Como gravar vídeos em casa de maneira profissional

Como gravar vídeos em casa de maneira profissional


Por Carla Daniel; Revisado por Katarina Nápoles

Publicado em 16 de junho de 2020

É bem provável que o isolamento social tenha prejudicado a sua produção de conteúdo para as redes sociais. Se o assunto é vídeo, a situação fica ainda mais complicada – ainda mais pra quem dispunha de toda uma equipe para fazer a mágica acontecer. Como gravar um bom material em vídeo em casa sem ter equipamentos profissionais, espaço e, em muitos casos, até pessoal pra ajudar nisso?

Uma coisa eu te digo: não é impossível. Vídeos “caseiros” são uma realidade que precede a pandemia (os youtubers estão aí para provar!) e é justamente por isso que as técnicas para gravar um bom vídeo em casa já existem há algum tempo.

Foi pensando nisso que reunimos as melhores dicas (que temos usado aqui no Postgrain) para te ensinar como você pode gravar bons vídeos em casa, sozinho, de maneira simples, eficiente e tendo como resultado um conteúdo praticamente profissional no seu perfil do Instagram. 

Preparados? Então lá vai: 3…2…1… gravando:

 

 

Tá com o celular na mão?

Acreditar que todo mundo tem uma câmera profissional em casa à disposição para fazer vídeos está fora de cogitação, ok? É por isso que nesse artigo vamos focar somente em dicas para gravar bons vídeos pelo celular. Mas é claro, se você tem uma câmera profissional em casa, basta repetir todo o processo e sair com um resultado melhor ainda! =)

Sabendo disso, vamos dividir nosso processo de gravação da forma mais profissional possível: pré-produção, produção e pós-produção!

Pré-Produção

Todo bom vídeo passa por esses três estágios. É claro que em muitos casos essas fases serão longas e, em outros, bem menores ou até mesmo quase inexistentes. Mas tenha em mente que trabalhar minimamente em cada uma dessas fases pode destacar a sua produção no meio de tantas outras que não tiveram o mesmo cuidado.

Como o nome já diz, na pré-produção a gente vai trabalhar em cima de tudo o que precisa estar pronto antes de estarmos com o celular a postos para gravar. Então vamos lá:

1. ROTEIRO: prepare o conteúdo

Não tem jeito: criar um roteiro vai te ajudar muito a gravar um bom vídeo. Tanto na hora de falar pra câmera (ou gravar as cenas) como na hora de editar, já que você vai saber exatamente o que precisa em cada minuto. E isso poupa muito tempo, vai por mim.

Se a sua ideia é fazer da maneira mais profissional possível, você pode fazer uma cópia dos roteiros que usamos aqui no Postgrain e já começar a colocar a mão na massa. Se você precisa produzir um conteúdo simples e rápido, um papel e uma caneta já resolvem: anote todos os tópicos sobre o que você vai falar para não se perder na hora do vídeo (depois é só cortar as pausas, os erros e os momentos em que você estiver olhando para o papel!)

E já que estamos falando sobre o que falar…

Capriche nos segundos iniciais do seu vídeo, fazendo perguntas ao público ou começando com frases chamativas como por exemplo: “Você sabia que muitas empresas estão descobrindo novas formas de gravar vídeos em casa? ou “O que você faria se eu te dissesse que dá pra fazer um vídeo bom, em casa e sem equipamentos profissionais?” 

Assim, você aumenta as chances de captar a atenção dos seguidores logo de cara, mostrando que o seu conteúdo não tem enrolação (e sim, se proponha a fazer um conteúdo sem enrolação pro resto do vídeo). 

Dividir o conteúdo em uma lista também vai deixar o vídeo mais organizado e, consequentemente, mais fácil de ser consumido. E, claro, use o bom senso: o formato lista e “X dicas” não funciona para todos os conteúdos. Se a sua proposta é mais artística ou mais livre, aposta nela sem medo!

 

2. PREPARE O ESTÚDIO: ache um lugar na sua casa

No geral – e você vai entender melhor sobre isso na parte que falamos sobre iluminação – achar um lugar com uma boa incidência de luz solar já é mais do que suficiente. De toda forma, é bom que a gente também considere o que vamos transmitir: é importante que a mensagem que vamos passar tenha conexão com o ambiente que escolhemos para gravar.

