Google Adwords: 11 passos para criar um anúncio de destaque

Google Adwords: 11 passos para criar um anúncio de destaque

por Ana Raissa

Publicado em 14 de agosto de 2017

O avanço da tecnologia tem feito com que os empreendedores criem oportunidades de venda da forma mais otimizada possível e, o melhor de tudo, a um custo bem baixo. Processos de fechamento de compra, que poderiam demorar dias e demandar grande esforço de uma equipe de vendas ou de marketing, por exemplo, já são realizados de um jeito bem simples: através do Google Adwords.

Tido como a principal fonte de renda do Google, o Adwords é uma das primeiras estratégias que passa pelo pensamento de quem está criando um planejamento de mídia paga. Diferente do crescimento orgânico, que pode demorar anos pra gerar resultados, a plataforma permite que empresas de qualquer porte já consigam obter bons rendimentos. Basta saber o jeito certo de fazer.

É por isso que separamos 11 dicas que vão te ajudar a utilizar o seu orçamento de anúncios da melhor forma possível. Anota aí:

anuncio-google-adwords-postgrain-gif

Defina o objetivo da sua campanha

O Google Adwords é uma plataforma inteligente, que faz questão de se otimizar ao máximo para garantir que os anunciantes consigam os melhores resultados de acordo a verba disponível. A parte mais interessante é que ela te deixa criar diferentes tipos de anúncios alinhados aos objetivos da sua estratégia. Como por exemplo:

Rede de pesquisa: Esse é aquele tipo de anúncio que a gente sempre se depara ao pesquisar algo no Google. É a opção ideal caso você queira aumentar o tráfego de uma página, afinal, o seu anúncio sempre vai ficar nas primeiras posições de busca. E são essas posições da primeira página que recebem a maior visibilidade.

Rede de Display: Esse é um método muito utilizado para expandir o conhecimento sobre a sua marca, levando anúncios de texto e imagem para o seu público em potencial. Ao invés de ser acionado pela pesquisa dos usuários, como é o caso de anúncios da Rede de Pesquisa, o seu anúncio vai buscar a pessoa certa em sites parceiros do Google, YouTube e em aplicativos.

Google Shopping: Se você possui um e-commerce, essa é a melhor forma de entregar aos usuários os itens que eles estão pesquisando no Google. Isso tudo porque a ferramenta separa esses produtos por nome, preço e lojas onde estão disponíveis no topo, antes mesmo dos anúncios da Rede de Display.

Vídeo: Mais uma forma de construir consciência de marca, os anúncios em vídeo são uma opção para quem deseja criar uma espécie de relacionamento com o público pra logo depois partir para uma estratégia mais focada em vender.

O YouTube também faz parte dos anúncios do Google Adwords e é através dele que você pode veicular anúncios dos mais variados tipos, como aqueles anúncios curtinhos, os não puláveis ou anúncios de pesquisa.

Esse é talvez um dos passos mais importantes da sua campanha. Então, antes de mais nada, se faça algumas perguntas. Quero mais visitas no meu site? Quero que a minha marca seja reconhecida? Quero alcançar um público que eu já conheço ou anunciar um produto específico? Assim, você vai encontrar o seu objetivo.

Em casos de buscas por mais visitas e vendas, é indicado utilizar o formato de Rede de Pesquisa, que é uma ótima oportunidade de aparecer para aquele usuário que já está buscando a resposta de um problema que o seu negócio pode solucionar. É esse o tipo de anúncio que vamos te ensinar a fazer.

Capriche na estrutura do anúncio

Planejar como você será visto pelas pessoas no Google é imprescindível. Nesse primeiro momento, é preciso despertar interesse, falar o que você entrega e, acima de tudo, mostrar o seu diferencial entre os concorrentes.

Começando pelo título principal, que fica na parte superior e possui apenas 60 caracteres, divididos em dois títulos. Seja claro e criativo. Utilize um título chamativo e ao mesmo tempo simples, capaz de ressaltar a sua marca, mas 100% honesto ao seu negócio. Não adianta dizer que o seu produto possui 70% de desconto caso isso não se aplique, por exemplo.

anuncio-google-adwords-postgrain

O segundo passo é utilizar bem a sua descrição. Destaque as qualidades que possam interessar aos futuros clientes, o que o seu negócio entrega e o que faz com que ele seja mais relevante que os seus concorrentes.

