Cadastre-se
Por
Postgrain
01/12/2016
às 19:29

Como fazer marketing viral no instagram?

Quem é usuário de redes sociais sabe que as postagens que costumam fazer mais sucesso são as que contêm imagens e/ou vídeos. Na verdade isso é por um motivo bem simples: é muito mais rápido e prático absorver um conteúdo visual (ou audiovisual) do que textos, principalmente, quando falamos de usuários mobile. Já pensou em fazer marketing viral no Instagram, por exemplo?

Saiba que o Instagram vem conquistando um número cada vez maior de adeptos (tanto que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o comprou). Afinal, essa rede social alia conteúdo audiovisual às plataformas mobile, com um simples editor de imagens que permite a qualquer usuário um melhor aproveitamento dos seus cliques. Para aprender como usar esse app e fazer a sua marca ser disseminada entre os usuários, confira as nossas dicas!

Saiba como marketing viral funciona

Uma das formas mais efetivas e eficazes de lançar e/ou massificar uma marca, produto ou serviço, o marketing viral é uma estratégia que exige muito planejamento para poder dar certo.

Ela é toda campanha publicitária que encoraja os usuários a disseminar e espalhar a sua mensagem adiante. Um exemplo:

A canção romântica e moderna que fez parte da vida de muitos ganhou vida, com uma inserção suave e sutil dos serviços de celular da operadora Vivo. O resultado? Milhões de visualizações e a conquista de corações de amantes (da vida, da tecnologia e da banda Legião Urbana).

Descubra como fazer o marketing viral no Instagram

O vídeo acima, por mais legal que pareça, tem mais de 4 minutos, então ele poderia ter seu link twittado ou compartilhado no Facebook, mas não funcionaria tão bem no “Insta”. Mas como fazer uma campanha de marketing viral no Instagram, especificamente?

A resposta é que o conteúdo para viralizar precisa de uma mensagem forte, compartilhável e irresistível para os usuários. O principal não é focar diretamente no que é oferecido, mas criar uma história que envolva a marca, o produto ou serviço, de forma natural e impactante. O marketing viral efetivo é aquele que mexe com as emoções, que move as pessoas o suficiente para fazê-las absorver o conteúdo e passá-lo adiante.

Um ótimo exemplo é o da Nike (@nike), que no seu perfil oficial, promove a hashtag #justdoit (sua frase mais popular), entre postagens oficiais e de usuários. A mensagem forte cai como uma luva para o que a marca promove e é facilmente adotada por quem quer superar desafios.

Ao postar a sua foto com essa hashtag, a pessoa começa a fazer parte, de alguma forma, das mensagens já promovidas nesse e em outros canais da marca. São mais de 67,1 milhões de seguidores que, ao curtirem o perfil dela passam a receber outras mensagens de produtos e lançamentos.

É lógico que sabemos o tamanho da Nike e seus vultosos investimentos em marketing digital no Instagram. Mas se tem uma coisa que aprendemos é que, na internet, você não precisa ser gigante para viralizar. A grife de roupas femininas Wren não é muito conhecida, mas em 2014 queria promover sua coleção de outono. Com US$ 1,3 mil, lançou um vídeo em que pedia para que 20 estranhos se beijassem pela primeira vez:

Mais de 117 milhões de visualizações, além de muitas cópias, paródias, continuações e afins. Com uma boa parceira de marketing digital, objetivos realistas e específicos, além de muita imaginação, empresas de pequeno e médio porte também podem aproveitar para deixar a sua marca na rede. Você pode criar concursos de fotos e vídeos por meio de uma hashtag específica.

A Guerlain, uma das mais famosas empresas francesas de perfumaria e maquiagem, em 2015, comemorou 30 anos do produto Guerlain Terracotta. Para alcançar um público mais jovem, fez uma campanha de 4 semanas no Instagram para as francesas, pedindo que elas fizessem uma conexão entre o produto aniversariante e a cidade de Paris por meio de fotos. O código? A hashtag #guerlainterracotta.

Segundo a Nielsen (empresa da área de pesquisa), foram mais de 965 mil mulheres alcançadas. Um enorme sucesso que até hoje ecoa. Basta pesquisar agora para ver que #guerlainterracotta tem quase 2 mil postagens. Além disso, hoje existe o Instagram para negócios, uma plataforma que certamente te ajudará a posicionar a sua marca para atrair mais negócios e clientes.

Conheça algumas dicas para ajudar no seu planejamento

Seja rápido e objetivo

Marketing viral no Instagram precisa ser rápido ou se perderá no feed do usuário. Por isso, invista em imagem, vídeo ou boomerang (gif animado feito com um vídeo curto, novo recurso do aplicativo) que seja inusitado e forte, descrevendo bem a sua mensagem de marketing. No entanto, tenha cuidado para não ofender ou desrespeitar as regras de uso do aplicativo.

Seja divertido e encantador

As pessoas respondem ao que mexe com elas. Por essa razão, compartilhe algo que diga respeito a elas. Mas nada de fazer propaganda descarada (existem outros meios mais eficazes para esse tipo de material). Aproveite para lidar com o humor na sua forma mais simples: pode ser uma compilação de beijos para o dia dos namorados, uma bela frase famosa que sintetize a missão ou visão da sua empresa.

Uma dica aqui é testar! Por exemplo, envie para algumas pessoas de perfis variados (pode ser em mensagem privada) do seu próprio círculo social, sem falar que é da sua empresa, e veja a reação delas a respeito da campanha.

Seja autêntico

A melhor propaganda é aquela que apenas ventila a realidade. Não adianta muito investir em uma campanha de marketing viral que venda o que você não faz ou que promova algo que não condiz com a realidade.