Por exemplo, se o seu vídeo fala sobre isolamento, existe um lugar melhor para gravá-lo do que um quarto? Se você vai falar sobre exercícios ou saúde mental, que tal um lugar mais aberto como uma varanda ou uma sala? O seu caso é um monólogo sobre um assunto sério? Uma parede branca já resolve: para este caso, o que precisamos é de foco total em você! 

Quer um fundo mais divertido e criativo? É hora de usar os objetos que você tem em casa pra te ajudar nisso. Separamos algumas referências pra te inspirar. Olha só como uma plantinha, pôsteres e até mesmo papel alumínio já podem dar um ar bem mais profissional:

referências de fundo retiradas do pinterest e do perfil do Instagram da marca Uso Assim

Referências retiradas do Pinterest e da @usoassim

Ah! Lembra de se certificar que o local que você escolheu é minimamente isolado de barulhos externos, beleza? Isso vai ser importante quando a gente for pensar no áudio, mais na frente.

 

3. ARMAZENAMENTO: tá com memória suficiente?

Acredite em mim: quanto mais tempo você tiver para se dedicar ao momento da gravação sem preocupações, melhor vai ser o seu desempenho. Por isso, aqui vai uma dica amiga: verifique sempre o carregamento da bateria do seu aparelho e também se há memória suficiente nele.

A quantidade de espaço de armazenamento aconselhável varia de acordo com cada aparelho, mas a sugestão é ter em média 1,3GB de memória para  cada 10 minutos de gravação.

Vai por mim, é muito chato fazer toda a preparação pra gravar e ter seu vídeo cortado no meio. Ou pior ainda: nem ser salvo! Então, se você não tá com memória suficiente, não se estressa: essa é a hora de fazer um backup das fotos, vídeos e arquivos e liberar o espaço no seu smartphone.

Dito isso, vamos ao passo a passo para preparar seu mini-estúdio-semi-profissional (gostou? :P) e partir para a próxima fase: a de produção!

 

Produção

Essa é a fase da gravação! Com a pré-produção, economizamos tempo e estresse cuidando de tudo o que deveria estar nos trinques para a nossa gravação, para que a gente consiga fazer ela de forma rápida e eficiente. 

Se esse é um bom dia pra você gravar (acredite, isso vai influenciar muito no resultado do seu conteúdo), então vamos afinar os últimos ajustes para apertar no botão de REC.


1. Enquadrando a imagem

Enquadrar bem as cenas do seu vídeo é bem importante para fazer uma gravação de maneira profissional. Se você vai fazer um vídeo falando com a câmera, o legal é sempre manter o smartphone com a lente à altura dos olhos. Se o seu vídeo mistura vários takes ou é mais artístico, vale a pena estudar alguns ângulos ou até mesmo desenhar no papel antes de começar a gravar. 

Para te ajudar a enquadrar, você pode usar um tripé (para gravações com o celular, o modelo GorillaPod é ótimo, além de ser baratinho!) ou fazer da forma mais homemade possível: empilhe alguns livros ou caixas onde seu smartphone possa ficar fixo.


2. Captando o áudio

Estar atento a qualidade do áudio é crucial para chamar a atenção do seu público. Cá pra nós: o áudio é responsável por pelo menos metade da qualidade dos vídeos. E se estamos falando de um monólogo, a importância dele é maior ainda, já que sua mensagem precisa ser transmitida da forma certa. 

Uma boa dica para uma captação profissional de áudio é usar microfones. Aqui vão algumas opções econômicas e fáceis de encontrar:

  • Lapela: modelos como Audio Technica ATR3350 e Microfone Sony ECM-CS3 são boas opções para captação de qualidade do seu áudio. Coloque a lapela por dentro da camisa de forma que o fio não apareça no vídeo e enganche a ponta dela na gola da camisa, pra ficar mais perto da sua voz.
  • Fone de ouvido: alguns fones de ouvido vêm com microfones embutidos! Essa é uma opção simples e fácil de encontrar para direcionar melhor a captação do seu áudio. Basta conectar seu fone no celular antes de começar a gravar e direcionar sua voz para a parte do microfone.

