Cadastre-se
Por
Postgrain
12/04/2017
às 17:00

20 bancos de imagens gratuitos para usar nas redes sociais

Se você investe em uma estratégia de promoção nas redes sociais e em marketing de conteúdo, provavelmente já procurou por bancos de imagens gratuitos.

Isso porque as imagens são elementos importantes em blog posts e nas redes sociais. Com elas é possível atrair a atenção dos clientes e aumentar o interesse em suas atualizações, garantindo um melhor retorno em suas ações promocionais.

E é por isso que neste post nós vamos compartilhar 20 bancos de imagens gratuitos para você otimizar suas publicações nas redes sociais. Confira!

1. Unsplash

O Unsplash é um banco de fotos em alta resolução, totalmente livre de direitos autorais. O site possui milhares de fotos disponíveis e é atualizado com 10 novas fotos a cada 10 dias.

Assim você poderá utilizar, continuamente, novas fotos nos perfis de sua empresa nas redes sociais.

2. Gratisography

O Gratisography é uma ótima opção para quem precisa utilizar imagens nas redes sociais. As imagens são gratuitas para uso comercial, permitindo que você utilize as imagens na criação de anúncios promocionais.

O site é atualizado semanalmente, garantindo uma grande variedade de imagens, que prezam pelo bom humor e alto contraste.

3. Little Visuals

O Little Visuals é uma das melhores opções para quem precisa de fotos de paisagens e natureza de forma geral.

As imagens desse banco possuem alta resolução, o que pode conferir maior qualidade em suas publicações. As imagens são atualizadas toda semana, garantindo uma grande variedade em suas publicações.

4. Superfamous

O Superfamous tem várias fotos de natureza e também de outros elementos abstratos.

A vantagem do Superfamous é que você pode usar as imagens tanto para fins pessoais quanto comerciais, garantindo o seu uso em qualquer campanha promocional. As imagens também são atualizadas semanalmente, garantindo um grande portfólio de imagens à sua disposição.

5. Life of Pix

O Life of Pix é uma plataforma com imagens gratuítas em altíssima resolução. Elas são livres de direitos autorais, e por isso você pode usá-las em qualquer ação promocional.

O site ainda conta com uma ferramenta de busca eficiente, permitindo que você encontre imagens de acordo com a sua necessidade.

6. Startup Stock

O Startup Stock é um ótimo banco de imagens gratuito, que conta com imagens em alta resolução. É uma boa opção para empresas que precisam de imagens relacionadas à tecnologia e às rotinas de trabalho.

7. Pixabay

O Pixabay é contém fotos e imagens vetorizadas, com milhares de arquivos à disposição para as empresas.

O único ponto negativo do site é que ele tem vários anúncios, que só podem ser removidos com a criação de um login e o compartilhamento de 10 imagens próprias para os usuários do site, mas em contra-partida você pode selecionar o tamanho da imagem antes de baixá-la.

8. Free Images

O Free Images é um dos mais populares do mercado. Do mesmo grupo do Getty Images e iStock, o site oferece milhares de opções para os usuários.

Porém as imagens gratuitas são exibidas logo abaixo dos resultados pagos, o que pode exigir um pouco mais de tempo para que você encontre as imagens que precisa.

9. New Old Stock

O New Old Stock é vem com um grande diferencial: as imagens vintage.

Nele você poderá encontrar um acervo de imagens antigas em alta resolução, uma ótima opção para você criar publicações que remetem ao passado.

10. Free Stock Photos Bank

O Free Stock Photos Bank é um banco de imagens gratuito que conta com uma grande comunidade de fotógrafos profissionais, e dispensa a necessidade de cadastro para baixar as imagens.

Apesar de contar com milhares de imagens gratuitas, ainda há algumas fotos que exigem pagamento para serem baixadas.

 

11. Morguefile

O Morguefile é um banco de imagens bem completo com vários estilos diferentes.

As fotos aparentam ser menos editadas e mais naturais.

A vantagem é que o site não exige cadastro para o download das imagens, facilitando o acesso às imagens do banco. O site ainda oferece uma ferramenta de busca bem eficiente, permitindo que você encontre a imagem ideal para a sua campanha.

12. MMT

O MMT é um banco de imagens especializado em fotografias de natureza e ambientes urbanos.

