Colaborações no Instagram: Vantagens, como fazer e a como encontrar influenciadores? [2024]

Colaborações no Instagram: Vantagens, como fazer e a como encontrar influenciadores? [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 01 de abril de 2024

Colaborações no Instagram: Benefícios e Melhores Práticas

Colaborações no Instagram são um dos segredos para que as empresas consigam maior impacto e vendam mais pelas redes sociais. Neste conteúdo, você vai conhecer as melhores práticas e benefícios que apenas a colaboração consegue trazer.

Colaborações no Instagram

Leia também:

Colaborações no Instagram: Vantagens que só um Collab tem!

A colaboração possui diversas vantagens únicas, mas existem duas principais que não existem em nenhum outro lugar e vamos falar neste primeiro tópico.

Maior credibilidade com leads

Existem várias formas de aumentar a credibilidade com os leads, não é verdade? Entretanto, a colaboração consegue dar um sentimento único para o seu potencial cliente. Vamos explicar.

Todos nós sabemos que a mais antiga e melhor técnica de vendas é o boca a boca dos clientes, não é verdade? Ou seja, quando o seu amigo(a) fala sobre um produto ou serviço que ele(a) está gostando, você tem mais chances de ir atrás daquela marca.

Provavelmente você vai escolher um perfil para colaborar com públicos parecidos com o que você já tem, então é provável que você atinja as mesmas pessoas de duas formas diferentes e essa é a vantagem exclusiva da colaboração.

Quando seu potencial cliente escuta de duas fontes distintas sobre a mesma marca, ele corre para conhecer e tende a comprar. Afinal, a credibilidade do perfil que sua marca ou você está colaborando tem a própria credibilidade e passa para o potencial cliente.

Por exemplo: quando a Nubank recentemente chamou o ator Leslie David Baker, conhecido por The Office, os fãs da série se identificaram muito com os anúncios e o carisma ímpar do ator.

Muito provavelmente muitas pessoas baixaram o app depois de ver as cenas.

Alcance ampliado 

Como falamos anteriormente, provavelmente você vai escolher outro perfil que tenha públicos parecidos com o seu perfil, afinal, vai conseguir atingir pessoas que possam se interessar pelos seus produtos, serviços ou por você. 

Entretanto, ao escolher um perfil com um público um pouco mais distinto, você também possui uma grande vantagem: Alcance ampliado. Afinal, é um público diferente que está conhecendo você e sua marca.

Além disso, precisamos lembrar que o perfil com o qual você está colaborando tem sua credibilidade e, portanto, os seguidores, mesmo que sejam de um público diferente, acreditam e confiam naquele perfil.

É claro que isso diminui as chances de vendas por ser um público um pouco distinto, mas o objetivo aqui não é vender agora, e sim mostrar sua marca para esse público.

Colaborações no Instagram: Primeiros Passos para Colaborar com Outros Perfis 

Agora que você entendeu as duas principais vantagens, vamos mostrar quais são os três primeiros passos para colaborar com outros perfis.

Passo 1: Tenha credibilidade na rede social

Ter credibilidade na rede social significa criar um público e ter credibilidade com esse público. Isso é feito através de conteúdo de qualidade e consistência nesse conteúdo. 

Ou seja, não basta postar o melhor, é necessário postar o melhor por um longo período de tempo. A maioria dos perfis que você provavelmente segue são de pessoas já estabelecidas com vários seguidores. 

Isso acontece porque esses perfis já estão postando há muito tempo e geram confiança. Esse primeiro passo é fundamental porque a colaboração é uma troca, o seu perfil vai ganhar e o outro perfil vai ganhar também.

Para isso recomendamos nosso conteúdo de Social Branding, o guia completo com 8 dicas para posicionar sua marca no digital.

