Quando o assunto é criar stories que engajam, muito se fala sobre a frequência. Quanto mais você posta, mais você aparece e, consequentemente, mais seus seguidores interagem com seu conteúdo. Sendo assim, a regularidade realmente é um fator importante, mas não o principal.
Por isso, entender outros pontos sobre esse assunto vai te ajudar a criar stories que engajam de verdade. Todos queremos aquele conteúdo irresistível que faz nossos seguidores clicarem, responderem e compartilharem.
Então, como fazer isso? Que linguagem usar? Além do conteúdo escrito ou falado, será que mais alguma coisa importa?
Para te ajudar a melhorar seus stories, preparamos este guia completo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Confira agora!
Para criar stories que engajam, entenda quem te acompanha!
Para iniciarmos esse tópico, reflita: qual foi a última vez que você viu insights sobre seus seguidores?
Por exemplo, para saber informações como:
- sua idade,
- onde vivem,
- seu gênero,
- assuntos de interesse etc.
Como as redes sociais são plataformas cíclicas, o tipo de pessoa que te acompanha pode estar sempre alterando.
Então, para melhorar a qualidade do que você cria nos stories, é importante conhecer bem essas informações. Mais do que apenas saber a idade e a localização deles, busque entender o que realmente os motiva e interessa. Para isso, esteja atento às tendências pra esse público.
Outra forma de entender sobre os interesses do seu público é pesquisando sobre o nicho. Veja quais concorrentes de mercado estão em alta e quais conteúdos postados por eles rendem mais audiência.
A partir disso, faça testes no seu perfil. Tente observar em conteúdos postados no feed, quais posts receberam mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso dará uma pista do que o seu público quer ver.
Por exemplo: suponha que você é um nutricionista e percebe que suas postagens sobre receitas saudáveis recebem mais interação. Com base nisso, você pode criar stories que mostram o passo a passo de receitas, dicas rápidas de nutrição ou responder dúvidas frequentes sobre alimentação.
Depois de analisar essas informações sobre seu público, crie personas: imagine personagens reais e específicos que representem segmentos do seu público. Dê a eles:
- nome,
- idade,
- profissão,
- lugar onde mora
- o que faz nas horas livres,
- o que gosta de assistir nas redes sociais, etc.
A criação de persona vai facilitar a criação de seus roteiros de stories!
Leia também:
Desenhe tudo sobre essa persona em algum local de fácil acesso e, quando for criar seu conteúdo, imagine estar falando com esse personagem. Isso ajudará a personalizar seu conteúdo.
Esses detalhes fazem toda a diferença. Afinal, você pode hoje estar postando um conteúdo riquíssimo em informações, visualmente belo, mas totalmente ineficiente. Como assim?
Às vezes, o que de fato interessa ao seu seguidor, são momentos descontraídos, ver seu dia a dia, conhecer bastidores ou coisas do tipo. Então, pesquise mais sobre seu público antes de pesquisar sobre seu conteúdo.
Leia também:
Para criar stories que engajam, tenha um visual coerente
Não vamos te dizer aqui mais do mesmo: “Olha, invista em uma boa câmera e um bom cenário”. Essa é uma dica genérica e muito difundida.
Mas um dos segredos para criar stories engajadores no Instagram é fazer com que eles sejam visualmente coerentes. Que façam sentido com sua marca. E que se mantenham em ordem durante todas as suas postagens. Como assim?
Leia também:
As pessoas são naturalmente atraídas por imagens e vídeos visualmente bem organizados. Quanto mais facilidade elas tiverem em enxergar pontos altos do conteúdo, mais elas se prenderão a ele.
Obviamente que é importante um story gravado em vídeo, estar bem iluminado. Mas as informações que você vai usar, além da imagem, também podem fazer toda a diferença. Por exemplo:
- a quantidade de texto,
- a fonte desse texto,
- a cor dessa fonte,
- a posição do texto no story etc
Também são fatores a se levar em conta. Antes de postar, pergunte-se: “Meu seguidor terá informações visualmente claras nesse story?”
