Ícone do site Postgrain

Calendário editorial para Instagram: como criar

Ter seus objetivos em mente, prezar pela organização e pela qualidade são três fatores super importantes de um bom planejamento de conteúdo. E se tem algo que te ajuda a dar conta de dar conta de tudo isso na sua estratégia e conseguir seguir um cronograma viável é um calendário editorial para Instagram!

Se você ainda não utiliza um para montar seu planejamento, nesse texto vamos te mostrar o que é um calendário editorial, qual a importância de ter um e como criar o seu. 

Seja você um membro de uma grande equipe ou uma equipe de 1 pessoa só, pode confiar que isso vai te ajudar e muito!

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial é um guia de datas, objetivos e eventos importantes que você pode usar para tornar seu planejamento mais estratégico e direcionado. Tendo um cronograma como esse fica mais fácil se preparar com antecedência, definir os prazos da sua produção, as estratégias de abordagem e temas que serão trazidos nos conteúdos.

Por que ter um calendário editorial?

Para alguns, pode parecer que um calendário editorial é apenas um “extra” pra quem quer se organizar melhor, mas vamos te mostrar como ele pode ser indispensável e por que você deveria começar a usar um agora mesmo!

Nunca mais perca um prazo

Já aconteceu de ter uma data importante pra sua marca se aproximando e você ainda não ter conseguido pensar em nada pra aquele dia (ou ter até esquecido!)? Com um calendário editorial fica mais fácil evitar esse tipo de situação já que você consegue se programar com antecedência e definir melhor seus prazos. 

Ajuda na sua criatividade

Com um cronograma claro em mente, não precisa forçar sua criatividade pra funcionar sob pressão pois você já pode ir salvando referências pra conteúdos ou campanhas que só precisam ser criadas mais pra frente. Se planejando pra produzir com antecedência, você também nunca mais vai precisar criar um conteúdo de última hora, já que vai conseguir manter o controle dos prazos e de que lacunas de conteúdo precisam ser preenchidas. 

Facilita a diversificação de ideias

Apesar do nome, um calendário editorial pode ser útil pra você bem além das datas em si. Dependendo do tipo de conteúdo relevante com o qual você trabalha, organizar previamente temas, palavras-chave ou formatos que você precisa ou gostaria de utilizar também facilita e muito seu trabalho ao longo do tempo.

Você pode fazer uma grande lista de ideias de temas e formatos e ir distribuindo ao longo das datas do calendário, brincando com diferentes combinações. Um exemplo simples:

TEMAS FORMATOS
Mostrar preparo dos principais pratos Reels
Apresentar cardápio Carrossel
Conversar com autoridades da área Live
Fechar parceria com influencers Stories
Reforçar horário de funcionamento Feed

 

E ao longo do calendário você pode ir misturando esses temas e formatos pra apresentá-los de jeitos diferentes em dias diferentes, fazendo com que suas principais ideias rendam mais!

Melhora o alinhamento da equipe e da marca

Se você trabalha com uma equipe, um calendário editorial vai facilitar a vida de todos e ajudar a manter a identidade e abordagem da marca bem definida. Com um cronograma bem pensado, todos ficam cientes do que está sendo produzido, do que ainda precisa ser feito e que novas ideias podem trazer pra projetos futuros.

Evita a repetição de abordagens

Às vezes temos ótimas ideias mas que terminam sendo muito parecidas com algo que já foi feito. Mas isso não precisa ser um problema, nem você precisa descartar uma delas se tiver um calendário editorial que te ajude a se planejar. Basta espaçar os conteúdos em datas diferentes e planejar, com antecedência, que abordagem diferente você pode trazer para evitar a repetição.

Melhora sua organização

Todo planejamento de conteúdo exige organização. Mas, especialmente no caso de grandes datas, campanhas ou conteúdos que exijam uma produção maior e não podem ser feitos de última hora, é importante que você tenha um calendário bem definido pra poder se preparar com antecedência. E antecedência é uma palavra-chave na vida de quem trabalha com conteúdo.

Como criar um calendário editorial para Instagram? 

Para criar um calendário editorial com foco no Instagram, você precisa ter em mente tudo que for importante para o posicionamento da sua marca e aquilo que precisa ser abordado na estratégia de conteúdo. 

Pra simplificar, montamos um checklist de tudo que você precisa:

E se não quiser se preocupar em criar um material desses do zero, você pode baixar o Calendário 2023 do Postgrain gratuitamente para guiar o seu planejamento. Nele você encontra todas as datas comemorativas do ano e um espaço pra fazer anotações, registrar ideias e direcionar seu planejamento pro resto do ano.

Ferramentas para te ajudar com um calendário

Algumas ferramentas podem ser bem úteis pra te ajudar a organizar seu calendário editorial e colocar o planejamento em prática. Confira nossas 4 dicas:

Google Calendar

O Google Calendar é uma das melhores ferramentas pra você criar um cronograma pra sua marca. Além de visualizar as datas comuns do calendário, a extensão te mostra todos os seus compromissos agendados pelo gmail (que você pode utilizar pra marcar datas de filmagem, produção de conteúdo, idas a um local pra fotografar, etc.). Também dá pra compartilhar o calendário com outras pessoas que trabalhem com você, assim todos ficam alinhados com o mesmo cronograma e lembretes ativados.

Planilhas

A boa e velha planilha é sempre útil pra se organizar melhor. Melhor ainda se você puder compartilhá-la e acessar de qualquer lugar, como é o caso do Google Sheets, outra ferramenta super útil do Google. 

Se quiser uma planilha de conteúdo pra te guiar, você pode baixar gratuitamente o nosso Banco de Ideias Infinitas para Redes Sociais e acessar a cópia editável que deixamos por lá de uma planilha que tem tudo que você precisa pra planejar e organizar seu conteúdo.

Clique na imagem para baixar. 

Trello

O Trello é uma ferramenta de organização de tarefas que pode te ajudar a manter o acompanhamento das demandas que você organizou a partir do calendário editorial. A plataforma tem uma estrutura baseada em quadros que você pode dividir por projetos, campanhas ou times, além de colunas que você pode criar pra representar uma tarefa específica. Em todos os casos, é possível compartilhar tudo com outras pessoas da sua equipe.

Postgrain

Como falamos lá em cima, antecedência é uma palavra que só ajuda quem trabalha com conteúdo. Depois que seus conteúdos estiverem prontos, o melhor pra não perder os prazos nem ficar colocando despertador ou lembrete é garantir que eles estejam todos agendados pros melhores dias e horários no seu perfil. Pra isso, gerenciadores de redes sociais como o Postgrain são essenciais pra você deixar o conteúdo em dia e não precisar se preocupar durante a folga ou após o expediente.

Se quiser mais dicas de ferramentas úteis que todo social media devia conhecer, nesse outro artigo do blog damos 13 sugestões que vão te ajudar no trabalho!

Materiais gratuitos pra te guiar

Para encontrar mais materiais gratuitos super completos pra te guiar na produção desse calendário editorial para Instagram, acesse nossa página de materiais clicando aqui e baixe todos que quiser.

E você, já utiliza um calendário editorial?

Vamos trocar ideias! Responda aqui nos comentários: como você planeja o seu?

Sair da versão mobile