Algoritmo do Instagram: O que Mudou em 2024?

Algoritmo do Instagram: O que Mudou em 2024?

por Stella Caroline

Publicado em 02 de abril de 2024

Atualização no Algoritmo do Instagram em 2024

O algoritmo do Instagram pode ser um mistério para muitas pessoas, mas nesse conteúdo vamos desvendá-lo e mostrar a atualização no algoritmo do Instagram para este ano com a adição dos novos recursos.

Atualização no Algoritmo do Instagram: Por Há tantas Mudanças?

Todas as redes sociais estão em constante evolução e com o Instagram não é diferente. Afinal, a tecnologia de maneira geral está evoluindo, novos recursos chegam e novas tendências aparecem. 

Por exemplo: o Reel não existiria sem o TikTok.

Um recurso novo como Reel abre margem para atualização no algoritmo e isso traz não apenas mudanças no código original, mas novidades nos pilares do algoritmo.

Atualização no algoritmo do instagram

O que é o algoritmo?

Essa palavra tem se tornado comum com a chegada de mais marcas e novos influenciadores, mas o que vemos em muitos casos é que as pessoas acabam confundindo o algoritmo com outros aspectos das redes sociais. 

Em resumo, o algoritmo é um conjunto de regras das redes sociais para determinar qual conteúdo é mais relevante para o usuário final. Com base em indicadores de interação de outros usuários, critérios impostos pela plataforma e dados demográficos.

  • Os principais indicadores de interação são os famosos curtir, compartilhar, comentar, salvar e outras formas de interação. Quanto mais interação em um conteúdo, mais ele é relevante. 
  • Os critérios impostos pelo Instagram são regras que a plataforma considera importantes para se ter na plataforma. Afinal, não se pode postar qualquer tipo de conteúdo na rede social, não é verdade? 
  • Já os dados demográficos são uma forma de mostrar conteúdo que o usuário pode se interessar com base nas informações do usuário, como idade, gênero, localização e etc.

Imagine que cada regra acima some um conjunto de pontos. Quanto mais pontos você tiver, mais o seu conteúdo será mostrado para mais pessoas e você alcançará seus objetivos.

Atualização no Algoritmo do Instagram: Quais são as Novidades?

Agora que você entendeu o que é o algoritmo do Instagram, podemos falar sobre as novidades do código com base nas novas funcionalidades.

Assista também: 

Conteúdo Original: Prioridade Sobre Repostagens

Hoje, a internet está recheada de ‘cortes’, ‘melhores momentos’, ‘resumos’ e compilados que, no fim, são reportagens. O Instagram quer valorizar o criador de conteúdo que produz para a plataforma, e com isso, os conteúdos originais terão mais peso do que as repostagens. 

Isso não significa que as repostagens vão parar de existir e nunca serão recomendadas; a diferença é que o conteúdo original terá mais prioridade em comparação aos conteúdos repostados.

Afinal, as repostagens ajudam os criadores originais a atingirem um público maior. 

Essa mudança está acontecendo por conta do Reel, onde havia muito conteúdo semelhante sendo recomendado ao usuário. 

Basicamente, era o mesmo vídeo original recomendado com apenas algumas mudanças na música ou com um novo filtro apenas.

O algoritmo agora vai analisar interações recentes do usuário para promover conteúdo semelhante de outros perfis e não o mesmo vídeo novamente.

Ordenação Cronológica e Listas de Contas Favoritas

Depois de muitos pedidos, o Instagram integrou novamente a ordem cronológica de conteúdo. Ou seja, o usuário poderá ver os conteúdos mais recentes primeiro, ao invés dos conteúdos com mais interações. 

Isso é muito interessante porque reduz o efeito do algoritmo para as pessoas que seguem o seu perfil. Antigamente, se o seu conteúdo não era relevante, o seu seguidor também não visualizava.

Com essa nova ordenação, muito provavelmente seus posts vão ter mais interação dos seus seguidores ao mesmo tempo que não atrapalha a recomendação do seu perfil para novos usuários. 

