Como Aumentar o Engajamento: Guia Completo!

Como Aumentar o Engajamento: Guia Completo!

por Larissa Ferreira

Publicado em 25 de fevereiro de 2024

Se você deseja saber como aumentar o engajamento, está no lugar certo, porque neste conteúdo elaboramos um verdadeiro guia para isso. 

Neste artigo, você vai saber quais são os primeiros passos para qualquer estratégia, as principais estratégias que as maiores marcas utilizam e como saber se você está no caminho certo.

Como Aumentar o Engajamento: Primeiros Passos

como aumentar o engajamento

Para aumentar o engajamento, é necessário uma estratégia, mas não basta escolher e usar. É necessário seguir primeiros passos fundamentais antes mesmo de escolher sua estratégia.

Tenha metas claras com o engajamento

Primeiramente, é necessário ter metas claras sobre o engajamento que você deseja alcançar e ser realista quanto aos resultados. 

Por exemplo, imagine que você deseja ter 10.000 seguidores, mas essa meta para um mês pode ser muito difícil. 

Entretanto, essa mesma meta para um ano é bastante possível. Ter metas claras garante que você saiba medir se está no caminho certo ou se precisa mudar de estratégia. Portanto, discuta com o seu time ou pense quais as metas que é possível alcançar no período que você deseja. 

Quanto mais pessoas oferecerem feedback, melhor ainda, afinal todos podem ajustar as expectativas e se comprometer com o objetivo.

Pergunte aos seus seguidores

Parece simples, mas perguntar aos seus seguidores é fundamental antes mesmo de escolher uma estratégia. Afinal, o engajamento depende deles e não importa quão boa é uma estratégia, se o conteúdo não gera interesse não adianta. 

Dessa forma, fazer entrevistas, formulários e analisar métricas é uma parte muito importante. Reconhecer aquilo que seus seguidores querem já é uma ótima direção para sua estratégia. 

Além disso, é interessante pesquisar nos seus concorrentes o que os seguidores deles desejam através de comentários, análise de métricas como curtidas em postagens e assim por diante.

Busque a consistência 

Uma estratégia nunca funciona do dia para a noite, portanto, ter consistência na sua estratégia é muito importante para observar os resultados e compará-los com os resultados anteriores. 

Uma ótima abordagem é testar a estratégia que vamos falar aqui pelo menos por um mês e comparar com o mesmo período anterior.

Como Aumentar o Engajamento: Principais Estratégias

Neste tópico, vamos falar sobre quais são as principais estratégias para gerar mais engajamento. Elaboramos de uma forma onde cada estratégia funciona de forma individual, mas você pode combinar todas elas. 

Ou seja, você pode adotar apenas uma ou todas ao mesmo tempo. Entretanto, é fundamental verificar quais delas fazem mais sentido para você agora e adotá-las aos poucos.

Perguntas e Perguntas (Q&A)

Perguntas e Respostas, ou Q&A, é a melhor forma de gerar ainda mais autoridade para sua marca de forma simples. Basicamente, você vai usar a caixinha de perguntas e responder às melhores perguntas. 

Entretanto, as respostas devem ser sempre profundas e, se possível, conectar um produto, serviço ou um feedback positivo de um cliente. Por exemplo, imagine que um seguidor perguntou sobre as garantias do seu produto. 

Dessa forma, você responde e mostra um cliente satisfeito utilizando a garantia, através de um print com um feedback. 

Além disso, uma ótima dica é responder de forma consistente a dez perguntas por dia durante um mês. As melhores respostas podem ser repostadas no futuro para garantir sempre conteúdo de qualidade.

Enquetes

É sempre interessante acostumar o público com enquetes para obter dados sempre que necessário. No começo, é natural que as pessoas não respondam, mas ao longo do tempo elas vão se acostumar. 

As enquetes despertam um sentimento interessante de pertencimento, onde não só a marca pode se beneficiar ao descobrir qual resposta tem mais votos, mas as pessoas também vão querer saber a proporção. 

Além disso, no Instagram também é possível fazer enquetes com alternativas. Dessa forma, torna-se uma maneira muito interessante de mostrar autoridade ensinando curiosidades e dicas para seu público.

Concursos

Toda marca pode realizar concursos, oferecendo seus próprios produtos ou serviços gratuitamente. A dica aqui não é apenas seguir o formato de concurso já conhecido, onde envolve convidar amigos para ter mais chances de ganhar. 

A dica é pedir um feedback do ganhador e publicá-lo no perfil, mostrando não só que vale a pena participar dos próximos concursos, mas também reforçando a qualidade dos seus produtos e serviços. 

Dessa forma, mesmo as pessoas que não ganharam se sentirão motivadas a adquirir um dos seus produtos.

Compartilhar UGC 

Conteúdo Gerado pelo Usuário, ou UGC, é uma das melhores formas de marketing, afinal são as próprias pessoas que estão falando da marca através de depoimentos, vídeos, fotos e outras formas. 

Entretanto, a estratégia aqui é compartilhar o UGC porque o efeito é as pessoas criarem mais UGC. Afinal, todos querem ser reconhecidos por marcas e quando a sua marca de forma recorrente compartilha, motiva as pessoas a fazerem o mesmo. 

Não é nem preciso dizer que esse tipo de conteúdo é simplesmente incrível não só para gerar engajamento, mas também para gerar vendas.

Mude de estratégia ou mude de metas

É normal ao adotar uma nova estratégia não ter certeza de qual será o resultado dessa estratégia. Se os resultados forem insatisfatórios com base nas métricas, é interessante mudar as metas ou a estratégia. 

Mude a estratégia se achar que os resultados ficaram abaixo do esperado, especialmente se já teve resultados maiores no passado. 

No entanto, altere as metas se entender que, mesmo com resultados menores do que o esperado, a consistência faz a estratégia valer a pena.

Se você deseja conferir mais conteúdos estratégicos como esse, visite o nosso blog! Estamos sempre compartilhando as últimas tendências e as melhores estratégias para as redes sociais.