Ícone do site Postgrain

Como anunciar no Instagram Stories – Guia definitivo!

Pessoa segurando o celular com o Stories aberto em frente à uma mesa amarela

Se você ainda não usa o Instagram Stories com frequência no perfil do seu negócio, é melhor correr contra o tempo para aparecer na rede. Além de ser utilizado por mais de 300 milhões de pessoas diariamente, o recurso é uma ótima saída para publicar conteúdo criativo (mais diferentão), trazer tráfego pro seu site, mais visibilidade pra sua marca e pode até ser uma ponte para fechar vendas!

E se os Stories sozinhos já dão um bom caldo pra sua estratégia de marketing, por que não investir ainda mais neles e alcançar usuários do Instagram que não te seguem? Nesse texto a gente vai te ensinar tudo o que você precisa saber para anunciar no Instagram Stories e dar um “up” na sua presença na plataforma. Vem ler!

Por que é importante anunciar no Instagram Stories

Um terço dos Stories mais visualizados do Instagram são de perfis de empresas. Isso se explica, em parte, porque ao patrocinar Stories as marcas conseguem atingir um público que ainda não faz parte dos seus seguidores.

Os anúncios de Stories são mostrados para o usuário quando ele está utilizando o recurso normalmente. Entre os Stories orgânicos, ou seja, das pessoas que ele segue, aparecerá a história patrocinada.

Mas calma! Ninguém vai receber um anúncio do nada, ok? As publicações patrocinadas no Instagram em geral costumam ser beeeem sutis. Tem gente até que nunca recebeu um! :O Isso porque eles são bem segmentados e o Instagram não quer estragar a experiência dos usuários. Muito pelo contrário, eles estão sempre preocupados com isso – basta conhecer um pouco das atualizações no algoritmo na ferramenta.

Além de não serem super invasivos, os anúncios em formato de Stories aproveitam ao máximo a tela dos celulares já que preenchem todo o espaço vertical dos smartphones. Isso é uma ótima característica desses ads: conseguir prender o usuário melhor do que um post no feed, que aparece com grandes espaços de distração.

Transforme sua conta em perfil de negócios

Para começar a anunciar nos Stories e ver o resultado das suas promoções, você precisa transformar sua conta em um perfil de negócios.

Se você já tem um perfil business, pule essa etapa pro próximo tópico! =) Apesar de não ser o ideal, você também pode criar um anúncio nos Stories sem ter uma conta no Instagram. A gente te explica isso lá embaixo.

Para começar a usar uma conta de negócios, entre no seu perfil do Instagram. Clique em Configurações e, em seguida, selecione a opção Mudar para o perfil comercial, como nas imagens abaixo:

Com o perfil de negócios criado, é hora de colocar a mão na massa!

Como criar um anúncio no Instagram Stories

Para começar a criar um anúncio no Instagram Stories, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook pelo computador. Primeiramente, você deve selecionar o objetivo do seu anúncio. Qual o resultado que você quer ter com ele?

Esse objetivo te ajuda alcançar o maior número de pessoas possível dentro do seu público e do seu orçamento. Isso significa aparecer para o máximo de pessoas.

Essa opção vai direcionar seu anúncio com mais qualidade. Pode significar que menos pessoas o vejam, mas as pessoas que o virem são as que têm maior probabilidade de se interessarem.

Tem como objetivo levar as pessoas para o seu site ou aplicativo.

Utilize esse objetivo para fazer mais pessoas instalarem seu aplicativo.

Esse objetivo te ajuda a gerar leads e obter meios de contato de pessoas que tenham o mínimo de interesse na sua marca ou empresa.

Utilize essa opção para fazer mais pessoas visualizarem sua publicação de vídeo

Seu objetivo é fazer com que as pessoas convertam no seu site ou aplicativo? Escolha essa opção!

 

Depois de escolher um objetivo, você precisa Definir seu público.

Essa é a etapa em que você vai direcionar seu anúncio para o público certo. É bem importante que você já tenha uma buyer persona pronta. Caso você ainda não a tenha encontrado, é possível achar alguns dados relativos ao seu público na própria plataforma do Facebook ou no Instagram Insights.

Depois de segmentar o público com os dados de região, idade, gênero e interesses pessoais, é possível ver como está o alcance potencial daquele anúncio, o alcance diário estimado, quão amplo ou específico é o público definido e os critérios para as escolhas de segmentação do seu anúncio.

Agora, é preciso definir os Posicionamentos, ou seja, em quais redes seu anúncio será veiculado.

Confira se a opção Histórias está selecionada. Marque ou desmarque os posicionamentos conforme seus objetivos de campanha. Se estiver promovendo aplicativos, é bom ficar atento à opção tipos de dispositivos.

Nessa opção, você consegue escolher veicular seu anúncio nos sistemas operacionais ou dispositivos mais utilizados pelos usuários, ou seja, da forma que seja mais responsiva para a maioria do seu público.

Selecione um Orçamento para a sua campanha. Defina o total de valor que você deseja gastar com o anúncio e a duração dele. É possível definir a data de início e término do anúncio se for usado um orçamento diário (de R$ 10,00 por dia, por exemplo) ou deixar o anúncio rolando até ele atingir o orçamento definido ou até você parar manualmente (se ele for vitalício).

Depois de ajustar tudo, clique em Continuar.

 

Em Identidade, selecione a conta do Instagram que receberá o anúncio de Stories no menu suspenso.

Abaixo, escolha o Formato de mídia do seu anúncio. O Gerenciador de Negócios oferece quatro opções: carrossel, imagem única, vídeo único e apresentação multimídia, mas o ideal para as histórias é que você utilize os formatos de imagem única ou de vídeo único.

Carregue a mídia que você produziu ou escolha alguma que você já tenha carregado e esteja salva no Gerenciador. Fique de olho na resolução dessas mídias. Para os Stories, elas devem estar sempre na proporção de 9:16.

Você pode clicar em Avaliar para analisar o anúncio como um todo e, quando estiver tudo certinho, clique em Confirmar e sua campanha estará concluída! =)

Como criar um anúncio no Stories sem ter uma conta no Instagram

Não tem uma conta no Instagram e quer fazer um anúncio nos Stories? Sem problema! É possível realizar o mesmo passo a passo acima. A única condição é ter uma Página no Facebook. Assim, a página que estiver conectada será selecionada automaticamente para representar os anúncios que você fizer no Instagram.

Restou alguma dúvida sobre como fazer anúncio no Instagram Stories? Manda aqui nos comentários que a gente te responde! Se você quiser aprender a como fazer um anúncio pro feed normal do Instagram, fica tranquilo que a gente explicou tudo nesse blog post aqui.

Sair da versão mobile