Clubhouse: como criar uma conta e usar a nova rede social de áudios

Clubhouse: como criar uma conta e usar a nova rede social de áudios

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 01 de março de 2021

Além das redes sociais já estabilizadas no mercado – como Instagram, Twitter e Facebook -, de tempos em tempos vemos novos nomes que parecem surgir “do nada” e rapidamente viram o assunto do momento. Depois do estouro do Snapchat em 2016 e do TikTok mais recentemente, a nova rede social que está gerando todo esse buzz é a Clubhouse!

Em uma época onde os conteúdos visuais parecem ter cada vez mais força pra prender os usuários, o novo app chama atenção por ser focado na comunicação por áudios

Ficou curioso? 

Calma que vamos te contar tudo em detalhes! Continua lendo esse artigo pra saber:

  • Quem já pode usar e como criar uma conta
  • Quais são os principais recursos do app e como usar
  • Dicas e apostas: que tendências podem nascer por lá e como usar isso a favor da sua marca

Entendendo a Clubhouse e como funciona

A Clubhouse é uma nova rede social com foco em discussões por meio de áudio e que tem dado o que falar. E um dos principais motivos disso é fácil de explicar:

Como a rede social foi lançada, inicialmente, apenas pra um público restrito, que só pode criar uma conta se tiver um convite, eles conseguiram atiçar a curiosidade de muita gente mexendo com um sentimento muito comum na nova geração: o FOMO (o “medo de ficar perder algo/ficar de fora”). 

A repercussão tem sido tanta que já atraiu usuários famosos do mundo todo como Bill Gates, Oprah Winfrey, Drake, Ashton Kutcher, Elon Musk e Boninho (só pra citar alguns), fora os vários influencers, artistas e personalidades importantes nos seus mercados e que também já embarcaram nessa, dentro e fora do Brasil. Além disso, a empresa chegou a marca de U$ 1 bilhão em valor de mercado, tornando-se a mais nova startup “unicórnio” do Vale do Silício.

Como funciona a Clubhouse

As conversas acontecem através das salas formadas por pessoas com interesses em comum, que podem criar esse espaço (ou entrar em algum já existente) pra conversar sobre determinados tópicos.

Os chats sempre rolam ao vivo e as pessoas presentes em cada sala são divididas entre “speakers” (ou “oradores”, em tradução livre), que são os usuários que podem falar ao longo da conversa, e “listeners” (os ouvintes), que estão ali apenas pra ouvir sobre o assunto.

Clubhouse: como usar a nova rede socialSe um(a) listener desejar contribuir com a conversa, ela/ele tem a opção de “levantar a mão” para que um dos administradores da sala permita que ele se torne um speaker.

Existem também os Clubes – que inspiraram o nome da rede social -, que são grupos recorrentes de pessoas com interesse em algum tópico. A função ainda não está disponível no Brasil, mas funciona da seguinte forma:

Quando se faz parte de um desses grupos, você é notificado cada vez que uma sala de bate papo daquele Clube estiver acontecendo. Além disso, há um calendário próprio que exibe todas as salas já “marcadas” pelos membros, como um lembrete pros próximos eventos.

Como conseguir um convite e criar uma conta

Por enquanto, o app ainda está em fase beta e disponível apenas para iOS, sem previsão oficial de lançamento para Android. Pra criar uma conta, vamos dividir esse passo a passo em duas situações: pra quem não tem convite e pra quem já tem. 

Como criar uma conta na Clubhouse sem convite:

Nesse caso, talvez você precise esperar um pouco antes de conseguir usar o app. Pra quem ainda não tem convite, esse cadastro serve como uma “reserva” do seu nome de usuário, mas a conta ainda vai depender da confirmação da Clubhouse pra ser oficialmente criada.

Passo a passo:

  1. Abra o app e clique no botão “Get your username
  2. Digite seu número de telefone e, em seguida, o código de confirmação que vai ser enviado pra você via SMS
  3. Na próxima tela, digite o nome e sobrenome que vai aparecer no seu perfil
  4. Depois, é só escolher um nome de usuário disponível pra continuar
  5. E pronto, sua conta foi “reservada”! Agora é hora de esperar que a Clubhouse entre em contato informando que está pronta pra ser usada. Isso pode acontecer quando a rede for liberada para o público geral ou, antes disso, se algum dos seus contatos que já estiver com acesso decidir te ceder um convite – o Clubhouse avisa os usuários com convites disponíveis quando um amigo reservou um nome de usuário.
Clubhouse: como usar a nova rede social

Passo a passo de como criar uma conta na Clubhouse sem convite.