Além disso, o novo recurso de contas favoritas permite que você veja, em uma nova aba do app no canto superior, os conteúdos dos seus perfis favoritos.

Esses filtros vão ajudar tanto o usuário a controlar melhor o que deseja ver, quanto os criadores de conteúdo e marcas a terem mais alcance.

Atualização no Algoritmo do Instagram: Quais serão os Próximos Recursos que Podemos Esperar?

O Instagram tem trabalhado em alguns recursos novos que ainda não chegaram na plataforma, mas com certeza vão impactar no algoritmo da rede social. Os principais que podemos esperar são:

  • Lembretes de aniversário
  • Confirmação de leitura nas mensagens
  • Detectar conteúdo gerado por IA
  • Criação de fundo de stories com IA
  • Preview de fotos no Feed

Leia também: Acessibilidade digital: 10 dicas para deixar seu conteúdo inclusivo

Atualização no Algoritmo do Instagram: Como Ajustar a sua Estratégia com as Novas Mudanças?

No momento, existem três mudanças principais: a valorização do conteúdo original, a ordenação cronológica e a lista de perfis favoritos.

Conteúdo original

O conteúdo original talvez seja a mudança mais radical para algumas marcas que vão precisar mudar sua estratégia, e a proporção de conteúdo original deve ser muito maior. 

Nesse caso, pare de repostar conteúdos de outros perfis e, quando utilizar materiais de terceiros, tenha certeza de que você editou o suficiente e deixou sua marca. Algumas dicas são:

  • Faça sua própria narração.
  • Aposte em conteúdo original simples, como imagens com um texto longo, carrosséis ou Reels com texto.
  • Comece aos poucos a fazer essas mudanças; talvez seja necessário reduzir a quantidade de conteúdo postado no seu perfil no início para garantir qualidade.

Peça para seus seguidores “Favoritarem” seu perfil

Muito provavelmente, a lista de perfis favoritos será um dos maiores pesos quando se trata de interação, talvez seja até mais importante do que salvar um conteúdo. 

Dessa forma, recomendamos que ao final de cada conteúdo peça para seus seguidores curtirem o conteúdo, comentarem, salvarem e “favoritarem” o perfil na lista de perfis favoritos. Outra forma muito interessante de relembrar os seus seguidores é pedir essa interação por meio dos stories. 

Com isso, o seu perfil terá mais relevância na rede social e, teoricamente, maior interação por parte dos seus seguidores.

Sempre tenha em mente os pilares da rede social

Recursos podem vir e podem sair de todas as redes sociais, mas os pilares sempre vão permanecer. Os pilares são as regras mais importantes do algoritmo que, se você mantiver, faça chuva ou faça sol.

  • Faça conteúdo original, de qualidade e que tenha valor para seu seguidor.
  • Sempre peça para seus seguidores interagirem com o seu perfil, seja comentando, seguindo, curtindo ou compartilhando.
  • Observe todos os critérios do Instagram, evitando fazer conteúdo que seja considerado polêmico ou negativo para a plataforma.
  • Seja ativo no Instagram, fazendo pelo menos um story por dia.
  • Crie um calendário de conteúdo para organizar.
  • Utilize nossa plataforma para turbinar os seu perfil, confira as funcionalidades clicando aqui

Atualização no Algoritmo do Instagram: conclusão

Ao seguir todas as dicas acima, o seu perfil vai crescer com o tempo, mesmo com novos recursos chegando na plataforma.

Isso não significa que você deva ignorar os novos recursos, porque eles podem gerar mudanças drásticas no algoritmo, como o Reel. 

Entretanto, a melhor forma para solidificar sua estratégia é focar nos pilares que falamos acima e estudar os recursos para implementar aos poucos, para implementar as atualizações no algoritmo do Instagram na adaptação do seu planejamento de conteúdo.

Para conhecer as melhores estratégias para o Instagram e não perder nenhuma atualização no algoritmo do Instagram, continue acessando o nosso blog clicando aqui. 

Resgate seu bônus clicando aqui!