20 bancos de imagens gratuitos para usar nas redes sociais

20 bancos de imagens gratuitos para usar nas redes sociais

por Katarina Nápoles

Publicado em 08 de abril de 2019

Se tem uma coisa que a maioria dos social media vão precisar  ̶p̶e̶l̶o̶ ̶m̶e̶n̶o̶s̶ ̶u̶m̶ ̶m̶i̶l̶h̶ã̶o̶ ̶d̶e̶ ̶v̶e̶z̶e̶s̶ é um banco de imagens online. Seja para ilustrar um post nas redes sociais ou para ser a capa de um artigo em um blog, por exemplo, sempre falta tempo e, muitas vezes, até material para produzir uma boa foto.

É aí que entram os queridinhos bancos disponíveis na web. Mas quais são os melhores? Onde encontrar as imagens mais incríveis? Nesse artigo, reunimos os bancos de imagens gratuitos mais legais pra você salvar aí na barra dos favoritos e nunca mais passar perrengue. Vamos lá?

1. Unsplash

Esse é o nosso queridinho aqui do Postgrain! O Unsplash é um banco de fotos em alta resolução, totalmente gratuito e livre de direitos autorais. Ou seja, você pode baixar as imagens, editá-las e distribuir em qualquer lugar com qualquer objetivo.

Não é necessário nem dar créditos ao utilizar as fotos, mas é claro que o site incentiva que você faça isso para dar visibilidade ao fotógrafo. E não custa nada, né?

O Unsplash possui quase um milhão de imagens que são super bem produzidas e que lembram a “estética tumblr”, sabe? É possível, inclusive, se inscrever no site e receber dez imagens em alta resolução a cada dez dias no próprio e-mail.

Unsplash: banco de imagens gratuito

Foto de Jordan McQueen

2. Pexels

Esse banco de imagens é super parecido com o Unsplash e é uma ótima opção para quem procura imagens abstratas e com grande apelo artístico. O site é atualizado diariamente, ideal para quem precisa fazer várias publicações ou ilustrar vários textos por dia.

No Pexels, também é possível usar gratuitamente qualquer imagem para uso comercial e pessoal, além de modificar as fotos como quiser. O crédito ao fotógrafo não é obrigatório, mas super apreciado, claro. Testa e me diz o que achou!

Pexels: banco de imagens gratuito

Foto de Josh Willink

3. PikWizard

O PikWizard oferece mais de 1 milhão de imagens e vídeos em 4K pra você baixar e usar a vontade. A navegação facilita as buscas, oferecendo algumas divisões por categoria, como: wallpapers, 3D, paisagens, natureza, backgrounds neutros, etc. Além disso, você pode checar as fotos e vídeos mais populares também!

Use para você mesmo ou com objetivos comerciais. Modifique, edite… Tá permitido!

Várias mãos fechadas se unem no centro da foto, denotando o conceito de "trato feito"

Foto sem crédito: Pikwizard

4. Life of Pix

Mais um banco livre de direitos autorais e liberado para qualquer uso (só não distribuição em massa, tá?). Todas as fotos do Life of Pix são doadas para domínio público e a grande maioria delas estão em altíssima resolução, além de serem super bonitas.

O site disponibiliza filtros para que a gente consiga filtrar melhor uma pesquisa por categorias, cores e formatos da imagem. É pra usar pra vida toda, sério!

Pexels: banco de imagens gratuito

Foto de Laurine Bailly

5. StockSnap

Esse é um daqueles bancos que tem absolutamente tudo o que você precisa! Isso porque ele encontra fotos em vários bancos diferentes na Internet. Além de ser bastante completo, tem uma interface super simples e fácil de usar, permitindo que o usuário escolha a categoria em que deseja pesquisar.

Assim como os bancos de imagens gratuitos que citamos até agora, o StockSnap também é livre de direitos autorais. Então, aproveita!

StockSnap: banco de imagens gratuito

Foto de Dhyamis Kleber

6. Picjumbo

Esse é daqueles pra salvar na barra de favoritos e não deixar de usar nunca, viu? As fotos do Picjumbo são lindíssimas! E todas em alta resolução e livres de direitos autorais, claro.