Passo 2: Busque parceiros adequados

O segundo passo após ter um público fiel e postar conteúdo de qualidade regularmente é buscar parceiros adequados. Ou seja, perfis que se parecem com o seu perfil na:

  • Quantidade de seguidores
  • Taxa média de engajamento (Quantidade de interação por postagem)
  • Tempo de vida do perfil na rede social
  • Número de posts

Esse segundo passo é fundamental porque não se pode ter uma grande diferença nesses números entre parceiros. Se seu perfil for maior do que seu parceiro, provavelmente você não está ganhando nenhum impacto com essa colaboração e vice-versa. 

Dessa forma, é fundamental pesquisar perfis e olhar os números para comparar com o seu perfil no momento e então escolher o parceiro ideal para colaborar. Para isso:

  1. Vá até o site SocialBlade
  2. Clique no botão “YouTube” no canto superior direito ao lado da barra de pesquisa e selecione a rede social da sua escolha.
  3. Na barra de pesquisa no canto superior direito, pesquise o nome do perfil que você está avaliando.
  4. Observe os últimos resultados dos indicadores que falamos anteriormente para sua avaliação.

Passo 3: Entenda a melhor estratégia para o seu caso

Depois de escolher o parceiro ideal, é necessário escolher a melhor estratégia para o seu caso, e isso vai variar. Afinal, os objetivos das colaborações no Instagram serão diferentes.

  • Para ganhar novos seguidores, é interessante fazer um conteúdo junto e postar em ambos os perfis. 
  • No caso da geração de leads, é interessante fazer um conteúdo conjunto para ser colocado em um espaço exclusivo, como uma lista de e-mail, por exemplo. 
  • Para ter mais alcance, é interessante fazer um conteúdo no Reels ou TikTok para ter mais alcance e escolher um parceiro com um público ligeiramente diferente do seu.

Em paralelo a esses conteúdos principais, é interessante também postar os bastidores do processo, comunicar como foi a colaboração nas redes sociais, fazer comentários em publicações um do outro, e assim por diante. 

Isso é interessante porque os seguidores de ambos vão ver a colaboração como algo mais genuíno e, mesmo que seja nas redes sociais, é importante mostrar para passar essa mensagem.

Passo 4: Aborde de forma personalizada e negocie os detalhes

Por fim, aborde o perfil que você deseja colaborar de forma personalizada e negocie os detalhes com calma. O importante é expor seus objetivos de forma direta e mostrar os benefícios mútuos da colaboração.

Colaborações no Instagram: A Melhor Estratégia para Colaborar com Influenciadores

Colaborações no Instagram com influenciadores geralmente têm o objetivo de venda e, por isso, vamos mostrar a melhor estratégia para esse objetivo.

Caso seu objetivo seja diferente, o passo a passo anterior já é o suficiente. Aqui vamos focar no alcance e vendas:

  1. Envie o produto da sua marca ou disponibilize o serviço gratuitamente para o influenciador. É interessante fazer a proposta e já perguntar por onde pode enviar para o influenciador. 
  2. Com o influenciador confirmando e passando os detalhes, faça apenas um único pedido para que o influenciador compartilhe sua experiência com o produto ou serviço com você. 
  3. Se o influenciador gostar da experiência, faça a proposta de uma colaboração futura onde o influenciador divulga o produto ou serviço em suas redes sociais.

Lembre-se, o objetivo com essa estratégia não é fazer o influenciador começar uma colaboração agora, mas sim fazer com que ele conheça a sua marca.

A colaboração vem depois. Apenas o fato de enviar o produto ou oferecer o serviço gratuitamente faz com que muitos influenciadores comentem em suas redes sociais sobre sua marca, o que já lhe garante notoriedade. 

Entretanto, alguns influenciadores apenas vão oferecer um feedback para você. Se ele for negativo, busque melhorar e oferecer um novo produto para que ele teste novamente.

Se o feedback for positivo, então você faz uma proposta para uma colaboração.

Para conhecer as melhores estratégias para suas redes sociais, marketing de conteúdo, novas tecnologias, continue acessando o nosso blog clicando aqui.