Na tela final após você reservar sua conta, a rede social informa o seguinte (tradução):
“Reservamos o @nomedeusuario pra você e te enviaremos uma mensagem de texto assim que sua conta estiver pronta.”

Como criar uma conta na Clubhouse com convite: 

  1. Abra o app e clique em “Have an invite text? Sign in“, logo abaixo do botão azul principal
  2. Em seguida, o app vai  pedir pra você preencher nome e sobrenome e irá enviar um código de confirmação via SMS 
  3. Após a confirmação do código, vai aparecer na tela a frase “Pick your username“. Na seção onde tem o @, basta você escolher um nome de usuário disponível pra continuar
  4. A página seguinte é pra confirmar se você quer ou não que o app tenha acesso aos seus contatos do telefone. Se quiser ser encontrado e encontrar conhecidos mais facilmente, recomendamos que clique em “Ok” e prossiga (mas você também pode negar o acesso e mudar isso depois, nas configurações)
  5. Depois, é hora de selecionar seus principais interesses pro app te ajudar a encontrar mais perfis com gostos semelhantes ao seu! Existe uma enorme variedade de opções nessa seção, tem realmente assunto pra toda hora 🙂
Clubhouse: como usar a nova rede social

Passo a passo de como criar uma conta na Clubhouse usando um convite.


Dá pra escolher idiomas, categorias de interesse mundial, relacionadas a conhecimentos gerais, esportes, entretenimento, profissão, vida pessoal, áreas do conhecimento, estilo de vida e muito mais. E relaxa se você terminar esquecendo algum, dá pra voltar depois e selecionar novos interesses quando quiser!

Clubhouse: como usar a nova rede social

Escolha seus interesses e autorize o app a acessar seus contatos para ver sugestões de amigos e temas pra seguir.

É baseado nesses interesses e na sua lista de contatos que o app da Clubhouse vai te indicar pessoas pra seguir! Você pode optar por seguir todas as sugestões de uma vez, selecionar apenas algumas ou deixar pra seguir as pessoas mais tarde. 

Depois disso… Pronto! Conta criada 🙂 Agora você ganha 2 convites pra dividir com os amigos e já pode usar o app livremente.

Como usar a Clubhouse

Depois de criada a conta, é hora de explorar a Clubhouse! Pra te ajudar com isso, vamos dividir essa parte em alguns tópicos pra te guiar melhor:

  • Como participar das salas de conversa ativas

Na tela inicial, o app vai te mostrar algumas salas de conversação que estão abertas pra participação e que tenham temas semelhantes aos que você selecionou lá no começo quando criou a conta. Como todo algoritmo, quanto mais você for usando o app, mais ele vai entender seus interesses e te dar as melhores recomendações de clubes pra participar!

Pra entrar, basta clicar no nome do que te chamou mais atenção.

Ao entrar em um clube, você vai ver algumas pessoas com um símbolo verde ao lado da foto, o que indica que essas pessoas são os moderadores/speakers daquela conversa, como explicamos no começo desse artigo.

Dentro das salas, você pode pesquisar por membros específicos que você queira encontrar por lá e conferir quem entre as pessoas que você segue também está na mesma sala que você.

  • Como interagir e descobrir novas pessoas

Se alguém te chamou atenção no clube de conversa e você acha que é um bom contato pra ter na Clubhouse, você pode clicar no símbolo de mais (+) pra “pingar” essa pessoa diretamente no privado (algo como “dar um toque”) e convidar ela a te seguir pra ampliar sua rede de conexões por lá.

Clubhouse: como usar a nova rede social

Procure por usuários na sala ou “pingue” diretamente alguém que você deseja conversar.

Pra conhecer mais sobre cada um dos participantes da conversa, você pode clicar na foto de cada um e depois no nome de usuário pra acessar o perfil daquela pessoa pra ver mais sobre ela, descobrir as outras redes sociais que ela usa e de quais clubes ela participa ativamente.

Clubhouse: como usar a nova rede social

Também dá pra descobrir novas pessoas pra seguir clicando no ícone de brilho (✨) no canto direito superior da tela e vendo as sugestões que o próprio app dá semelhantes ao perfil daquele usuário (algo como o que já acontece no Instagram quando você segue uma pessoa nova).

  • Como descobrir novos eventos

Ao clicar no ícone de calendário na parte superior da tela, você vai ver alguns chats de conversa que estão pra começar em breve e um ícone de sino ao lado de cada um, que você pode apertar pra ativar a notificação e ser avisado quando o bate papo começar. 