O site também disponibiliza o plano premium, em que você pode ter acesso a imagens exclusivas. Mas toda a parte gratuita do site já é mais do que suficiente, vai por mim!

Picjumbo: banco de imagens gratuito

Foto de Viktor Hanacek

7. Nappy

Um banco só com imagens de pessoas negras! O Nappy é perfeito em todos os sentidos, mas principalmente em representatividade e qualidade das fotos. O site é dividido em categorias, mas você também pode fazer a pesquisa que desejar.

O mais legal é que esse site também disponibiliza fotos sem qualquer direito autoral. Então, pode usar livremente!

Nappy: banco de imagens gratuito de pessoas negras

Foto sem crédito: Nappy

8. Burst

O mais legal do Burst é que ele tem uma versão em português! Desenvolvido pela Shopify, o site abarca milhares de fotos em alta qualidade e bem produzidas para qualquer projeto – que também não têm direitos autorais, hein?

Outra facilidade do Burst é que, sempre que você procura um termo, o site sugere outras tags no caso de você não ter encontrado o que queria.

Burst: banco de imagens gratuitas

Foto de Sarah Pflug

9. ISO Republic

Esse banco disponibiliza até vídeos gratuitos e livres de direitos autorais! É claro que, por estar na nossa lista, é um ótimo banco de imagens, com uma gama enorme de fotos em alta resolução e cores vibrantes.

Toda pesquisa que você faz no ISO Republic, o site sugere algumas fotos disponíveis do mesmo tema no Shutterstock. Mas lembre-se que esse último é pago, tá bem?

ISO Republic é um dos bancos de imagens gratuitos disponíveis na web

Foto de Mike Moloney

10. Pixabay

O Pixabay disponibiliza milhares de imagens em alta resolução e você ainda pode escolher em qual tamanho deseja baixar. O único ponto negativo é que para baixar as imagens na melhor resolução possível (5184 x 3456) é necessário se cadastrar no site. Mas continua sendo gratuito!

E esse é outro banco com versão disponível em português! Lembre-se sempre que as versões originais desses sites são criadas em inglês, então se você quiser ter acesso a mais resultados, é sempre legal pesquisar pelos termos em inglês também.

Pixabay é um dos bancos de imagens gratuitos

Foto de cm_dasilva

11. MMT

O MMT é um site de fotos e vídeos gratuitos para uso comercial. Você pode achar que sua pesquisa não rendeu tantos resultados como em outros bancos que citamos por aqui, mas tudo o que é postado é de altíssima qualidade, o que acaba compensando.

Os vídeos também são incríveis, vale muito a pena dar uma olhada. Para isso, basta escolher “videos” no menu do site, ao lado esquerdo.

MMT é um dos bancos de imagens gratuitos na web

Foto sem crédito: MMT

12. Stockvault

Se você procura por imagens reais e super bem produzidas com pessoas e objetos, eu não vou te indicar esse site. Mas é preciso ser justa e dizer que o Stockvault é um ótimo banco para quem está em busca de imagens editadas ou com ilustrações inseridas.

Muitas vezes a gente precisa de soluções mais ilustradas e elucidativas. E esse é o banco de imagens pra isso.

Foto sem crédito: Stockvault

13. Free Images

Um dos maiores bancos de imagens do mundo. Para fazer download de fotos no Free Images é necessário ter um cadastro no site. O banco é do mesmo grupo dos consagrados Getty Images e iStock. Então é claro que oferecem várias opções gratuitas e outras melhores… Pagas. 😛

Free Images é um dos bancos de imagens gratuitos

Foto de Martin Boose

14. Libreshot

Todo o conteúdo disponibilizado no Libreshot é curado pelo artista Martin Vorel, que adiciona novas imagens a cada semana. Nem todas as fotos disponíveis no site são completamente livres de direitos autorais, mas elas vêm creditadas da forma que você pode usar. Então, basta ficar atento!

Libreshot: banco de imagens gratuitas

Foto sem crédito: Libreshot

15. Lomography

Se é fotos vintage que você está procurando, esse é um ótimo site para achar. Muita gente não sabe, mas além de vender câmeras o site da Lomography também disponibiliza várias fotos produzidas pelos usuários.

