Como lidar com críticas negativas no Instagram?

Como lidar com críticas negativas no Instagram?

por Larissa Ferreira

Publicado em 25 de abril de 2025

Como lidar com críticas negativas no instagram com o botão de dislike? Nesse conteúdo vamos mostrar como lidar com esse novo recurso, como transformar dislikes em aprendizado e como usar as críticas para fortalecer a sua marca.

Como lidar com críticas negativas com os dislikes no Instagram?

Como lidar com críticas negativas quando os dislikes estão logo ali para aparecer no Instagram? Os dislikes estão sendo testados e podem aparecer a qualquer momento na rede social como um novo recurso.

Dessa forma, muitos criadores de conteúdo e marcas estão preocupados. Aparentemente, o recurso vai funcionar em vídeos, posts e comentários. Semelhante ao que vemos no Youtube ou Reddit. 

Entretanto, até o momento, está sendo comentado que o dislike será visto apenas pelo criador do post, reels ou comentário.

Ou seja, mesmo que o público não veja, o impacto emocional pode ser real. Você já imaginou abrir seu post e encontrar uma enxurrada de dislikes? Isso pode afetar sua confiança.

Principalmente quando sua conta está no início. É possível que a ansiedade tome conta, mas é importante lembrar que os dislikes não são necessariamente um problema.

Críticas nem sempre significam fracasso. Muitas vezes, são oportunidades de crescimento. Em qualquer lugar as pessoas vão oferecer feedback, mas não se trata de algo pessoal muitas vezes. 

Filtre o que for construtivo e descarte o que for apenas hate gratuito. O Instagram já possui recursos para bloquear ou silenciar usuários mais agressivos, mas é fundamental reconhecer os dislikes e qual a motivação por trás deles.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre o botão de dislike no Instagram, aqui mostramos como vai funcionar.

Como lidar com críticas negativas: Como transformar dislikes em aprendizado?

Agora que você entendeu como os dislikes vão funcionar, vamos mostrar como lidar com críticas negativas as transformando em aprendizado. Para isso, siga as dicas abaixo:

  • Análise padrões: Verifique se os dislikes aparecem mais em certos temas, se a frequência aumentou ou existe um público específico que sempre reage de forma negativa.
  • Leia comentários e interaja: Na maioria dos casos, os dislikes namoram comentários que explicam a motivação da insatisfação. Responda de forma profissional e aberta os comentários respeitosos e silencie os comentários que apenas visam atacar.
  • Teste novas abordagens: Se um conteúdo recebe muitos dislikes, tente repostar em um novo formato, o mesmo vale para criativos em campanhas.

Além disso, experimente fazer enquetes nos stories para entender melhor o que o público realmente quer ver. Essa escuta ativa evita ruídos e aproxima ainda mais a comunidade.

Você também pode comparar conteúdos parecidos que tiveram reações diferentes. O que mudou? Foi a legenda? O tom? O horário de postagem? Tudo isso pode ser avaliado e melhorado com o tempo.

Pequenos ajustes fazem uma grande diferença. Lembre-se: até os maiores criadores já erraram e ajustaram a rota. Tá tudo bem em aprender no caminho, na verdade esse é o caminho que todos nós passamos.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre algoritmo no Instagram, aqui mostramos como resetar para mais inspiração!

Como lidar com críticas negativas: Como usar dislikes para fortalecer a marca?

Agora que você entendeu como lidar com críticas negativas, vamos mostrar como usar os dislikes para fortalecer a marca.

Mostrar transparência

Algo deu errado, como uma opinião ou informação errada dada pela marca, é interessante assumir o erro e corrigir. 

Lembre-se pessoas seguem pessoas nas redes sociais, se sua marca se humaniza ao ponto de admitir erros, isso é na verdade positivo.

Além disso, quando você reconhece uma falha de forma transparente, cria conexão e passa confiança. Já viu quando um influenciador diz “eu errei, aprendi e tô corrigindo”? Isso costuma gerar empatia.

Principalmente se imaginarmos e compararmos um criador de conteúdo ou marca que segue no mesmo erro. Além de não gerar empatia, geralmente afasta seguidores e alcance.

Uma simples storie explicando a situação e mostrando a correção pode transformar um erro em oportunidade de engajamento. Clique aqui e confira nosso outro conteúdo sobre como adicionar um banner direto no link do Instagram com esse novo recurso

Criar conteúdos baseados no feedback

Dislikes não necessariamente são ruins, são feedbacks. Com certeza na sua empresa nem todo o feedback é positivo, mas é fundamental para todos melhorarem. 

O seu superior provavelmente já chamou sua atenção para um processado errado, mas isso não te faz um mal profissional, não é verdade? Da mesma forma, dislikes em determinado post é um sinal para mover de direção.

Com isso em mente, verifique quais temas recebem mais dislikes e ajuste seus conteúdos para isso. Às vezes temas políticos, opiniões pouco populares ou tendências que não se conectam ao seu perfil podem ser deixados de lado.

Dessa forma, você transforma uma crítica silenciosa em uma ferramenta de melhoria contínua. Por exemplo, se vídeos mais técnicos receberem mais rejeição, talvez seja hora de simplificar a linguagem ou mudar o formato.

Ou se um certo assunto sempre causa resistência, vale a pena repensar o ângulo da abordagem. Lembre-se: feedback é combustível para evolução, mesmo quando vem em forma de dislike.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre marketing de relacionamento, aqui mostramos como construir conexões duradouras e impulsionar resultados

Utilizar feedback para inovar

Empresas que escutam seus clientes conseguem criar produtos e serviços mais alinhados com as expectativas do mercado. Isso vale também para o conteúdo nas redes sociais.

Quando você presta atenção nas reações, inclusive nos dislikes, está, na verdade, ouvindo seu público. Por exemplo, se uma campanha não engajou como esperado, talvez a linguagem usada não tenha a conexão com quem você queria atingir.

A melhor solução é o ajuste, teste de novo e observe a resposta. Além disso, abrir espaço para sugestões e mostrar que você realmente considera a opinião dos seguidores aumenta o senso de comunidade. 

Quando uma marca ou criador de conteúdo cria uma comunidade, ele consegue fazer seus conteúdos ganharem voz com seus seguidores também. Fique de olhos abertos para cada feedback, eles são parte da sua comunidade.

Este artigo sobre como lidar com críticas negativas no instagram foi útil para você? Compartilhe com sua equipe! 

Além disso, explore outros conteúdos valiosos em nosso blog e fique por dentro de estratégias de sucesso para alavancar as métricas do seu marketing e vendas.

Banner de divulgação do Zapmizer, uma plataforma de gestão do WhatsApp.