É claro que você também pode usar o microfone que já vem no celular! Só toma cuidado na posição que você vai colocar fixar o seu smartphone, pra não tapar a entrada do áudio, beleza? Isso é muito comum de acontecer com aparelhos que têm o microfone na parte de baixo do celular. 

Se o ambiente que você escolheu para gravar não tem tantos objetos e é bem pequeno, é possível que seu áudio fique com eco no momento da gravação. Uma boa dica para ajudar nisso é usar almofadas ou colchões de solteiro encostados nas paredes (principalmente nos cantos) para diminuir o eco.


3.
Ajustando a iluminação

Já falamos aqui que nada pode competir com uma boa luz do sol, certo? Mas sabia que até mesmo a luz do sol a gente consegue utilizar de maneira profissional? Há algumas dicas para usar o sol da melhor forma possível:

  • Procure gravar num dia encoberto ou nublado. Isso porque as nuvens funcionam como um enorme difusor natural da luz do sol, evitando que ela se concentre num só ponto e faça sombras marcadas em outros.
  • Se o dia está ensolarado, use um rebatedor para deixar seu vídeo mais direcionado e suave. Dá pra fazer isso com uma placa de papelão coberta com papel alumínio, refletores de parabrisa de carro ou até mesmo papel laminado prateado ou dourado sobre um papelão. Posicione o rebatedor exatamente do lado oposto que a luz do sol está vindo, pra que assim você consiga iluminar as partes mais sombreadas do vídeo.
Pessoa utilizando cadeira como rebatedor pra gravar vídeo em casa

Uma cadeira branca sendo utilizada para rebater a luz do sol. Créditos: mylucie.com

 

Mas ok, nem todo mundo consegue gravar de dia ou até pior: é possível que a luz do sol não ilumine bem na sua casa. Para isso, temos algumas dicas de como você pode resolver o problema da iluminação no seu vídeo. Já te digo que você não precisa necessariamente investir em equipamentos caros, hein?

Uma opção bastante utilizada pelas blogueiras é a iluminação oferecida pelos ring lights: um tipo de luz fluorescente e circular que é posicionada por trás do celular ou da câmera e serve para iluminar de forma homogênea o objeto/pessoa a ser gravado. É uma ótima solução (e com opções baratas) para investir! 


4. Configurando o modo da câmera

É comum que as câmeras dos smartphones se ajustem automaticamente a exposição da luz que entra  no sensor. Isso funciona para todos os tipos de iluminação e também com as variações dela, que podem ocorrer durante a filmagem. 

Como estamos usando a nossa casa ou parte dela como estúdio, é preciso ter mais atenção com a exposição da luz para manter a iluminação controlada, isto é, sem ficar variando o tempo todo e criando momentos de sombra e desfoque. 

Para manter a iluminação consistente, configure esta função na câmera do seu celular trocando de modo automático para manual. Assim, você pode inclusive mexer no ISO e no obturador, recursos que vão te ajudara a ajustar a iluminação se você estiver precisando de mais ou menos luz, por exemplo.

Capturas de tela mostrando como ativar a função manual da câmera

5. Use um aplicativo extra

Alguns aplicativos disponíveis no mercado nos ajudam a captar um vídeo e um áudio com mais qualidade do que as configurações que já vem no nosso smartphone. Essa é uma boa opção para fazer gravações sem muitos equipamentos e que pode te surpreender com o resultado!

– Para android, experimente o Open Camera. O app ocupa pouco espaço de armazenamento e ainda tem um visor que indica quanto espaço livre você tem!

– Para iOS, experimente o FilmcPro, app com a opção manual totalmente configurável e o melhor do mercado para iPhone. 

6. Limpe a lente da câmera

E não subestime esse passo! Você pode se surpreender com a diferença que faz gravar um vídeo com uma lente limpa. Além do mais, limpar sua lente é super simples e exige zero esforço: prefira utilizar panos felpudos, uma flanela ou até mesmo papel toalha. Pronto, já é suficiente pra ter uma lente desembaçada!