Só lembra de citar os autores das imagens sempre que utilizar, tá bem?

Lomography: site de imagens gratuitas vintage

Foto de Jean Louis Pujol

16. Barn Images

O Barn Images é criação de dois amigos da Letônia que têm como objetivo disponibilizar um banco de imagens completamente novo, diferente dos tradicionais que vemos com frequência na web.

Todas as imagens do site são gratuitas, mas atenção aqui: os direitos autorais ainda existem, então você não pode comercializar as fotos, beleza?

Barn Images é um banco de imagens gratuito

Foto de Barn Images

17. Stock Up

O Stock Up funciona como um depósito de vários bancos de imagens da Internet – alguns que inclusive citamos aqui. O site é tipo um “Google” desses bancos: quando você pesquisa um termo, o Stock Up faz uma varredura em todos eles e acessa as imagens correspondente com essa tag.

É claro que isso faz com que eles tenham uma gama enorme de fotos profissionais e super bem produzidas. Só fica de olho nos direitos autorais porque pode mudar de site para site.

Stock Up: banco de imagens gratuito

Foto de Jakob Kapusnak

18. The Stocks

O The Stocks é um site bem completo e funciona como o Stock Up, reunindo imagens de vários sites disponíveis na Internet. Por aqui você também encontra ícones, fontes, mockups e até vídeos. Só fica ligado nos direitos autorais!

The Stocks reúne vários bancos de imagens no próprio site

Foto de Pixabay

19. IM Free

Esse não é um banco com infinitas fotos disponíveis – e você vai perceber isso logo! Mas o IM Free é daqueles sites que os poucos resultados que oferece são super satisfatórios em termos de qualidade.

E os designers vão amar: o site é todo dividido em categorias, em que a gente pode navegar livremente mesmo sem saber exatamente o que estamos procurando. Só fica de olho nos direitos autorais porque todas as fotos disponibilizadas vem do Flickr e as condições de uso podem mudar bastante.

IM Free reúne fotos gratuitas no Flickr

Foto de Dima Bushkov

20. PickUp Image

Apesar de não ser um banco com várias opções de foto, as fotos disponíveis no PickUp Image são de altíssima qualidade e você pode baixar e usar livremente.

Por aqui, você encontra muitas fotos de natureza e cidade. É só explorar!

Pickup Images é um banco gratuito de imagens

Foto de Flickrpd

Bônus!

Também separamos um banco de imagens gratuito pra quem trabalha com a temática LGBT+! O site Tem Que Ter é a primeira plataforma de imagens do Brasil que traz fotos exclusivas de LGBTs em situações cotidianas. O banco conta com centenas de fotografias em altíssima qualidade e só tende a aumentar, já que todo mundo pode contribuir para o site. Vale a pena dar uma conferida!

Mulheres LGBTs riem sentadas num banco de um parque

Créditos: Cíntia Lazzarotto

Por que escolher boas imagens?

Seja no Instagram, no YouTube ou até mesmo num outdoor: ter um componente visual para ilustrar sua mensagem é essencial. De acordo com um estudo da Hubspot, quando as pessoas ouvem alguma informação, tendem a lembrar apenas 10% do que escutaram depois de três dias.

Ao mesmo tempo, quando essa informação é passada com uma imagem relevante junto, as pessoas terão retido 65% da mensagem três dias depois.

Na Internet isso se torna ainda mais essencial porque os usuários são, na maior parte do tempo, pessoas ativas em relação a informação que procuram. Então, uma imagem pode ser suficiente para chamar a atenção e fazer com que ele engaje com um determinado conteúdo.

Sem falar que, para quem produz conteúdo com objetivo em SEO, as imagens são mais do que importantes para seu artigo alcançar uma boa posição no Google. Boas imagens aliadas à palavras-chaves corretas podem te fazer subir algumas posições e, consequentemente, direcionar o tráfego para a sua página.

Por isso, prefira sempre ilustrar seus posts, artigos e todo o material que produzir para Internet. Fica mais dinâmico e muito mais fácil de ser consumido.

Gostou das nossas dicas? Tem algum outro banco de imagens que você adora e a gente não mencionou por aqui? Conta pra gente nos comentários! =)