instagram: o papel da rede social no século da informação

por Stella Caroline

Publicado em 26 de janeiro de 2024

A Meta está trabalhando em ferramentas anti-spam no Instagram, uma preocupação fundamental no século da informação. 

Neste conteúdo, vamos mostrar a estratégia da empresa para alcançar esse objetivo, os motivos que levaram a rede social a tomar essa iniciativa e o que esperar do futuro.

Anti-spam no Instagram: o problema do século da informação

As práticas anti-spam no Instagram buscam resolver o problema da era da informação em que estamos vivendo. 

É impossível negar que ter tanta informação disponível não seja interessante, afinal, estamos garantindo conhecimento sobre um tópico com dois cliques ou menos.

No entanto, também é impossível negar que isso gera diversos problemas com esse volume exponencial de informações. 

Estamos falando de milhares de conteúdos todos os dias, e nem em centenas de anos conseguimos consumir tudo.

Por que temos tantas informações hoje em dia?

Existem dois motivos principais para termos tantas informações hoje em dia. Primeiramente, há a facilidade. 

O Instagram, por exemplo, permite que qualquer pessoa alcance milhões de usuários com um vídeo. Por mais que isso pareça muito comum hoje, é extremamente poderoso, não é verdade? Qualquer mensagem transmitida terá um grande impacto.

O segundo motivo é a monetização por trás da criação de conteúdo, que pode ser direta ou indireta. Direta, porque o criador de conteúdo ganha valor diretamente ao postar o conteúdo, ou indiretamente, na venda de um produto ou serviço que essas pessoas se interessem.

É importante destacar que não estamos julgando a monetização, afinal, isso permitiu que muitas pessoas expressassem sua criatividade e que especialistas compartilhassem conhecimento pelo mundo todo.

O grande desafio das fake news

Um dos principais vilões dessa história são as fake news, ou seja, notícias falsas ou tiradas de contexto para favorecer um determinado grupo ou apenas destruir a reputação de uma pessoa ou grupo. 

A verdade é que as notícias falsas sempre existiram, mas, como discutido no tópico anterior, tudo é mais intenso nos dias de hoje. 

Dessa maneira, um dos principais motivos para o movimento do Instagram é que a plataforma deseja superar esse grande desafio e reduzir o alcance desse problema em seu ambiente.

Anti-spam no Instagram: como a plataforma tem trabalho nesse problema?

Como falamos anteriormente, as redes sociais sempre enfrentaram problemas com o acúmulo de informações falsas. 

No entanto, cada vez mais elas têm trabalhado arduamente para abordar essa questão. Atualmente, o Instagram tem investido significativamente em filtros avançados para detectar postagens problemáticas e mecanismos avançados para identificar notícias falsas.

Assim que detecta a fake news, o Instagram deleta o conteúdo automaticamente, seja nos stories ou no feed. No entanto, essas ferramentas estão em constante aprimoramento, evoluindo para proporcionar a melhor experiência tanto para o usuário quanto para a empresa que realiza anúncios.

As redes sociais não são apenas entretenimento, mas fontes de informação

Há algumas décadas, a televisão era a principal fonte de informação para a vasta maioria dos brasileiros. Hoje em dia, as redes sociais desempenham esse papel para a grande maioria. Até mesmo as pessoas mais velhas, que nunca largaram a televisão, renderam-se aos aparelhos que cabem no bolso.

É verdade que, em grande parte, as redes sociais são consideradas entretenimento, como as dancinhas no TikTok, por exemplo. 

No entanto, uma informação alcança os mesmos números do que esses vídeos de entretenimento. 

Dessa forma, não é exagero dizer que uma informação falsa ou minimamente manipulada pode custar a vida de várias pessoas.

Além disso, com o acúmulo de informações, as pessoas tendem a consumir o conteúdo com o qual concordam. Dessa forma, não só é criado o problema da desinformação, mas também o problema da falta de sensibilidade em relação a outras perspectivas.

Ranking das 5 redes sociais mais usadas para consumo de informação

Segundo a pesquisa da We Are Social, as 5 plataformas mais usadas em 2023 para consumo de informação são:

  1. Facebook – 2.9M
  2. Youtube – 2.5M
  3. WhatsApp – 2M
  4. Instagram – 2M
  5. WeChat – 1.3M

Anti-spam no Instagram: ferramentas que vão chegar em breve na plataforma

Nem todas as ferramentas foram reveladas ainda, mas nesse tópico vamos listar rapidamente todas as novas funcionalidades do Instagram na luta anti-spam. As principais até agora são:

  • Remoção em massa de seguidores com comportamento de spam ou bots
  • Etiquetas para identificar possíveis spam e bots
  • Sinalização de quando uma conta foi criada
  • Filtro de comentários ofensivos 
  • Banimento automático para comportamento estranho
  • Solicitações de contas com comportamento estranho serão automaticamente excluídas após 30 dias

Redes sociais são como a TV das novas gerações

Nós falamos que hoje as redes sociais são a TV da nova geração, mas a verdade é que nós estamos vendo apenas a primeira. 

Provavelmente, as crianças com menos de 10 anos de idade, no futuro já vão considerar as redes sociais como sua principal fonte de informação

Dessa forma, esse trabalho que o Instagram e outras redes sociais estão fazendo não são apenas para os problemas de hoje, mas para evitar problemas maiores no futuro.

Hoje as empresas sofrem quando um conteúdo perigoso ou mentiroso acontece em sua plataforma, então elas são muito ativas nessa questão.

Além disso, é um problema que se tornou mais poderoso recentemente, então toda prática não é perfeita, mas mostra uma melhora.

Ou seja, precisamos ver essa tentativa do Instagram como uma evolução, mas provavelmente será um problema difícil de ser resolvido nesse ano. Talvez ao longo do tempo, ele seja muito menor do que é agora.

Anti-spam no Instagram: o que podemos fazer?

Apesar de as empresas serem as responsáveis por resolver essa questão, uma pergunta muito interessante para nós fazermos é: O que podemos fazer para ajudar? 

Precisamos lembrar que o que acontece com as redes sociais interfere em nossas vidas, seja para consumir um conteúdo ou se informar. 

Trabalhar ativamente para checar informações e usar o senso crítico para tudo o que vemos e ouvimos são hábitos que devem começar a fazer parte de nossas vidas. 

Afinal, as Fake News só existem porque todos nós, de uma forma ou de outra, acabamos acreditando nelas, muitas vezes de páginas e nichos que gostamos e concordamos. 

A pergunta que fica é: O que você está fazendo como usuário ou criador de conteúdo para tornar as redes sociais um ambiente mais real e autêntico? 

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nosso blog!