Ícone do site Postgrain

Como melhorar a qualidade da foto: 7 ferramentas pra isso

Como melhorar a qualidade da foto

Todo mundo já passou pela situação de querer usar uma foto mas ela estar em baixa resolução, né? Seja aquele arquivo que você recebeu pelo WhatsApp e perdeu a qualidade ou uma imagem que você está procurando no Google e simplesmente não consegue encontrar em melhores condições.

E quem trabalha com Instagram, uma rede social essencialmente visual, sabe que a qualidade de uma imagem é muito importante pra compor um bom conteúdo!

Felizmente, existem alguns jeitos de tentar consertar o problema e melhorar a qualidade da foto que você deseja usar, e é isso que vamos te ensinar aqui.

Foto com má qualidade prejudica o engajamento no Instagram?

O Instagram nunca se pronunciou oficialmente sobre a resolução das imagens ser ou não um fator de peso para o algoritmo na hora de determinar a distribuição dos conteúdos, mas isso não significa que a qualidade da imagem não faz diferença pro usuário.

Imagens nítidas, com boa resolução, tendem a prender mais a atenção dos usuários positivamente. Afinal, quando estamos rolando o Feed e passando por diversos conteúdos, paramos naquele que mais chama nossa atenção, e uma boa foto com certeza atrai mais olhares do que uma de baixa qualidade.

Além disso, imagens com qualidade passam um aspecto mais profissional ao seu conteúdo e vão agregar valor à sua marca, principalmente quando um usuário entrar no seu perfil pela primeira vez e avaliar a organização e qualidade do seu Feed. Por outro lado, imagens ruins podem dar um ar de amadorismo e afastar os usuários.

Como evitar fotos com má qualidade ou em baixa resolução?

Calma, vamos chegar na parte das ferramentas pra te ajudar! Mas o ideal é sempre evitar esse tipo de situação já que esses sites e apps serão apenas “gambiarras” pra te ajudar a dar uma aparência de melhorar qualidade nas imagens, mas nem sempre resolverão o problema ou deixarão a imagem em um estado ideal.

Por isso, antes queremos te dar algumas dicas de como não passar por isso.

Claro, existe uma série de configurações de fotografia em uma câmera que podem prejudicar ou beneficiar a qualidade da sua imagem. Mas, deixaremos esses tutoriais pros fotógrafos profissionais. Aqui, vamos te ensinar jeitos simples de garantir que você não vai precisar de nenhuma ferramenta pra melhorar suas fotos.

Vai tirar uma foto? Dê muita importância à luz

Uma boa iluminação e uma câmera posicionada na direção certa da luz são as melhores formas de garantir que sua foto sairá na melhor qualidade possível!

Por isso, procure locais iluminados pra tirar fotos e preste sempre atenção em de que direção a luz está vindo, pra que você posicione seu objeto ou pessoa a ser fotografada na melhor posição possível pra não sair com uma foto estourada.

Se você estiver em um ambiente noturno ou com pouca iluminação, a dica é recorrer pra outras fontes de luz. Pra isso, você pode ativar o flash, usar um refletor ou outra fonte de luz externa ou até mesmo improvisar. Por exemplo, por que não pedir pra alguém ligar a lanterna do celular e apontar para onde você quer fotografar? Isso já vai ajudar (e muito!) a sua foto a não sair sem nitidez.

Precisa enviar ou receber uma foto? Evite o WhatsApp

A gente sabe que o WhatsApp é, sem dúvidas, a forma mais prática e rápida de enviar fotos. Mas, as imagens enviadas por lá tendem a perder um pouco a resolução no meio do caminho e, se não tiverem uma boa qualidade pra começo de história, ela não vai chegar na qualidade ideal.

Por isso, se precisar enviar ou receber algum arquivo priorize sempre ferramentas pelas quais você possa compartilhar uma imagem mantendo a qualidade original. Alguns exemplos são o E-mail, Drive, Dropbox ou o WeTransfer. Também existe a opção de você compartilhar por Bluetooth ou AirDrop, caso esteja junto da pessoa e queira algo mais rápido e direto.

Mas, o WhatsApp seja a única alternativa no momento, opte por enviar a imagem como arquivo selecionando Anexos > Documento. Assim, o tamanho real do arquivo fica preservado.

Como encontrar fotos com boa qualidade no Google? Configure suas buscas!

