Ícone do site Postgrain

10 dicas pra aumentar as visualizações nos Stories

Celular aberto nos Stories do Postgrain em cima de uma mesa amarela

Junte as mudanças constantes no algoritmo do Instagram com o volume de perfis que só cresce a cada dia e o resultado é simples: uma queda constante de visualização e engajamento do nosso conteúdo.

Não é raro encontrar casos de perfis que sofreram reduções de 50% em engajamento, por exemplo. E é claro que os Stories não ficam fora dessa regra. Com a quantidade de perfis que surgem todos os dias na plataforma fica cada vez mais difícil arrumar um lugar favorável no meio de tanta concorrência.

É por isso que fizemos esse guia, com 10 dicas do que você pode fazer para aumentar as visualizações nos Stories do Instagram. São macetes atuais e simples, que todo mundo pode colocar em prática assim que acabar esse texto. Dá uma olhada!

1. Comece o dia com uma enquete simples

Os adesivos de enquete devem ser usados sempre que possível pra gerar interação e engajamento, e isso você já deve saber. Mas uma questão pra se perguntar sempre é se você está esgotando todo o potencial desses stickers

As enquetes deram muito certo no Instagram porque todo mundo gosta de sentir que a própria opinião é útil e está sendo requisitada. Por isso, uma boa forma de você mostrar pro Instagram que você publica conteúdo relevante é usar um adesivo que as pessoas gostam muito de interagir. A enquete simples, de sim ou não, é um exemplo disso.

Mas por que isso vai aumentar as visualizações dos seus Stories? Eu explico: quando uma pessoa responde a sua enquete, o Instagram conta isso como um voto. Ou seja, além de ter adicionado uma visualização ao seu conteúdo, aquela pessoa também te deu uma interação.

Quanto mais pessoas visualizarem e interagirem com a sua enquete, mais o algoritmo do Instagram vai dar importância àquele conteúdo e mais vai mostrar o story com prioridade pra outras pessoas, formando um looping na rede que vai se repetir pras outras histórias que você publicar ao longo do dia.

E olha, pra essa estratégia dar certo, a ideia é que a gente seja o mais simples possível. Nada de criar enquetes muito mirabolantes. O objetivo aqui é fazer todo mundo participar, então aposte em perguntas mais genéricas e que sejam divertidas de responder, sem direcioná-la só para mulheres ou só para homens, ou só para pessoas da religião X. Abra o leque pra todo mundo poder clicar! 

Só pra você ter uma ideia, desde que fizemos o teste no perfil do Postgrain, a média de visualizações por story mais que dobrou! Testa por aí e conta pra gente depois.

2. Tenha um ritual

Ter uma rotina é um dos passos mais importantes para fidelizar seguidores. A partir do momento que você cria consistência em relação a um conteúdo específico (postar seu café sendo feito todos os dias de manhã, por exemplo), os seguidores vão começar a esperar por esse conteúdo todos os dias e até sentir falta quando você não fizer.

A influencer @gabsfloquet publica, todos os dias, um “bom dia” dançando alguma música e ainda aproveita pra fazer uma enquete logo em seguida. É uma aula de como aproveitar duas oportunidades de uma só vez!

Mas olha, não precisa se cobrar tanto, ok? Se você não consegue ter um ritual diário, que tal tentar uma vez na semana? Já é um bom começo. O importante é criar uma frequência e usar esse ritual pra mostrar um pouco da sua personalidade, com um conteúdo único, que seja a sua cara. 

É claro que isso vai te ajudar muito a mostrar seu lado humano e ficar mais próximo dos seus seguidores, que podem se identificar com essa rotina.

3. Incentive respostas às suas DMs

O algoritmo do Instagram dá muito valor a relacionamento. É por isso que a comunicação por DM é um fator que agrega muito pro nosso engajamento. Pode fazer o teste aí: responda o story de alguém e note ele ganhar mais prioridade na lista de stories que aparece no seu perfil! 

Então, a dica aqui é bem direta: incentive seus seguidores a te responderem por DM e você vai, pouco a pouco, conquistar um espaço de prioridade na lista de stories deles. É claro que esse macete funciona muito melhor se você tem um perfil de pequeno a médio porte. Afinal, o ideal é não deixar ninguém sem respostas. 

Mas, novamente, pedir a opinião do público é sempre válido porque todo mundo gosta de se sentir útil! Então, lembra sempre de investir nesse tipo de conteúdo.

4. Crie um desafio

Dê a oportunidade pros seus seguidores viverem algo junto com você, mesmo que seja à distância, pelo Instagram. Muitos perfis já aderiram a essa prática criando desafios como passar um dia da semana sem comer carne ou um ano inteiro sem comprar roupa nova, por exemplo.

Pra colocar em prática, basta pensar num desafio legal que tenha a ver com o seu nicho, definir um período de realização e criar uma hashtag de divulgação. Se você tiver tempo e know-how, vale a pena criar uma identidade visual só pra isso também.

Além de incentivar os usuários a uma prática saudável, com um desafio no Instagram você pode entrar no ciclo viral da rede social, já que pra participar junto com você os usuários precisam marcar a hashtag e o seu perfil, ajudando a divulgar o seu trabalho. 

A TAG Livros, por exemplo, tem o #Desafio1LivroPorMês. A sacada é muito inteligente porque todo mundo gosta de compartilhar o que tá lendo, e é claro que essa tag acabou fazendo muito sucesso na rede.

5. Use os adesivos de Perguntas e de Quiz

Essa dica segue a mesma linha de raciocínio que as enquetes simples: as pessoas gostam de ter a opinião requisitada. Então, sempre que tiver contexto, faça uma pergunta ou use o adesivo de quiz disponível nos Stories e deixe que os seguidores respondam. Assim, você ganha mais em interação e o algoritmo passa a olhar com bons olhos pro seu conteúdo. 

