Como Analisar Métricas nas Redes Sociais? Guia Completo [2024]

Como Analisar Métricas nas Redes Sociais? Guia Completo [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Como analisar métricas nas redes sociais? Este conteúdo tem o objetivo de responder completamente a essa pergunta. Neste artigo, vamos apresentar o passo a passo que você precisa saber para compreender as métricas do início ao fim.

Como Analisar Métricas nas Redes Sociais: Por que é importante?

As métricas são fundamentais nas redes sociais se você tem algum objetivo com elas. É verdade que o usuário comum não terá preocupação alguma, mas uma empresa ou profissional precisa estar atento.

Vamos fazer uma comparação: se você pratica um esporte de forma amadora e para se divertir, não precisa se preocupar com detalhes críticos do jogo, não é verdade? Entretanto, se você é profissional naquele esporte, é necessário estudar os detalhes daquele jogo aliado ao treino.

Trazendo para o universo das marcas, influenciadores e social media, é importante ter estratégias, mas é fundamental ler as suas métricas e as métricas do mercado. Suas métricas são aquelas informações que a própria plataforma te mostra em detalhes, mas as métricas do mercado são uma avaliação no conteúdo dos seus concorrentes.

Afinal, se o mercado e seus concorrentes estão fazendo a mesma coisa, significa que isso funciona e você deve avaliar como isso pode beneficiar a estratégia da sua marca ou do seu cliente.

Material Gratuito: Baixe agora o Relatório de Social Media do Postgrain

Quais as principais?

Agora que você entendeu o quão fundamentais são as métricas para as redes sociais, vamos explicar quais as principais que você precisa ficar de olho e o motivo de sua importância, uma a uma.

Leia também: Métrica de vaidade x métrica de ação: entenda a diferença 

Alcance

A primeira métrica que precisamos avaliar é o alcance, ou seja, quantas pessoas viram o seu conteúdo e por quanto tempo o viram. Essa é a base das métricas, pois nenhuma delas funciona sem o alcance.

O alcance é fundamental porque nos permite avaliar o quão organicamente as pessoas acompanham sua marca ou a marca do seu cliente; naturalmente, tudo o que as pessoas buscam tem demanda. 

Além disso, acompanhar essa métrica significa verificar a quantidade de pessoas novas que conheceram os conteúdos da empresa. São pessoas que podem se tornar clientes, e quanto mais clientes, maior é o faturamento.

Engajamento

O engajamento compreende toda interação do público com o conteúdo da marca, como comentários, curtidas, compartilhamentos, cliques e diversas outras formas de interação no conteúdo. 

Essa métrica é fundamental, pois permite filtrar os conteúdos com maior engajamento dos que têm menos. Criar esse filtro é essencial para compreender o que o público da sua marca deseja ver.

Dessa forma, você pode concentrar esforços na produção de conteúdo sobre os temas que mais interessam ao seu público, e esses números serão cruciais para determinar quais produtos ou serviços têm mais apelo. 

Além disso, todas as redes sociais favorecem perfis que geram mais interações dos usuários. Portanto, quanto maior a interação, maior será o alcance do seu conteúdo.

Conversões

A métrica de conversões é aquela que determina se a estratégia está funcionando, afinal, não basta ter toda a interação do mundo se isso não se transformar em vendas, não é verdade? 

A métrica de conversão é bastante simples: é a quantidade de pessoas que passaram pela rede social e, devido ao conteúdo, decidiram comprar da marca, seja assinando um serviço ou comprando um produto.

É verdade que a métrica de conversão pode variar de acordo com o modelo de negócios, mas uma forma universal de avaliá-la é utilizando o ROI ou Retorno sobre o Investimento.

Satisfação

A satisfação do público geralmente é uma métrica pós-venda, ou seja, reflete o quanto as pessoas estão satisfeitas por adquirir um produto ou assinar um serviço. 

Essa métrica é tão importante quanto a conversão, pois nada é mais poderoso do que o boca a boca no marketing. Se o seu cliente está satisfeito ou não, ele vai compartilhar sua experiência com amigos e familiares, o que influenciará a visão dessas pessoas sobre sua empresa.

Apesar de ser um conceito simples, os dados sobre a satisfação do cliente podem ser difíceis de serem coletados. Afinal, comentários, mensagens, menções, etc., são todos dados que exigem uma pesquisa profunda na internet.

Agora que você já conhece as principais métricas, vamos mostrar como você pode analisar cada uma delas.

Como analisar o alcance?

A melhor forma de analisar o alcance dos seus conteúdos é comparar os números entre os conteúdos postados pela sua marca ou cliente para determinar os melhores resultados. 

Em seguida, compare esses melhores resultados com uma marca concorrente semelhante à sua e com uma referência do seu mercado. Por exemplo, se você é uma empresa de tecnologia, pode usar o Google como referência.

O objetivo dessa comparação é analisar o conteúdo da referência do seu mercado e de um concorrente com o mesmo impacto da sua marca para tentar identificar as estratégias que eles estão utilizando em seus conteúdos e se estão obtendo sucesso.

Como analisar o engajamento?

Algumas formas de engajamento têm maior valor do que outras, não apenas para aumentar seu alcance, mas também para entender o que está funcionando melhor nos seus conteúdos. Para isso, tenha em mente que:

  • Salvar é a melhor forma de interação, pois indica que seu conteúdo é tão bom que a pessoa deseja vê-lo mais tarde. 
  • Compartilhar significa que a pessoa concorda tanto que deseja mostrá-lo aos amigos em seu perfil. 
  • Comentar significa que a pessoa quer participar da discussão ou expor sua opinião, sendo igualmente forte ao compartilhamento. 
  • A curtida é a forma de engajamento mais fraca, mas ainda assim é melhor do que não interagir.

Essa é a melhor estrutura de avaliação porque naturalmente o número de pessoas que salvam será menor do que as pessoas que curtem. Entretanto, salvar é mais importante.

Como analisar as conversões?

Como mencionado anteriormente, o ROI é a melhor forma de analisar as conversões. Portanto, busque analisar apenas os links das redes sociais que direcionam para uma página de vendas ou checkout. 

Essa avaliação será a bússola da sua estratégia para modificar as páginas com pouca ou nenhuma interação e torná-las mais atrativas.

Além disso, você saberá quais são as melhores páginas que possui, o que é um ótimo motivo para destacá-las mais ou utilizá-las como modelo para as outras páginas menos visitadas.

Como analisar a satisfação?

A melhor forma de analisar a satisfação do seu público é através da análise do seu LTV ou Lifetime Value. Essa métrica consiste em identificar a média de compras que seu público faz após a primeira compra.

Por exemplo, se você tem uma loja de bolsas com 5 tipos diferentes de bolsa e o seu cliente compra em média 3 bolsas diferentes, isso representa um bom LTV. No entanto, se o seu cliente compra em média apenas uma bolsa, isso é considerado ruim.

É claro que sua empresa pode adicionar formulários, fazer promoções com o objetivo de convidar amigos de clientes, entre outras estratégias. No entanto, a melhor métrica para definir a satisfação é quando uma pessoa volta para comprar.