Dá pra filtrar por clubes baseados nos seus interesses, sugestões gerais ou você pode optar por ver apenas eventos de conversação que você criou.

Clubhouse: como usar a nova rede social

Procure pelas salas em abertos ou explore os eventos que já estão marcados.

  • Como criar sua própria sala de conversação

Voltando pra tela inicial, você vai ver um botão verde logo na parte de baixo escrito “Start a room“. Clicando nele, aparecem as opções de criar uma sala aberta, que qualquer um pode entrar; uma sala social, somente pras pessoas que você segue, e uma sala fechada, apenas pra pessoas que você selecionar. Depois, é só adicionar um título (de até 68 caracteres) sobre o assunto pra atrair as pessoas interessadas no tema. 

Clubhouse: como usar a nova rede social

O que fazer assim que entrar na Clubhouse?

Agora que você já sabe usar as principais funcionalidades da rede social, uma ideia que podemos te dar pra se enturmar melhor e ir testando essas funções é se envolver com pessoas que também estão começando agora a frequentar o app e conversar com quem já está por lá há mais tempo.

Pra isso, você pode procurar salas voltadas pra quem acabou de chegar e ouvir as dicas e conselhos de quem já está acostumado e conhece, na prática, vários macetes pra se dar bem navegando pela Clubhouse. Além disso, você ainda aproveita e já pode ir criando novas conexões e expandindo sua rede de contatos por lá!

Essas salas podem ser encontradas na aba de Explorar, que citamos no tópico anterior, que você acessa clicando na lupa. Procure por “Hanging out” depois clique em “Welcoming newbies” e a rede social vai te mostrar algumas opções de salas para novatos.

Clubhouse: como usar a nova rede social

Tá, mas e qual o propósito disso tudo? ?

A ideia da Clubhouse é promover um espaço pra networking, interações, palestras e debates com pessoas de qualquer lugar do mundo, muitas dessas que talvez você nem tivesse a oportunidade de conhecer e ouvir tão de perto se não fosse o app.

Como você viu, a variedade de assuntos e interesses por lá é enorme. Por mais que ainda tenha poucos usuários no Brasil, o app já mostrou que tem espaço pra uma ótima diversidade de assuntos que podem ser interessantes pra qualquer pessoa com qualquer objetivo: seja conversar sobre um tema que ama com pessoas que compartilham essa paixão; aprender algo novo com quem entende do assunto; criar conexões e fazer networking com pessoas da sua área de atuação, etc. 

Pras empresas, conforme as pessoas forem entrando cada vez mais na plataforma, essa pode ser uma boa oportunidade de promover uma aproximação dos usuários e gerar um senso de pertencimento e comunidade entre aqueles que acompanham a marca. 

Além disso, é um espaço legal também pra se promover como autoridade em algum assunto, promovendo novos formatos de webinar apenas com áudio, trazendo convidados com relevância no nicho pra uma conversa bem rica em conteúdo, etc.

Como o app ainda está em sua fase Beta, esperamos que ainda venham muitas melhorias e, quem sabe, ainda mais recursos pra promover essa interação entre pessoas com interesses em comum. 

E por que isso gerou tanta repercussão?

Partindo da sacada de remover as interações por foto e vídeo, o Clubhouse conseguiu atender uma demanda (e ao mesmo tempo, uma crítica) que sempre existiu em redes sociais como o Instagram e o Twitter, por exemplo: “as conversas são superficiais”, “é tudo uma questão de aparência”, “o mundo real não é assim”. Como o recurso principal da rede são as conversas por áudio, o foco está sempre no que você diz e em como você trata as pessoas ao seu redor.

Some isso ao fato de que essas conversas não ficam registradas e ao sentimento de “exclusividade” que o app conseguiu criar com o sistema de convites e a presença de grandes nomes das indústrias de tecnologia e entretenimento e você vai entender porque a chegada desse novo cantinho da internet fez tanto barulho. E porque decidimos escrever sobre isso. 🙂

Em qualquer rede social, nosso objetivo sempre é (ou deve ser) criar conexões de valor e participar de conversas com real significado – seja pra a nossa marca ou pra nós mesmos. Foi isso que os criadores do Clubhouse perceberam e conseguiram facilitar com a criação do app.

E aí, ficou curioso pra conhecer essa nova rede social? Conta pra gente se você já está usando o Clubhouse ou se tem vontade de entrar lá!