Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024?

Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024?

por Stella Caroline

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024? O primeiro passo é ler nosso conteúdo até o final e usar as estratégias que falaremos aqui. 

Este artigo será direcionado para os profissionais de social media, mas é claro que você, como marca ou influenciador, pode se beneficiar desse conhecimento. 

O mais importante é ler até o final para não perder nada. Tudo bem? Temos certeza de que este artigo vai ajudar bastante suas estratégias.

Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024: Primeiros Passos

Neste tópico, vamos discutir os primeiros passos que você precisa tomar como social media para estar na direção certa e descobrir como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024 (seu cliente também!).

Atualize o perfil do cliente

Primeiramente, é necessário atualizar o seu perfil pensando no seu cliente, afinal, muitas vezes não conseguimos o engajamento necessário porque nosso perfil está faltando algum ingrediente essencial.

Por exemplo, é importante deixar informações básicas nos destaques, como feedback dos clientes e informações sobre a empresa. 

Também é essencial ter uma bio chamativa para o cliente, mas direta ao mesmo tempo. Além disso, direcionar o link da sua bio para o seu principal objetivo, seja a venda direta ou um contato no WhatsApp. 

Embora essas modificações pareçam básicas, é justamente do básico que grandes estratégias são criadas, não é verdade?

Esquecer dos fundamentos nunca é uma boa estratégia. Se você deseja saber como criar um perfil perfeito para o seu cliente, clique aqui para ver nosso outro conteúdo.

Concentre-se nas KPIs (Indicadores)

Quando se trata de monetização, as KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave são fundamentais para saber se estamos seguindo no caminho certo com aquele cliente.

Como social media, entendemos que nenhum cliente é igual e toda estratégia, por mais que tenha os mesmos fundamentos, precisa de ingredientes diferentes para aquele cliente específico.

Portanto, é muito importante, antes de elaborar uma estratégia, ter em mente os indicadores-chave. Esses indicadores podem incluir a quantidade de leads obtidos, vendas, visitas, assinaturas de e-mail, entre outros.

Cada estratégia terá um indicador principal, e esse indicador é a bússola da estratégia. Dessa forma, é essencial conversar com o cliente sobre quais são as expectativas dele, ou, com base em sua experiência, você pode sugerir os indicadores principais que seu cliente poderá esperar.

Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024: Principais estratégias

Depois dos primeiros passos é hora de colocar a estratégia em si para funcionar. Abaixo você terá as três principais que pode utilizar ao mesmo tempo, ou seja, uma em paralelo com a outra ou apenas uma.

Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024.

Conteúdo sobre o produto ou serviço

Todo mundo gosta de comprar, mas ninguém gosta de um vendedor, não é verdade? Isso ocorre porque existe um pré-conceito sobre o vendedor de que ele só deseja vender e não oferecer uma solução.

Dessa forma, hoje em dia, as redes sociais refinaram o processo de venda, criando conteúdo sobre o produto ou serviço. Isso significa falar sobre benefícios, curiosidades, como funciona, dicas sobre o serviço ou produto.

Por exemplo, imagine uma oficina mecânica na qual você é o responsável pela gestão das redes sociais e precisa vender os serviços e produtos da oficina.

Você pode compartilhar curiosidades sobre os automóveis mais comuns, dar dicas para evitar problemas com carros e motos, apresentar os melhores produtos e seus benefícios, e mencionar no meio desse conteúdo o serviço ou produto da oficina.

imagem ilustrando o exemplo sobre vendas de moto.

A proporção em cada conteúdo seria de 80% de conteúdo para gerar valor para o potencial cliente e 20% de venda. No entanto, a venda deve ser sutil, com apenas uma citação como “Esse produto que vendemos aqui…” ou “Nosso serviço garante que…”.

Isso vai gerar autoridade e quando o potencial cliente precisar de uma oficina mecânica, no nosso exemplo, já vai ter a do seu cliente como a principal escolha.

O melhor indicador, na nossa opinião, é o número de engajamento, incluindo comentários, curtidas, compartilhamentos, etc. Afinal, a ideia é construir um relacionamento com o cliente a longo prazo e não apenas buscar uma compra direta e imediata.

Monetização sobre a autoridade

Na sessão anterior, discutimos sobre a geração de autoridade e a criação de conteúdo que ajuda o potencial cliente. A estratégia aqui é ganhar dinheiro por meio da monetização do próprio conteúdo.

Em outras palavras, você é pago por anúncios através do IGTV ou do Reels, a opção mais popular no momento. No entanto, é necessário dedicar um bom tempo para criar bastante conteúdo e com um bom roteiro. Afinal, essa estratégia depende da quantidade de visualizações.

Portanto, a melhor forma de atrair mais pessoas é com um bom roteiro e técnicas específicas para o reel.

Entretanto, não é necessário muitos recursos. Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre como gerar criar vídeos incríveis sem muitos recursos.

O melhor indicador aqui é o de visualização, afinal é por visualização que o Instagram especificamente paga. 

Parcerias

Para finalizar nosso tópico, temos a estratégia de parcerias. Ou seja, fazer publicidade para outras marcas nos vídeos do seu cliente.

É claro que não serão dos competidores, mas sim de marcas que complementam os produtos ou serviços do seu cliente. 

Por exemplo, uma doceria que ensina como fazer bolos e vender poderia fazer parceria com fornecedores. Afinal, a própria doceria nesse exemplo usaria os produtos e é fundamental para os clientes que ela quer atingir.

Para isso, é interessante focar em marcas da sua cidade e mostrar os números de engajamento para futuros parceiros, porque o mais importante para eles nesse caso é a visibilidade.

Lembrando que falamos de engajamento, ou seja, não é apenas a quantidade de visualizações. Afinal, o seu caso pode ter poucas pessoas, mas elas são extremamente engajadas.

O melhor indicador nesse caso é o de pessoas que chegaram nas redes sociais, site ou checkout da empresa parceira. Afinal, o resultado delas é o que conta nessa estratégia.

Como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024: Conclusão

Esperamos ter respondido a essa grande pergunta sobre como ganhar dinheiro com o Instagram em 2024. Utilize as estratégias acima e adapte sempre que necessário para o sucesso do seu cliente. Esperamos ter ajudado você nessa trajetória.

Para mais conteúdos e estratégia como essa, visite o nosso blog. Aqui, você encontrará não só as últimas tendências, novidades de todas as redes sociais, mas as melhores estratégias.