É claro que sempre vale a pena desenvolver o conteúdo criado pelos adesivos e responder às respostas recebidas!

6. Responda o máximo de interações possível

Tem uma explicação bem simples sobre por qual motivo a gente deve sempre responder todos os comentários e interações possíveis: isso estimula o critério de relacionamento que o algoritmo leva em conta. 

Ou seja, se um post seu recebe 15 comentários e você responde cada um deles, esse número salta pra 30! Responder reações e respostas às suas histórias também vai ajudar nisso, já que dessa forma você vai estar se relacionando com os seguidores. 

É claro que responder às interações também é positivo pra sua imagem. Afinal, é assim que você se firma como marca que é receptiva aos usuários e que faz algo muito raro hoje em dia, no mundo globalizado: escutar!

7. Publique com intervalos

Muita gente se pergunta sobre quais são os melhores horários pra postar nos Stories. Apesar do Instagram utilizar um algoritmo específico pra essa parte da ferramenta, o raciocínio pra encontrar esses horários deve ser o mesmo utilizado pro feed: postar quando seus seguidores estão mais ativos na plataforma. 

É por isso que, se você já encontrou os melhores horários pra postar no feed, pode apostar neles pros Stories também! 

Mas a dica vem agora: o algoritmo do Instagram também leva em consideração o quão novo é o seu conteúdo, fazendo com que posts mais recentes tenham preferência na lista. Dessa forma, o ideal é que você sempre publique os stories com intervalos, pra que no decorrer do dia o Instagram volte a te dar preferência. 

O tamanho desses intervalos vai depender do quanto de stories você publica por dia. Se você posta seis stories diários, um intervalo de duas horas já está mais do que suficiente. Quanto menos stories tiver pra postar, maior pode ser o intervalo. Mas é claro que essa regra não se aplica pra quando você tem stories que fazem parte de uma narrativa inteira. Só usa essa dica se as histórias forem independentes entre si, ok?

Um recurso que vai te ajudar com isso é o agendamento de stories. Deixando todo o conteúdo do dia programado, você não precisa se preocupar com a hora que deve entrar o próximo story e ainda correr o risco de esquecer.

8. Use legendas em vídeos

Quando bem feitos, os vídeos podem trazer resultados realmente bons pro seu perfil. E aqui vai uma dica pra aumentar ainda mais o potencial desse tipo de conteúdo e ganhar mais visualizações nos Stories do Instagram: insira legenda nos vídeos!

Pensa na quantidade de vídeos dos Stories que você passa pro lado porque não pode ligar o áudio do celular no momento em que está vendo? Pois é. Legendar os vídeos diminui as chances dos seus seguidores passarem pro lado antes de entenderem do que o seu conteúdo se trata. 

É claro que isso requer um pouco mais de trabalho de criação, mas vale a pena fazer o teste pra entender como os seus seguidores vão reagir ao conteúdo legendado. Pra te ajudar com a tarefa, você pode usar aplicativos que foram criados pra isso, como é o caso do MixCaptions ou utilizar os apps que você já tem no celular pra criar stories e que vêm com essa função, como é o caso do Inshot e Videoleap. 

9. Compartilhe o conteúdo dos seguidores

Essa é especial pra quem tem dificuldade de deixar os Stories sempre atualizados: comece a compartilhar o conteúdo que os seus seguidores estão produzindo espontaneamente pra você! 

E por que isso é importante? Primeiro, porque leva mais credibilidade aos seguidores. Afinal, é sempre mais confiável quando alguém de fora dá uma opinião sobre sua empresa do que quando é você falando sobre si mesmo, correto? 

Outra fator é que repostar esse tipo de conteúdo faz com que o usuário se sinta notado e agradecido. Afinal, ele gastou tempo pra falar bem da sua marca e você retribuiu compartilhando e mostrando que sabe que ele existe. Ou seja, também fortalece a relação entre você e seus seguidores!

10. Marque hashtags e localizações

Deixei essa dica por último porque ela é uma das mais conhecidas desde que o Instagram permitiu que a gente marcasse hashtags e localizações nos Stories. Isso é importante pra você conseguir sair da bolha das pessoas que te seguem e atingir outros usuários que possam se interessar pelo seu conteúdo.

Então, lembra sempre de marcar uma hashtag que tenha a ver com o que você faz. Pode ser uma tag de nicho (#marketingdigital #fotojornalismo), uma tag de entusiastas (#marketinglovers #photooftheday) ou até mesmo a tag de um evento específico, que compartilhe do mesmo público-alvo que o seu (#rdsummit #copadomundo2018). 

O mesmo vale pras marcações de localizações: use as que façam sentido pro seu negócio e que estejam perto das pessoas que você quer atingir. 

A gente sabe que sempre bate a angústia de poluir um story com essas marcações, mas há algumas maneiras de esconder as tags e as localizações dentro das histórias. Você pode usar um adesivo ou um GIF, por exemplo:

Outra opção é esconder as tags na cor da imagem de fundo ou da própria foto:

 

Pra quem tem iPhone, sempre dá pra fazer a marcação e jogar pro lado de fora da tela também. Infelizmente, os celulares Androids não fixam a tag ou localização quando usamos esse macete:

Cada ano que passa fica mais difícil de competir com tantos perfis fazendo trabalhos incríveis no Instagram. Nos Stories é ainda mais difícil já que a produção de conteúdo é ainda maior. Por isso, o ideal é que a gente esteja sempre atualizado sobre os macetes mais recentes pra se dar bem com o algoritmo.

Qual dessas dicas que a gente deu vocês já usam por aí? Conta pra gente o que você tem feito pra aumentar as visualizações nos Stories do Instagram!

Sair da versão mobile