INSTAGRAM AESTHETIC: JÁ OUVIU FALAR?
Já é um senso comum que, nas redes sociais, muito mais do que comprar um produto, as pessoas querem comprar um estilo de vida. Elas estão interessadas em uma experiência e se sentir pertencente a uma comunidade que reflita o estilo de vida que elas têm ou desejam ter.
Para conseguir proporcionar essa sensação à sua audiência, o primeiro passo é definir o aesthetic de sua marca na rede. No instagram, por exemplo.
Mas o que é um Instagram Aesthetic?
Aesthetic = Estética
O termo “aesthetic” foi criado para substituir o nome “Tumblr”, e é utilizado para se referir a um padrão de beleza, algo considerado agradável ao olhar. Trata-se de um conceito que surgiu no mundo da moda e está se expandindo para as áreas de negócios.
De maneira geral, o aesthetic é o conjunto de várias referências que formam um estilo específico, uma vibe.
Exemplos:
- Brazilian aesthetic: “estética brasileira” na moda e na beleza, principalmente com o uso das cores da bandeira do Brasil nos visuais.
- Shape aesthetic: usado como sinônimo de corpo musculoso, vistoso) de personalidades do esporte, da música e do mundo das celebridades.
- Aesthetic girl: alguém que gosta de seguir as principais trends das redes sociais. Isso envolve não só roupas, como gostos pessoais e referências.
- Soft boy aesthetic: compartilha semelhanças de estilo com a moda e-boy, que se caracteriza pelo flerte com o visual androgeno. A inspiração vem de roupas das boybands de K-Pop e outras tendências asiáticas.
Importância do Instagram Aesthetic
Quando falamos de Instagram aesthetic queremos nos referir a tudo o que está relacionado a estética do perfil, como as cores, o layout, além do tom de voz, do sentimento e da personalidade que a marca quer passar e o que a torna única.
Esses fatores são responsáveis por causar a primeira impressão nas pessoas, que podem ser positivas, negativas, atraentes ou não. Pensar e trabalhar por isso é fundamental dentro do planejamento do marketing digital no Instagram. Até porque, como diz um famoso ditado: “A primeira impressão é a que fica”.
Tá certo que isso pode não ser uma verdade absoluta, mas não podemos negar que o estilo que é passado por uma marca importa. Estudos já demonstraram que o primeiro olhar gera uma impressão e é decisivo para a formação de opinião de alguém sobre algo.
Considerando que o Instagram está repleto de marcas, lojas e empresas disputando o “coração” e o engajamento dos milhões de seguidores ativos na plataforma, se destacar e já conquistar na primeira olhada pode ser uma grande vantagem para conquistar clientes.
Afinal de contas, é melhor garantir de primeira, do que deixar para uma segunda chance que pode nem acontecer.
AGENDE GRÁTIS todos os seus posts por 30 DIAS. Use o cupom POSTBLOG e desbloqueie seu prêmio!
Como criar um Instagram Aesthetic e deixar sua marca registrada no mundo digital?
Para começar, alguns pontos devem ser determinados para a para definir um estilo já deixar o perfil organizado e harmônico:
- Uma boa foto de perfil
A imagem do perfil, seja uma foto ou logo, é o principal cartão de visita de um perfil.
- Bio chamativa e com CTA e fontes
Esse é um espaço que deve ser usado com estratégia para colocar as informações mais importantes e frases que representam os valores da marca, ou o slogan principal
- Estabeleça a personalidade da marca
Exemplificando: uma marca pode ter uma personalidade inovadora, relax, extrovertida, contemporânea, minimalista, criativa, entre outras. Para isso é preciso entender a persona, os valores e o sentimento que a empresa quer passar para os seguidores.
- Cores e identidade visual
Já que o Instagram é uma plataforma altamente visual, não dar a devida atenção a paleta de cores e identidade visual é um grande erro. Se a marca já tem uma estratégia de branding pronta, basta trazê-la para o Instagram, com as necessárias adaptações. Lembrando que é importante que a personalidade e a identidade visual estejam interligadas.
- Layout de grade
Determinar o layout é um importante passo que contribui para deixar o feed visualmente organizado
Feita essas escolhas, é hora de aprofundar mais o processo
- Planejamento é a palavra de ordem
Seguindo a personalidade da marca e todas as características já definidas, assim como o Aesthetic como um todo, o conteúdo deve ser planejado com antecedência. Isso vale para publicações para o feed, stories, lives, anúncios, entre outros.
- Imagens e vídeos de alta qualidade e alinhados com a personalidade e identidade visual
As imagens utilizadas, além de serem de qualidade, com boas edições, devem estar dentro de uma determinada padronização visual para que o usuário possa identificar de cara a marca ao olhar o conteúdo. Investir no visual dos stories também contribui para fortalecer o aesthetic no Instagram.
Para finalizar, não esquecer de ser consistente. Não adianta organizar o perfil todo, deixar ele “bonitão” e postar dia sim, cinco não, ou fazer stories de vez em quando.
A organização inicial é só o começo de uma longa jornada que exige dedicação e persistência.
O objetivo é se destacar do resto, sempre!
Incluindo todos esses fatores na estratégia de marketing digital, as chances do negócio crescer na web são maiores, pois eles tornam o perfil interessante, atraente e agradável. Além disso, também causa impacto na forma como o algoritmo da plataforma entrega os conteúdos. E uma ajudinha do algoritmo do “tio” Zuckerberg não faz mal a ninguém, não é mesmo?