[2023] Engajamento nas redes sociais: Como calcular?

[2023] Engajamento nas redes sociais: Como calcular?

por Stella Caroline

Publicado em 21 de agosto de 2023

Como Calcular o Engajamento de um Perfil nas Redes Sociais

Para criadores de conteúdo, influencers e marcas, o termo “engajamento” é bastante popular e uma das principais métricas para avaliar o desempenho de um post, reels ou vídeo. 

Seja no Instagram, Facebook ou Tik Tok, o engajamento é um fator importante para entender como o público está se comportando em relação aos conteúdos da sua marca e, principalmente, para nortear as próximas estratégias. 

Então, para saber qual é a importância do engajamento nas redes sociais, continue a leitura!

Neste blog, vamos abordar:

  • O que é engajamento e qual é a sua importância
  • Como a mudança no comportamento de consumo do usuário tem influência no engajamento?
  • As mudanças de algoritmo influenciam no envolvimento?
  • Como calcular o engajamento de um perfil?
  • Qual a média para considerar um engajamento bom?
  • Quais as boas práticas para aumentar o engajamento?

O que é engajamento e qual é a sua importância?

Quando nos referimos a engajamento, estamos falando de todas as interações que um post, story, reels ou vídeo pode ter, como:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Respostas;
  • Salvamentos;
  •  Cliques. 

Essas interações indicam o nível de envolvimento e interesse que o público tem em relação ao conteúdo do seu perfil. Além de medir a qualidade do relacionamento com o seu público, também afeta a entrega do conteúdo nas redes sociais.

Mas como fazer o público engajar mais com as publicações? 

Alguns fatores podem influenciar na decisão de deixar ou não uma curtida no post, mas os hábitos de consumo do usuário costumam ser um dos principais deles. 

Imagem ilustrando uma pessoa fazendo o relatório de engajamento de redes sociais.

Como a mudança no comportamento de consumo do usuário tem influência no engajamento?

Segundo um estudo realizado pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, a pandemia mudou os hábitos de consumo de conteúdo na internet, tornando as pessoas ainda mais conectadas. 68% dos entrevistados permanecem conectados a internet de 4 a 12 horas por dia, no entanto, também estão mais seletivos em relação ao que consomem. 

A busca por autenticidade, valor e relevância se tornou uma característica predominante do consumo de conteúdo nas redes sociais. Então, fisgar a atenção do usuário por tempo suficiente para que ele se envolva com o conteúdo é o novo desafio dos criadores, influencers e marcas. 

Uma pessoa pode seguir o perfil da sua empresa por gostar dos produtos que oferece, mas mesmo assim deixar de curtir uma nova publicação por não se identificar com o conteúdo dela, por exemplo.

Por isso, conhecer os seus seguidores e entender qual tipo de conteúdos eles preferem é fundamental!

As mudanças de algoritmo influenciam no envolvimento?

Os algoritmos desempenham um papel crucial na determinação do conteúdo que os usuários veem em suas redes sociais. 

Um exemplo disso é o algoritmo do Instagram, que passou por várias alterações ao longo dos anos e continua mudando constantemente. Quando falamos de engajamento, a plataforma tende a entregar para o usuário, conteúdos e assuntos de pessoas e marcas que ele engaja com frequência.

Se uma pessoa costuma curtir muitos conteúdos relacionados a estilo de vida saudável, por exemplo, a tendência é que cada vez mais conteúdos como esse apareçam no seu feed ou no explorar.

Em contrapartida, quanto menos as pessoas engajarem com uma publicação, menos entregue ele será, já que a plataforma entende, a partir disso, que o conteúdo não é relevante e prioriza a entrega de outros.

Como calcular o engajamento de um perfil?

Calcular o engajamento é essencial para avaliar o desempenho de seu perfil nas redes sociais, mas a fórmula para esse cálculo varia em cada plataforma. Confira como fazer essa conta nas principais redes sociais:

1 – Instagram

Para calcular a taxa de engajamento, você pode utilizar dois tipos de cálculo, um considerando o alcance, que seria o número de interações divido pelo alcance:

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance.

Ou considerar o número de seguidores, que seria o número de interações divido pelo número de seguidores. 

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Seguidores.

A diferença é que ao calcular pelo alcance, você vai ter uma noção real do total de pessoas que engajaram com seu conteúdo, já que pessoas que não seguem o perfil também podem interagir. Enquanto, dividir pelo número de seguidores, não dará uma visão completa.

 2 – Tik Tok

Já no Tik Tok, a taxa de engajamento é calculada com a soma de curtidas, comentários e compartilhamentos, dividida pelo número de visualizações, ou seja:

Número de curtidas + número de comentários + número de compartilhamentos / número de visualizações X 100%

3 – Facebook

O cálculo do Facebook é similar ao do Instagram e também considera o número de interações dividido pelo alcance:

Comentários + curtidas + compartilhamentos do post / alcance 

Qual a média para considerar um engajamento bom?

A média pode variar dependendo da plataforma, do nicho e do formato do conteúdo, mas no geral, uma taxa de engajamento entre 1% e 5% é considerada ideal, enquanto acima disso, é ótima, e abaixo, é ruim.

Quais outros fatores são importantes considerar?

Além do engajamento, é importante considerar:

  • Segmentação de Audiência: A relevância do conteúdo para diferentes segmentos de público pode afetar o engajamento.
  • Métricas de Vídeo: Se o vídeo é uma parte importante da estratégia, métricas como taxas de retenção e visualizações completas são cruciais.
  • Taxa de Cliques (CTR): Em links compartilhados, a porcentagem de cliques em relação ao número de pessoas que viram o link também é muito importante.

Boas práticas para aumentar o engajamento

Para enfrentar os desafios dos algoritmos e as mudanças no comportamento dos usuários, é essencial adotar boas práticas para aumentar o engajamento nas redes sociais. Confira algumas dicas:

1 – Conteúdo relevante

Crie conteúdo que ressoe com seu público-alvo, entregando valor e fazendo com que sua audiência se identifique com o conteúdo.

2 – Consistência

Mantenha uma frequência consistente de postagens para manter seu perfil ativo para seu público. 

Lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado!

3 – Interatividade

Incentive a interação por meio de perguntas, enquetes, caixinhas de perguntas e chamadas à ação. 

4 – Utilize diversos formatos de mídia

Faça testes e perceba qual é o tipo de formato que seu público costuma engajar mais. Alterne entre imagens, carrosséis, reels e stories para ver como a sua audiência se comporta. 

5 – Segmente sua audiência

A segmentação da audiência é um aspecto importante para melhorar o engajamento. Ao criar conteúdos específicos para grupos ou interesses particulares, você aumenta a probabilidade de se conectar com seu público.

Para saber mais sobre como segmentar sua audiência de maneira eficaz, leia o artigo: “Personalização e Marketing Direcionado: O Poder da Segmentação de Audiência”.

Como deu para perceber, compreender como calcular e interpretar o engajamento das suas redes sociais é importante para saber como está o relacionamento da marca com o público e adotar estratégias para construir conteúdos relevantes e manter seus seguidores engajados. 

Para ler mais assuntos como este, acesse nosso blog!