Toda semana ele recebe novas fotos, garantindo uma grande variedade de imagens à disposição de sua empresa.

13. Pexels

O Pexels é uma ótima opção para quem procura imagens abstratas e com grande apelo artístico. É atualizado diariamente, ideal para quem precisa fazer diversas publicações por dia.

O site ainda oferece a opção de buscar imagens por cores e termos mais buscados, ajudando você a encontrar a imagem ideal para sua campanha.

14. Magdeleine

O Magdeleine tem uma interface de fácil navegação, separando as imagens por cores e categorias, o que facilitando sua localização.

15. Jay Mantri

O Jay Mantri é um repositório com diversas imagens livres de direitos autorais para o uso comercial.

É atualizado semanalmente e oferece várias imagens de paisagens, cidades e outros ambientes urbanos.

16. RGB Stock

Outra ótima opção para você encontrar imagens profissionais para a suas redes sociais é o RGB Stock, um banco de imagens criados por fotógrafos e ilustradores profissionais, permitindo a busca por palavras-chave e categorias.

Mas para baixar as imagens é preciso, antes, fazer um cadastro no site.

17. Dreamstime

O Dreamstime é um banco de imagens com mais de 9 milhões de fotografias disponíveis, garantindo que você encontre a imagem que precisa.

Porém muitas de suas imagens são pagas, o que pode frustrar você em algumas de suas buscas.

18. Free Digital Photos

O Free Digital Photos é também totalmente livre de direitos autorais. Com fotos produzidas por fotógrafos, ilustradores e designers profissionais, é uma ótima opção para você encontrar fotografias e imagens vetorizadas em um só lugar.

19. StockSnap

O StockSnap é um repositório de imagens com interface simples e fácil de usar, permitindo que você encontre as imagens que precisa, sem dificuldades.

Assim como outros bancos de imagens que citamos neste artigo, o StockSnap oferece fotos livres de direitos autorais, permitindo que você as utilize em suas redes sociais e nos anúncios da sua empresa.

20. Freerange Stock

O Freerange Stock é uma ótima opção para quem não quer perder tempo procurando as imagens que precisa.

Isso porque, além de contar com uma ferramenta de busca eficiente, que facilita a busca, você pode baixar quantas imagens quiser.

Porque escolher boas imagens

Em todas as ações promovidas na internet  sejam elas estratégias de marketing, criação de sites e blogs corporativos, e-mail marketing, entre outras  um ponto que sempre deve ser levado em consideração é o componente visual.

Ao navegar pela internet, certamente você já deve ter percebido como o interesse em clicar em um determinado conteúdo está diretamente associado às imagens que o acompanha.

Muitas vezes, o leitor ainda nem sabe se o conteúdo será satisfatório, mas uma imagem convidativa e relevante já é capaz de atrair a sua atenção.

Nas redes sociais, a lógica é exatamente a mesma! Imagens bem escolhidas e que se alinham à proposta da empresa, podem se tornar grandes diferenciais, aumentando significativamente o nível das suas publicações e, consequentemente, o alcance delas.

Dito isso, separamos alguns pontos importantes que você deve considerar na hora de escolher as imagens para as suas ações nas redes sociais:

A qualidade é fundamental

A internet é, sem dúvida, a maior fonte de imagens que temos à disposição. No Google Imagens, por exemplo, é possível encontrar praticamente tudo quando o assunto é imagem. Ilustrações, fotos reais, paisagens, vetores, e tudo mais o que se pode imaginar, é possível encontrar por lá.

Porém, toda essa diversidade de conteúdo deve ser vista com certas ressalvas. É preciso procurar o que, de fato, atenderá às necessidades das suas páginas nas redes sociais, pois a resolução dessas imagens pode não ser das melhores.

Desse modo, é fundamental se atentar à qualidade das imagens que você encontra pela rede. Assim, nem sempre aquela foto que você considera perfeita poderá ser utilizada nas suas redes sociais.

De olho na resolução

Além de considerar o que a imagem mostra e representa, é imprescindível analisar, também, as especificações técnicas, a exemplo da resolução.

