8 Dicas de Como Impulsionar a Interação no Instagram

8 Dicas de Como Impulsionar a Interação no Instagram

por Stella Caroline

Publicado em 04 de março de 2024

“Postei e saí correndo”. Não faça isso se deseja aumentar a interação no Instagram!

Você já postou algo e fechou o Instagram achando que apenas com isso o trabalho já estava feito? Saiba que esse hábito não é nada bom e pode atrapalhar a interação no Instagram. 

Mas o que é engajamento no Instagram?

A rede social da Meta, que atualmente conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, pode ser uma grande vitrine para um produto, serviço, marca ou personalidade. No entanto, para um perfil ou publicação “bombar”, não basta postar, de qualquer jeito e seguir para a próxima atividade. 

Antes disso existe estudo, pesquisa e planejamento e uma estratégia pré e pós publicação para chamar a atenção dos seguidores. 

Nesse artigo vamos falar do que fazer imediatamente depois. Para começar adiantamos que os primeiros 30 minutos após a publicação são cruciais e podem fazer muita diferença no desempenho do conteúdo. 

Mas primeiro, abrindo parênteses, vamos a uma definição de engajamento no Instagram:

“Engajamento é a manifestação de comportamento dos clientes em direção a uma marca ou empresa, que vai além da compra, resultando em condutores motivacionais.” – Marketing Science Institute (MSI) – agora que demos uma mostra do que significado dessa palavra tão em voga, vamos em frente com a pauta. 

Pois então, apertar o botão “compartilhar” não é o suficiente.

Assista também: 

Pensando nisso, separamos 8 dicas simples, mas fundamentais, do que fazer logo após postar um conteúdo e aumentar a interação no Instagram. 

8 Dicas para aumentar a interação no Instagram:

1. Lembre-se de deixar uma pergunta na última linha do texto:

Com isso você estimula as pessoas a interagirem nos comentários. Caso os seguidores não respondam sua pergunta, pergunte novamente, continue estimulando-as, para que aos poucos elas respondam com mais facilidade.

Isso não apenas incentiva uma troca mais aprofundada, como também aumenta a visibilidade do seu post devido à interação contínua.

2. Curta todos os comentários do post anterior:

 Dessa forma as pessoas que comentaram no seu último post podem se sentir motivadas a entrar no seu perfil e podem dar de cara com a nova publicação.

3. Contextualize o seu conteúdo:

É interessante antes mesmo de publicar o conteúdo, introduzi-lo nos stories, fazendo uma sequência avisando e contextualizando o público sobre o que está por vir. 

Compartilhe insights adicionais, curiosidades ou bastidores relacionados ao conteúdo. Não precisa compartilhar o post lá, ok? Mas inclua um call-to-action (CTA) para chamar as pessoas para conferir o material final no feed e alavancar a interação no Instagram. 

4. Responda os comentários nas primeiras horas:

Se você quer que as pessoas deem a opinião delas você precisa incentivar essa ação e estar disponível para a interação. A construção dessa relação é uma via de mão dupla. Por isso, os seguidores (e o algoritmo) esperam que você devolva a atenção que eles estão dedicando a você. 

5. Não esqueça de responder os directs pendentes e novas solicitações:

 O direct é um meio mais direto e particular de comunicação com o público, além de ser uma ferramenta valiosa e aliada quando o assunto é aumentar a interação no Instagram. Os seguidores se sentem mais próximos de você quando quando recebem uma resposta no direct e isso demonstra preocupação e atenção com as necessidades e duvidas deles. 

Resumindo as dicas 4 e 5: Todos querem atenção. Não deixe ninguém no vácuo!

6. Fixe bons comentários:

Alguns tipos de comentários, se fixados, podem gerar mais comentários e fazer com que as pessoas iniciem discussões, que vai fazer a publicação render ainda mais e fazer o tempo útil da publicação se estender. Por isso, sugerimos fixar os 3 comentários mais relevantes. 

Alguns exemplos: perguntas de interesse geral, comentários engraçados e comentários interessantes, com informação, algum conteúdo a mais, elogios significativos ou até mesmo críticas construtivas.

7. Procure sempre engajar com o conteúdo de quem você segue e do seu nicho:

Ao ver uma postagem de alguém que você segue faça questão de curtir e comentar. Afinal, é isso que você deseja que façam com você também. 

A interação através de curtidas, comentários e compartilhamentos de conteúdos da sua área de atuação fortalece sua presença na comunidade e também atrai a atenção de outros usuários que tem interesse na mesma temática

8. Para arrematar, não esqueça de manter o seu perfil sempre em dia:

Isso quer dizer: com foto boa, biografia organizada, com destaques, informações uteis atualizadas e feed atrativo. Esteja sempre preparado para receber as pessoas, caso contrário elas vão passar, mas não vão ficar. 

Acima de tudo o que já foi falado, não esqueça que o Instagram é uma plataforma baseada na interação, e uma estratégia pós-publicação eficaz é imprescindível para manter e expandir a audiência.

As consequências da expansão da audiência é o ganho de visibilidade, autoridade e vendas, no caso de perfis de produtos e serviços.

Leia também: Mitos e verdades sobre engajamento nas redes sociais

Interação no Instagram: bônus 

Além dessas dicas que relacionamos, existem outras práticas que devem ser incluídas na estratégia de marketing de conteúdo para alavancar o engajamento no Instagram, como conhecer o público alvo, elaborar uma linha editorial, estabelecer um calendário, ficar antenado nas tendências, diversificar os formatos de conteúdo, investir em mídias pagas, entre outras.

Não existe fórmula mágica, o resultado positivo vem do conjunto e não apenas de ações isoladas. 

Gostou do conteúdo e que saber mais sobre estratégias para o Instagram? Confira aqui!