Uma estratégia bem importante é utilizar as palavras-chave do seu anúncio dentro do seu criativo. Assim, você aumenta as chances dele bater com as expectativas do que o usuário procura.

Não esqueça de usar extensões

De acordo com o próprio Google, as extensões podem aumentar as chances de sucesso do seu anúncio. Uma das extensões que você não deve esquecer é a de Sitelinks. Ela é responsável por proporcionar maior visibilidade, pois é por lá que você já direciona os usuários para os lugares de maior interesse dentro da sua página.

Se você possui um blog dentro do seu site e sabe que existem grandes chances do seu público estar buscando por ele, nada mais justo do que já entregar isso de cara ao usuário.

Lembre-se: tudo no Google é sobre manter a simplicidade para quem utiliza o buscador.

Essa categoria conta com diversos tipos de extensões para auxiliar o seu anúncio, como as frases de destaque, snippets estruturados, extensões de chamadas e mensagens, extensões de local, de preços, aplicativo e promoção.

Dentro da plataforma, implemente aquelas que fazem mais sentido pro seu negócio. Se você quer receber ligações, por exemplo, a extensão de chamadas é uma ótima opção.

anuncio-google-adwords-postgrain

Use métodos de segmentação

anuncio-google-adwords-postgrain-gif-simpsons

Criar um anúncio capaz de impactar a todos que buscam na internet é um sonho. Mas será mesmo que todas essas pessoas fazem parte de um público que vai adquirir efetivamente o seu produto?

Conheça bem a sua praça para saber quem você quer impactar. Através de uma boa segmentação é possível atingir as pessoas certas, otimizar a sua verba e ganhar mais relevância em consideração a sua concorrência.

Foque em identificar o seu público, os interesses dele, a faixa etária e até mesmo onde eles estão. Seu negócio vale para todo o Brasil? Existem estados ou cidades onde ele é mais forte? Aposte nelas!

Fique atento aos horários

anuncio-google-adwords-postgrain

Muita atenção ao detalhe dos horários. Para alguns modelos de negócio, definir os horários em que o seu anúncio será veiculado pode ser essencial. Imagine um anúncio que disponibiliza o telefone para informações, mas o sistema de suporte só funciona das 8h às 18h. Para esse modelo de negócios, não faz nenhum sentido manter a sua veiculação depois desse horário.

Dentro da aba de programação de anúncios do Adwords, você pode definir os dias e a hora que você quer que o seu anúncio seja visto. Simples assim.

Entenda bem o uso de palavras-chave

Quem entende de SEO sabe que encontrar as palavras certas já é meio caminho andado quando se quer maior visibilidade nas buscas orgânicas. Assim como as hashtags te ajudam a ser encontrado com mais facilidade dentro do Instagram, as palavras-chave serão o seu combustível para encontrar o seu público-alvo.

Com anúncios também funciona assim. Então não adianta escolher palavras aleatórias. Tome seu tempo para descobrir os termos que se referem a você e pense em como o seu público-alvo faria para encontrar o seu negócio.

Um aliado valioso nesse processo de planejamento é o KeyWord Planner, que é totalmente integrado ao Adwords. É lá que você pode pesquisar novos termos, inserindo palavras, frases inteiras ou até mesmo um link relacionado ao seu negócio.

anuncio-google-adwords-postgrain

Aproveite esse recurso para descobrir palavras, a média de pesquisa mensal e o quanto ela poderá lhe custar no período sugerido. Faça uma pesquisa completa para adicionar termos que se correlacionam com o que você oferece. Caso você venda carros, não adianta anunciar para pessoas que buscam por bicicletas, por exemplo.

O Google Adwords permite que você adicione até 5 mil palavras-chave, mas de acordo com o buscador, o número interessante está entre 5 e 20 palavras. Pesquise muito antes de adicioná-las à sua campanha.

Crie diferentes grupos de anúncio

É assim que você consegue se organizar e segmentar da melhor forma o que você pretende vender. Se você possui dois produtos que merecem atenção na sua estratégia, faz mais sentido manter dois grupos de anúncio, utilizando palavras-chave que refinem a pesquisa. Isso faz com que as chances de alcançar o público-alvo de cada um dos produtos aumente ainda mais.

