Como Deixar o seu Perfil Mais Atrativo: Guia Completo [2024]

Como Deixar o seu Perfil Mais Atrativo: Guia Completo [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 20 de março de 2024

Como Deixar o seu Perfil Mais Atrativo no Instagram?

Nesse conteúdo, vamos compartilhar um guia para te ajudar a deixar o seu perfil mais atrativo no Instagram ou outra rede social. 

Vamos abordar os principais pilares de um perfil ideal: a foto de perfil, a biografia e, por último, mas não menos importante, o famoso link na bio.

Perfil Mais Atrativo

Como Deixar o seu Perfil Mais Atrativo no Instagram: A Foto de Perfil Perfeita

Vamos começar, literalmente, com a cara da sua marca: a foto do perfil. Esse é o primeiro pilar pelo qual seu seguidor e potencial cliente serão impactados. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica! 

Resolução e qualidade

A resolução e qualidade são fundamentais para que a foto ou um elemento gráfico como o logotipo da empresa, fiquem visíveis. Para foto, recomendamos a proporção 1:1 com 720 x 720 pixels para manter a qualidade da resolução. 

Além disso, se certifique que a foto esteja bem iluminada, de preferência com o objeto da imagem de frente para a luz e, se possível, faça a captura com uma câmera de boa qualidade. 

Já no caso de um elemento gráfico, é fundamental criar o elemento utilizando a resolução mencionada anteriormente para evitar que a imagem fique pixelizada.

Consistência

Quando falamos de consistência, estamos nos referindo aos elementos da foto que serão facilmente reconhecíveis pelo seu público. 

Por exemplo: a Coca-Cola está conectada à sua marca por meio da cor vermelha, não é verdade? 

Seu público precisa ter essa mesma associação com a sua marca. Uma das formas mais simples e práticas de alcançar isso é utilizando a mesma paleta de cores, tipografia e elementos visuais que a sua empresa já utiliza.

No caso de uma foto, é interessante que na edição seja inserida alguma coloração da sua paleta de cores, como um elemento gráfico ou, simplesmente, uma luz de cor no momento da captura.

Centralização

Sabe aquele ditado “Menos é mais”? 

É, exatamente, esse o pensamento que você deve ter ao tirar a foto de perfil perfeita. Em outras palavras, centralize o que você deseja e evite poluir com vários elementos.

Se observarmos a maioria das grandes empresas, elas usam poucos elementos em suas fotos de perfil, em alguns casos, uma versão ainda mais minimalista de seus logotipos, por exemplo.

Como Deixar o seu Perfil Mais Atrativo no Instagram: Biografia Direta e Poderosa

Agora que você já sabe como tirar a foto perfeita para deixar o seu perfil mais atrativo, vamos passar para o segundo pilar pelo qual seus seguidores serão impactados: a biografia.

Seja breve

Sua BIO deve ser direta e impactante. Uma ótima maneira de criar uma biografia poderosa é descrever o que o público vai encontrar no seu perfil e, claro, apostar num slogan que prenda atenção ou desperte a curiosidade da audiência.

Uma dica que te damos é: procure um bom copywriter para te ajudar nesse momento.

Use palavras-chave

Palavras-chave são aquelas relacionadas ao seu nicho ou objetivo que seu potencial cliente possui. Usá-las na sua biografia não só conecta os visitantes, mas também facilita a descoberta do seu perfil por novos públicos através do SEO. 

Se você desconhece o termo, de forma breve, SEO é o conjunto de técnicas para ser visto por mais pessoas.

Quer saber mais? Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre SEO para Instagram e assim ser encontrado por mais pessoas!

Emojis na quantidade certa

Apesar do toque divertido que o recurso pode dar a sua BIO, use-o de forma moderada. De preferência, coloque apenas um emoji e divida-o da biografia com uma barra vertical ( | ). Dessa forma, ficará mais organizado, atraente e potencializará a mensagem do seu texto. 

Por exemplo: 🌟 | Conectando você à moda sustentável.

CTA Claro

Como falamos anteriormente, a maioria das biografias possui no máximo duas frases, e geralmente a segunda frase é um CTA, enquanto a primeira frase é a promessa da empresa.

Por isso, é fundamental criar um CTA claro e pensando no link mais importante da sua BIO.

Como Deixar o seu Perfil Mais Atrativo no Instagram: Link na Bio 

Por fim, temos o terceiro pilar de um perfil ideal: o link na bio. O recurso é um dos mais importantes, já que é o redirecionador do seguidor que acabou de chegar e está a um passo de se tornar cliente.

Seu link mais importante

Cada marca terá uma estratégia diferente assim como o link na bio também. Aqui estão alguns dos exemplos mais comuns de links na bio:

  • Venda direta para que o seguidor compre ou assine o serviço.
  • Link para se inscrever na newsletter e construir um relacionamento com o cliente antes mesmo de vender.
  • Produto ou serviço mais barato ou gratuito, como um e-book, podcast ou curso, para o seguidor.
  • Link para site ou blog para conectar e gerar valor para o cliente;

DICA BÔNUS: 

Se você ainda não explora todo o potencial de um link na sua BIO, te convidamos para experimentar o Linklist, um agregador que vai te auxiliar na gestão de todos os canais de contato com o seu público, mostrando qual a URL mais importante para a sua estratégia. 

Se quiser conhecer todos os recursos que a ferramenta tem a te oferecer, clique aqui e ainda teste grátis por tempo indeterminado. 

Use encurtador de links

Pode parecer simples, mas usar um encurtador de links torna o seu link muito mais amigável. Afinal, um link longo que se assemelha a um código pode parecer um vírus ou algo perigoso para uma pessoa que não está muito acostumada com o uso das redes. 

Dessa forma, usar um encurtador de links não é só interessante para a aparência das suas URLs, mas também para garantir que um público acesse o link com segurança.

Compartilhe com um amigo que também deseja criar um perfil modelo, temos certeza que podemos ajudá-lo também.

Se deseja ler mais artigos com insights estratégicos como esse, continue acompanhando nosso blog clicando aqui!

Instagram Aesthetic

CLIQUE AQUI