Como o Instagram é muito popular entre os mais jovens, aproveite a oportunidade de falar com eles sobre coisas nas quais a sua marca acredita e que tenham a ver com suas lutas, crenças e vontades. Promover a felicidade, a paz e o desenvolvimento, quando verdadeiro, são maneiras poderosas de alavancar a sua marca e contribuir para um mundo melhor.

Seja perspicaz para captar o desejo do cliente

Nunca se esqueça de que o foco de cada ação e material é o seu cliente. Se não tem ideia do que fazer, pesquise! Isso serve para entender as suas vontades, necessidades e desejos. Assim, você tem muito mais chances de criar uma campanha que viralize.

Agora que você já tem material para começar a planejar a sua campanha de marketing viral no Instagram, mãos à obra! Na dúvida, nossa equipe está sempre à disposição para ajudá-lo, basta deixar um comentário que te responderemos em breve.

Use a interatividade do coração

Como se sabe, quando um usuário do Instagram pressiona o botão com desenho de coração, sabe-se que o usuário gostou da imagem ou vídeo que foi publicado. Essa interatividade do coração pode garantir maior desejo do internauta em se engajar com as publicações.

Por exemplo, uma certa indústria de batata frita poderia elaborar uma imagem com os dizeres: “Eu ( ) Batata Frita”. O espaço no parêntesis entre “Eu” e “Batata Frita” é deixado em branco (ou ocupado por um coração opaco, com traços leves), justamente para que o internauta possa preencher a imagem com o coração.

Uma publicação cuja viralização ficou muito conhecida foi a da Coca-Cola, com a legenda: “Toque duas vezes para completar. 😉”. A imagem publicada apresentava a palavra “Eu” e uma garrafa de Coca-Cola. À época, mais de dez mil pessoas completaram a frase com o coração.

Essa simples ação garante não só a viralização de um conteúdo, mas a disseminação de uma marca e o desejo futuro de muitos desses usuários em estabelecer contato a longo prazo.

Apareça na aba explorar

Um dos conteúdos mais úteis do Instagram é a aba “Explorar”. Nela, os usuários da rede social recebem conteúdo personalizado a partir do engajamento que ele tem com o aplicativo e seus seguidores. Dessa forma, o Instagram pensa em levar conteúdo relevante e interessante para seus usuários.

Não são apenas os usuários da plataforma que são beneficiados com o grande desejo de personalização. As empresas podem utilizar dessa incrível aba para produzir e viralizar seus conteúdos. A grande vantagem para as companhias está em levar suas publicações para pessoas que possuem grande possibilidade de gostar do seu conteúdo.

Para que você tenha um conteúdo viralizado a partir da aba “Explorar” do Instagram, é necessário planejar alguns detalhes, uma vez que, normalmente, as publicações mais famosas possuem um certo tipo de padrão.

O primeiro passo para isso é rastrear qual o tipo de imagem que seu público espera, gosta e interage. Siga alguns de seus clientes e seguidores para poder mapear o que, de fato, deve ser feito. A partir disso, você poderá planejar melhor qual o tipo de publicação com mais propensão a ser viralizada.

Outras duas boas ações para aumentar a chance de seu conteúdo aparecer na aba “Explorar” do aplicativo são a programação dos melhores horários para publicação e a criação de call-to-action (chamada para ação) nas legendas.

Quanto à primeira opção, programar horários garantirá que os seus usuários terão acesso à publicação o mais rápido possível após ter sido publicada. Tanto o “Explorar” quanto o feed de notícias dão certa preferência às publicações com engajamento rápido. Isso é, quanto mais rápido seu conteúdo for popular, maior será a chance de ser viralizado a partir do “Explorar”.

Criar um call-to-action nas legendas de imagem pode ser o empurrão cujo seu seguidor necessitava. Uma boa tática é fazer perguntas para incentivá-los a responder e, assim, aumentar o engajamento.

Escolha a hashtag correta

Se você ainda não se convenceu a utilizar as hashtags, está perdendo muito tempo. A simples ação de utilizar somente uma hashtag aumenta, em média, 12,6% do engajamento da publicação. Mas é preciso ter em mente que é necessário escolher bem quais delas utilizar, para se ter resultados ainda mais expressivos.

Como já vimos, a aba “Explorar” fornece ideias de publicações a partir do seu engajamento, ou seja, o algoritmo do aplicativo tenta prever quais são os seus gostos e fornecer imagens e vídeos de que, provavelmente, você gostaria. A partir disso, se você escolher hashtags certeiras, a chance de seu conteúdo aparecer para pessoas que se engajam com elas aumentarão consideravelmente.

É importante registrar que nossas dicas estão relacionadas entre si. Isso significa que a escolha das hashtags não deve ser feita levando em consideração apenas a sua popularidade, mas, principalmente, a sua relevância. Lembre-se de que não procuramos apenas por visitantes, mas por pessoas interessadas em seus serviços e produtos.

Dois programas interessantes para você planejar boas hashtags são Tag It e Magnif. Nos dois casos, o aplicativo mostrará quais são as hashtags do momento para facilitar sua vida.

Após esse conteúdo tão completo, esperamos que tenha ficado claro para você a necessidade de criar conteúdo viral. Mais do que isso, desejamos que tenha entendido como é importante planejar cada passo para que o marketing viral não seja apenas um desejo em sua mente.

Caso seja necessário, veja exemplos de empresas que foram bem-sucedidas com publicações planejadas para serem virais e agregarem maior conhecimento de marca para suas empresas.

Agora que você já tem material para começar a planejar a sua campanha de marketing viral no Instagram, mãos à obra! Na dúvida, nossa equipe está sempre à disposição para ajudá-lo.