Teste mais de um anúncio

As palavras impactam as pessoas de formas bem diferentes. Então, se você utiliza tipos variados de texto para se comunicar com o cliente, a sua chance de criar vínculos só aumenta.

Sem falar que, utilizando diferentes criativos, você consegue mensurar na sua campanha quais deles estão chamando mais atenção e, se necessário, criar outro anúncio melhor com os dados que você coletou.

anuncio-google-adwords-postgrain

Como já citamos aqui, um outro segredo é utilizar já nos seus anúncios de texto algumas das palavras-chave utilizadas para segmentar a sua campanha. Assim, você aumenta as chances de performance do seu anúncio, mostrando ao usuário o resultado exato do que ele quer.

Fique de olho nas métricas

A palavra métrica parece assustar um pouco, não é? Se você está investindo em anúncios, é preciso entender onde a sua verba está sendo investida e se você está recebendo o retorno desejado com a sua campanha. Então calma, nesse tópico a gente vai te ajudar a acompanhar isso.

anuncio-google-adwords-postgrain-gif

Ao iniciar uma campanha, você define seus objetivos. Mas como saber se eles foram alcançados? É aí que entram as métricas. Com elas, você consegue entender se está atingindo a meta desejada e avaliar os melhores caminhos a se tomar no futuro, para chegar o mais próximo possível do seu objetivo. Fique atento a algumas delas:

Taxa de Cliques: Também podemos chamá-la de taxa de conversão ou CTR. Essa é uma métrica importante, pois mostra o quanto os usuários interagiram com o seu anúncio após visualizá-lo. Para saber esse número, utilizamos uma conta bem simples: o número de cliques recebidos pelo anúncio dividido pela quantidade de impressões, ou seja, a quantidade de vezes em que ele foi visto no buscador.

Essa é uma das métricas mais importantes pois é um sinal claro de como está o andamento do seu negócio comparado ao da sua concorrência. Quando o seu CTR aumenta, é um sinal claro de que você está à frente dos seus concorrentes.

Custo por Clique: O famoso CPC é responsável por te dizer o valor de cada clique. Com ele, você tem um controle bem maior do seu orçamento, afinal, a sua verba será gasta com aquelas pessoas que realmente clicarem no seu anúncio. Através dessa métrica, você pode descobrir se a sua campanha está tendo um retorno positivo. Lembre-se: quanto menor for o seu custo por clique, maior será o seu retorno.

Impressões: O número de impressões é definido pela quantidade de vezes que o seu anúncio ficou visível para as pessoas dentro do Google. Essa métrica é responsável por mostrar se os seus anúncios estão sendo relevantes para o seu público-alvo. A taxa de impressões é um dos primeiros sintomas do desempenho do seu anúncio. Não adianta ter uma grande quantidade de impressões se a quantidade de cliques e conversão não acompanha esse crescimento.

Índice de Qualidade: Para fechar, o Índice de Qualidade é aquela métrica que você deve ficar atento, pois é diretamente influenciada por outras métricas, como CTR e o CPC. Com a média de desempenho dessas variáveis, o Google atribui o índice que ajuda a conquistar o melhor posicionamento do seu anúncio relacionado aos seus concorrentes.

Entenda como o seu público-alvo pesquisa

Essa é certamente uma das funções mais valiosas do Adwords e que não se pode deixar passar. Estar um passo à frente e tentar entender o caminho que o seu público-alvo para chegar até você é possível através dos Relatórios. Com eles, você consegue criar um nível de detalhamento e descobrir o desempenho da sua campanha. O mais legal é que você pode definir tudo isso personalizando a data desse relatório, o formato e o tipo de informação que você quer extrair.

Uma informação bem interessante é o que o seu público digita, qual palavra-chave é ativada pela busca e quantas pessoas fizeram esse mesmo caminho. Teste a função para descobrir o que os seus clientes querem quando chegam até você.

anuncio-google-adwords-postgrain-gif

Conclusão

Tendo essas dicas em mente, você já está pronto para se aventurar na criação de um anúncio capaz de gerar tráfego e vendas para o seu site. Teste, utilize, analise e modifique para alcançar o modelo que mais gera resultados para o seu negócio.

E não esquece de contar pra gente os resultados, tá bem? Mão na massa! ?