Invista um tempo em aprender noções básicas de fotografia e edição de vídeo. Algumas ferramentas de design como Canva e InShot podem transformar a qualidade dos seus stories. Eles oferecem templates, filtros e efeitos que dão um toque mais profissional ao seu conteúdo.
A variedade mantém o público interessado e engajado. Portanto, não se prenda apenas a fotos ou vídeos. Um bom conteúdo escrito pode também chamar a atenção e interessar seu público. E uma das maneiras de criar bons conteúdos em texto é o que você verá no próximo ponto.
Para criar stories que engajam, construa boas narrativas
Quem não se prende com boas histórias, não é mesmo? E para dar início à boas histórias, utilize boas headlines. Headlines são os títulos principais de qualquer texto.
Nessas headlines, use algo que prende a atenção e faz com que seu público queira saber o que vem a seguir.
- “Eu preciso te contar o que eu aprendi ontem…”,
- “Você não vai querer passar pelo mesmo que eu…”
- “Eu descobri uma coisa que pode mudar seu conceito sobre xxxx …”
São algumas ideias de para bons inícios de história. Afinal, todos eles mexem com a curiosidade das pessoas. E isso é o que pode te ajudar a fazer com que elas assistam todo seu conteúdo.
Pense em seus stories como capítulos de um livro. Cada um deve ter um começo, meio e fim. Após uma boa introdução, desenvolva a história de maneira lógica, coesa e clara. Por fim, termine com um clímax ou uma chamada para ação.
Leia também:
Um perfil profissional de um personal trainer, por exemplo, pode criar uma série de stories sobre como se preparar para uma maratona.
Ele pode começar com dicas sobre aquecimento, seguir com treinos específicos e terminar mostrando a experiência do dia da corrida, criando uma narrativa envolvente que mantém os seguidores interessados do começo ao fim.
Mas essas dicas podem ser usadas em qualquer nicho que você atue. Moda, desenvolvimento pessoal, estética, educação e tudo mais que você imagine.
Para criar stories que engajam, incentive a interação
Você já presenciou em lojas físicas aquelas ‘caixinhas de sugestões’? Talvez num hotel, restaurante, ou até mesmo numa loja de departamento? Algumas mais modernas, utilizam totens para avaliar a experiência do cliente no ambiente.
Quando você incentiva interações, as pessoas interagem. Essa lógica também funciona nos stories. A principal maneira de você aumentar o engajamento dos stories é estimulando as pessoas a reagirem de alguma forma.
E isso se torna benéfico, porque quanto mais pessoas interagem com seus stories, mais o Instagram entende que seu conteúdo é relevante. E mais ele pode ser distribuído.
Leia também:
Use caixinhas de perguntas e enquetes. Se coloque à disposição para tirar dúvidas que elas tenham. Pergunte algo que interesse seu público ou faça uma enquete divertida. Mesmo que sejam em assuntos que não fazem parte do entendimento deles. Independente disso, todo mundo gosta de responder e participar de enquetes.
De alguma forma, crie promoções pra incentivá-los ainda mais. Por exemplo, “Os 10 primeiros que responderem a esse story, irão ganhar … “
Pra mostrar que você se importa com o feedback dos seguidores, responda às perguntas e agradeça os comentários. Tenha um contato frequente com eles no seu direct.
Leia também:
Com todos esses passos sendo dados, você poderá movimentar ainda mais o seu perfil. Por mais que de início, pareça um desafio a criação de conteúdos para engajar mais seus stories, não desista.
Mantenha a frequência, conheça seu público, conte boas histórias e fale aquilo que de fato chame a atenção deles. Com certeza os seus seguidores se sentirão mais representados e terão ainda mais sua atenção. E, o melhor, você vai criar stories que engajam de verdade!