O objetivo principal é limpar qualquer poeira, sujeira ou gordura que normalmente acumula com o uso diário. Olha a diferença que pode dar:

Diferença entre fotos com uma lenta suja e outra limpa

 

7. Ative o Modo Avião

Outro passo trivial que é muito importante na hora de gravação: lembre-se sempre de colocar seu celular no modo avião. Assim, você evita receber chamadas ou interrupções de qualquer notificação durante a sua gravação.

Acesse as configurações rápidas do seu smartphone e clique no símbolo de avião para ativar a função:

Captura de tela mostrando como ativar o modo avião do celular

 

8. Vamos fazer um teste?

Fazer um teste com um vídeo curto antes de começar a gravar de verdade é super importante pra corrigir qualquer aspecto da sua gravação que ainda precise de ajuste. Confira se a iluminação e o enquadramento estão corretos e se o áudio está sendo captado da forma correta. No caso de resposta positiva, já pode dar o play!

Lembra: é sempre bom esperar alguns segundos pra começar a gravar seu vídeo de verdade e fazer o mesmo antes de parar a gravação. Isso vai facilitar a nossa edição na pós-produção, que inclusive é nosso próximo passo depois que o vídeo estiver gravado 🙂

 

Pós-Produção

É na pós-produção que a gente cuida de todos os detalhes de edição e finalização do vídeo, pra deixar ele prontinho pra ser publicado. É possível que o seu vídeo tenha mais ou menos edições, ou até mesmo que a sua estética peça um vídeo sem edição nenhuma. De toda forma, essa é uma parte importante pra deixar o vídeo com uma cara ainda mais profissional.

1. Use um app de edições

Hoje em dia, há vários aplicativos disponíveis tanto pra Android como iOS que ajudam a gente a editar um vídeo e deixá-lo todo pronto pra ser publicado diretamente pelo smartphone. Essa é a hora de cortar todos os buracos na sua fala pra deixar a mensagem mais dinâmica e clara pra quem tá assistindo. Corte tudo o que for desnecessário do vídeo, dos espaços vazios até informações repetidas. 

Usar um filtro é também uma boa dica pra dar um toque mais chique pro seu vídeo, além de ser uma boa forma de fazer uma correção de cor, se a sua iluminação não tiver sido 100%. 

Aproveite também pra colocar inserções de texto que podem ajudar na absorção do conteúdo por parte dos usuários, como dividir o vídeo em tópicos ou em uma lista de informações. Se tiver um tempinho a mais, aproveite pra legendar o vídeo. Assim, você o torna mais acessível, além de permitir que muitas pessoas possam consumir seu conteúdo sem precisar ligar o som (acredite, muitas vezes isso é importante!).

Nosso app de edição de vídeo queridinho aqui no Postgrain é o Inshot, mas há outras opções tão boas quanto como o Videoleap ou o Vivacut. Testa por aí!

2. Atenção na hora de exportar!

Seu vídeo pode ter sido gravado da forma mais profissional possível, mas se você não souber exportá-lo da maneira correta, pode destruir a qualidade do conteúdo em segundos. Muitos aplicativos já vêm com configurações salvas e, algumas vezes, pode ser que a configuração salva seja a de menor qualidade.

É claro, cada aplicativo e cada smartphone vai funcionar de uma forma diferente, mas antes de exportar verifica sempre se você está aproveitando a melhor qualidade do seu vídeo, beleza? 

Captura de tela mostrando como exportar com a melhor qualidade no aplicativo Inshot

 

Conclusão

Gravar bons vídeos em casa não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na maioria das vezes, basta ter disposição, criatividade e um smartphone. Uma coisa eu te prometo: depois da sua primeira gravação, tudo fica mais prático e fácil de montar.

O mundo dos vídeos online muda constantemente, por isso é muito importante se manter sempre atualizado pra descobrir outras habilidades e se adaptar às novas realidades sem deixar de oferecer seus conteúdos com qualidade.

Ficou com alguma dúvida na hora de gravar um vídeo em casa? Deixa aqui nos comentários que a gente te ajuda! =)