Utilizar imagens em resoluções ideais é, sem dúvida, uma preocupação primordial para agradar aos visitantes da sua página. Isso, porque um conteúdo imagético de qualidade transmite uma maior seriedade e profissionalismo aos seus clientes — bem diferente do que acontece com imagens de baixa resolução, desfocadas e mal recortadas, que podem passar uma péssima impressão.

Cada uma das redes sociais, por padrão, tem definições ideais de imagens para cada tipo de uso.

Por exemplo, o Facebook utiliza as seguintes resoluções:

  • Imagem do perfil da página: tem dimensões de 170 x 170 pixels em computadores, 128 x 128 pixels em smartphones e 36 x 36 pixels em celulares comuns;
  • Imagem de capa: tem dimensões de 820 pixels de largura por 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura por 360 pixels de altura em smartphones, em formatos JPG e PNG.
  • Imagens carregadas: podem ter o tamanho máximo de 2048 x 2048 pixels.

No Instagram, as imagens utilizam a seguinte formatação:

  • Imagem de perfil: é recomendada a resolução de 110 x 110 pixels;
  • Imagens em publicações: utiliza-se a resolução de 1080 x 1080 pixels.

Ao publicar nessas redes, é preciso observa essas configurações. Isso fará com que a sua página contenha imagens em dimensão e resolução perfeitas.

As imagens podem afetar o relacionamento com o destinatário

Como dito, quando bem escolhidas, as imagens têm o poder de nos convencer rapidamente. É natural que páginas que contenham imagens agradáveis aos olhos, e em boa resolução, transmitam muito mais autoridade aos visitantes.

Em razão disso, é fundamental prestar atenção em todos os detalhes, como cores predominantes, nível de saturação e brilho. Tudo pode afetar na agradabilidade de uma imagem.

Além disso, é importante contextualizá-las com os eventuais textos ou links que as acompanhem passando, assim, uma mensagem completa e coesa.

O ideal é que as imagens sirvam, não apenas para ilustrar, mas para complementar toda uma ideia ou proposta.

É preciso haver coerência

Para atrair o interesse do seu público nas redes sociais é necessário que você leve em conta exatamente em que segmento a marca está inserida.

Afinal, de nada adianta postar fotos de animais ou belas paisagens, se o seu foco está no ramo empresarial, por exemplo, e é preciso passar uma imagem profissional. Desse modo, é necessário contextualizar as suas publicações, tornando-as mais atrativas para o público-alvo.

É preciso que você seja condizente com a estratégia adotada para aquele perfil. Analise, se a proposta é divulgar, vender ou fortalecer a marca, entre outras, e escolha imagens que casem com essas ideias.

Você já notou como páginas de empresas, ou relacionadas a negócios, costumam sempre vir acompanhadas de imagens de pessoas trabalhando, em ambientes corporativos? A lógica é exatamente essa!

Imagens também auxiliam com o SEO

Quem está imerso no mundo do marketing digital sabe bem que SEO é uma estratégia importantíssima para quem deseja criar conteúdos altamente relevantes para os motores de busca, como é o caso do Google.

Nesse quesito, as imagens também podem — e devem — ser utilizadas como ferramenta para melhorar o posicionamento e visibilidade de uma publicação.

Boas imagens, quando aliadas às palavras-chave corretas na sua legenda, podem melhorar o rankeamento das suas publicações e, consequentemente, direcionar o tráfego para a sua página.

Cuidado com os direitos autorais

É muito comum fazer buscas de imagens pelo próprio Google, porém o fato de poder baixar as imagens de forma gratuita não significa que se trate de um conteúdo público. Esse é um erro bastante comum e que pode gerar alguns problemas para a sua página.

Por isso, é importante mencionar que grande parte das imagens disponibilizadas pelo Google Imagens são protegidas por direitos autorais. Dessa forma, é vedada qualquer reprodução e manipulação do conteúdo, sem que se tenha a devida licença de utilização.

Geralmente, essas licenças são comercializadas pelos próprios bancos de imagens, variando muito de um para outro, como você viu acima.

Agora, que você já conhece os melhores bancos de imagens gratuitos para usar nas redes sociais e sabe como as imagens podem fazer toda diferença em suas ações, aproveite para aprimorar ainda mais, as suas ações nas redes sociais.

Compartilhe este artigo e ajude seus contatos a, também, construir uma estratégia de marketing de sucesso!