Branding: 5 Passos Práticos Para Começar

Branding: 5 Passos Práticos Para Começar

por Larissa Ferreira

Publicado em 01 de março de 2024

O que é branding? Essa é a pergunta que vamos responder no conteúdo de hoje e ainda mostrar o guia dos primeiros passos de como começar o branding da sua marca.

O que é Branding?

Primeiramente, precisamos começar com a definição. Brand significa marca em inglês. Dessa forma, ‘branding’ seria o processo de criar a sua marca e começar a gerenciá-la.

Muito simples, não é verdade? Entretanto, essa é apenas a superfície do conceito, que apesar de resumir muito bem, podemos explorar mais profundamente para entender melhor.

Uma marca possui valores, personalidade, promessa e uma forma de comunicação que vai desde sua paleta de cores até comunicados oficiais nas redes sociais

A criação de cada um desses elementos é um processo contínuo que vai mudando conforme as tendências do mercado. Por exemplo, se você tem mais de 25 anos, conheceu o Ronald McDonald, famoso por ser o símbolo do McDonald ‘s. 

Entretanto, nós fazemos a pergunta: Onde está o Ronald McDonald? Exatamente, o mesmo acontece com qualquer marca que, apesar de manter sua essência, usa os elementos que estão na moda para acompanhar o mercado.

Em resumo, a marca precisa carregar sua essência ao mesmo tempo em que usa elementos que estão em destaque na sociedade, e ela pode mudar esses elementos para que sua essência seja fortalecida em meio à concorrência.

Também veja nosso artigo sobre social branding: 8 dicas para posicionar sua marca no digital.

O que é Branding: Por que é Importante?

Agora que você entendeu o conceito, é necessário que você entenda a importância desse processo contínuo. Afinal, é muito fácil deixarmos de lado algo que não vemos como importante, e por isso esse tópico é fundamental.

Ser singular

A marca precisa ser singular para se destacar em meio à concorrência e uma dessas formas é tornar a marca facilmente reconhecida pelos consumidores através dos elementos que falamos anteriormente. 

Por exemplo, se você vê um homem forte com um “pega-rapaz” e uma capa, você provavelmente vai pensar no Superman. Características de uma marca com o branding bem estruturado são facilmente reconhecidas até por quem não é cliente.

Cria confiança

Até para as pessoas que não são clientes, algumas marcas possuem sinônimos. Por exemplo, os aparelhos Apple são facilmente reconhecidos por serem de ótima qualidade e muitas vezes inovadores. 

Essa geração de confiança por esses símbolos faz com que as pessoas tenham uma tendência natural a buscar os produtos da marca se precisarem de algo. 

Se você já usa um dos dispositivos Apple, provavelmente vai se interessar por comprar mais um, mesmo que não necessariamente precise, porque a marca inspira confiança.

Lealdade do cliente

Quando uma marca é facilmente reconhecida e ela começa a criar uma ligação entre seus produtos e a confiança, naturalmente ela ganha a lealdade dos clientes. Quando uma empresa possui uma marca que cria pessoas leais à marca, ela agora possui advogados da marca. 

Ou seja, clientes que vão recomendar para amigos, falar dos produtos na internet, etc. Isso é muito forte para a marca, pois precisamos lembrar que o boca a boca é a forma de marketing mais antiga e ainda a mais poderosa nos dias de hoje.

Valorização da empresa

Naturalmente, com clientes fiéis e uma marca que inspira confiança até nas pessoas que não consomem seus produtos, o valor percebido da empresa se torna mais elevado. 

Dessa forma, os produtos naturalmente começam a ser considerados premium e a empresa se beneficia, pois consegue mais investimentos e resultados financeiros com seus produtos.

É a base para o marketing 

Talvez o motivo mais importante do branding seja que ele constitui a base do marketing. É impossível fazer um bom marketing para uma empresa que não possui uma marca e todos os elementos necessários.

Na grande maioria dos casos, esse é um dos principais motivos para explicar o desaparecimento completo de empresas. Dessa forma, não é exagero dizer que criar uma marca é vital para sua empresa.

O que é Branding: 5 Passos Práticos Para Começar

Agora que você também entendeu a importância do branding, vamos mostrar os primeiros passos que você deve seguir para começar com o pé direito a criação da sua marca.

Passo 1: Entenda seu público alvo

Primeiramente, é necessário entender o público-alvo que sua empresa deseja atingir. A melhor forma é realizar uma vasta pesquisa de mercado sobre a concorrência e as principais marcas do país. 

Quanto mais informações sua pesquisa tiver, mais assertiva será sua empresa nos próximos passos. As principais informações que desejamos entender desse público-alvo são:

  • Quais são os valores que seu público-alvo possui e quais valores eles não apreciam?
  • O que eles esperam ao comprar o produto? Quais problemas esperam resolver?
  • Qual é a faixa etária do público-alvo?
  • Qual é o nível de poder aquisitivo do público-alvo?

Passo 2: Defina sua identidade

Com base nas informações do passo anterior, defina a identidade da sua empresa. Ou seja, a proposta da sua empresa, valores centrais e perspectivas para o futuro de curto, médio e longo prazo.

A proposta da sua empresa é basicamente a missão da sua empresa. Por exemplo, a missão do Nubank é lutar contra a complexidade para empoderar pessoas diariamente, reinventando os serviços financeiros. 

Ou seja, a empresa busca primariamente reduzir a burocracia que grande parte dos bancos têm. É importante dizer que a missão que escolher deve guiar todas as ações da sua empresa.

Os valores de uma empresa são crenças e princípios baseados na missão ou proposta principal da empresa. Por exemplo, transparência com o consumidor, disponibilidade, etc.

Passo 3: Crie sua identidade visual

O terceiro passo é criar sua identidade visual com logotipo, paleta de cores, tipografia e outros elementos visuais que fortalecem a mensagem do passo anterior. 

Esses elementos são fundamentais, pois é isso que vai fazer os clientes e o público em geral reconhecerem sua empresa.

Passo 4: Conte a história da marca

O quarto passo é contar a história da marca, ou seja, como ela começou, onde está no momento e o que a empresa espera do futuro. Essa história deve ser consistente com o passo dois.

A história da marca pode parecer algo simples, mas é muito importante. Histórias conectam pessoas e humanizam empresas. Isso é fundamental para construir clientes fiéis no futuro.

Por exemplo, todos conhecem a história da Apple e da figura de Steve Jobs; os clientes se identificam e amam fazer parte dessa vanguarda tecnológica. 

O mesmo vale para a história do McDonald ‘s, que conecta com as famílias e momentos inesquecíveis com os amigos, entre muitas outras empresas. Toda empresa tem uma história para contar e se conectar com seus futuros clientes.

Passo 5: Entenda as novidades e peça feedback

Por fim, entenda e solicite feedback dos clientes por meio de novas pesquisas de mercado e compreenda o que as principais marcas do seu nicho estão fazendo. 

Toda marca que é grande ou que se tornará grande está sempre no processo de otimizar a marca e acompanhar as tendências do mercado com feedback dos clientes.

Esperamos ter explicado esse tema tão fundamental para seu marketing e fique de olho no nosso blog para mais dicas e novidades sobre redes sociais, estratégias para sua marca e marketing digital.