Na hora de buscar uma foto no Google, é comum que a gente se depare com várias imagens de qualidade ruim ou no mínimo duvidosa no meio do caminho. Pra garantir que você só vai encontrar os maiores tamanhos e melhores resoluções, você pode configurar isso nas buscas da ferramenta.

Se estiver pelo computador:

  1. Digite o termo de busca e clique em pesquisar
  2. Abra a aba de Imagens
  3. Clique em “Ferramentas”
  4. Selecione “Tamanhos”
  5. Escolha “Grande”

Já pra quem for pesquisar usando um celular ou dispositivo móvel, o passo a passo pode ser ainda mais simples:

  1. Digite o termo de busca e clique em pesquisar
  2. Clique nos três tracinhos do canto
  3. Selecione “HD”

.

Pra quem usa bancos de imagem, principalmente os pagos, normalmente as fotos já vem com ótima qualidade e os próprios sites já oferecem a opção de você baixar o arquivo em diferentes resoluções, a depender da sua necessidade. Pra garantir a máxima qualidade possível, fique sempre de olho nos maiores tamanhos e certifique-se de que a opção certa está selecionada antes de fazer o download.

Agora sim, vamos as ferramentas!

6 sites e apps pra melhorar a qualidade da foto

1. Let’s Enhance

O Let’s Enhance é uma das ferramentas mais populares pra melhorar a qualidade de uma foto, além de ser uma das pioneiras no serviço. O site utiliza uma inteligência artificial para automaticamente aumentar os pixels de uma imagem de 2x até 18x, a depender do arquivo, e possui uma interface intuitiva e de fácil navegação.

Ele conta com planos pagos, mas também oferece a opção de melhorar a qualidade de até 5 imagens por conta gratuitamente. Então use com sabedoria!

2. Fotor

Com o Fotor, você consegue melhorar uma imagem com apenas um clique. A ferramenta gratuita promete nivelar a textura da imagem, pra dar um aspecto de maior resolução, além de ajustar o contraste e realce de cores automaticamente.

Além do site, está disponível também nas lojas do iOS e Android.

3. Remini | iOS e Android

O app é popular por ser rápido e fácil de usar e está disponível para iOS e Android. Por lá, você pode melhorar a qualidade de até 5 imagens por dia na versão gratuita e aumentar o tamanho de uma imagem em até duas vezes (não podendo exceder o limite de 4096 pixels. Ele também ajuda a dar uma cara melhor a fotos tremidas, diminuindo a sensação de borrão.

4. Deep-image

O Deep-imagem usa inteligência artificial para aumentar o tamanho das imagens em até 4 vezes sem prejudicar a qualidade. A ferramenta também conta com a opção de remover ruído das fotos e otimizar a variação de cores para dar um aspecto de melhor resolução. Na versão gratuita, o limite são de 5 imagens por usuário, enquanto nos planos pagos o limite de imagens varia a depender do valor.

5. Photo-enlarger

O PhotoEnlarger aumenta o tamanho de uma imagem em até 4 vezes sem prejudicar a resolução. É possível mudar a imagem para outros formatos e proporções mantendo a qualidade o máximo possível e de maneira gratuita. É uma boa opção para quando você tem uma foto que está em tamanho pequeno (em pixels) e precisa aumentá-la para usar em um espaço mais amplo sem perder a qualidade.

6. Instagram

O próprio app da rede social possui uma ferramenta de edição simples que já ajuda a dar uma melhorada no aspecto da imagem. Ela não vai fazer milagre, mas se o que você precisa é apenas de um retoque então dá pra contar tranquilamente com os recursos de Estrutura e Nitidez pra isso. Pra usar é bem simples:

  1. Abra o app
  2. Vá em criar novo post pro Feed
  3. Selecione a imagem
  4. Clique em “Avançar” e em seguida em “Editar”
  5. Procure pelas ferramentas de “Estrutura” e/ou “Nitidez” e vá testando em diferentes níveis até chegar em um resultado que te agrade

Dicas bônus: uma boa edição pode salvar sua foto!

Se mesmo depois de usar alguma dessas ferramentas você ainda não estiver totalmente satisfeita com o resultado, tente editar aspectos técnicos da imagem no seu app de edição preferido. Aplicativos de edição como o VSCO, Lightroom, Snapseed (iOS e Android) e Polarr possuem opções bem amplas de configuração de imagem, como: nitidez, saturação, brilho, exposição, contraste, sombras, etc.

Vá mexendo aos poucos em cada um deles até que sua imagem pareça melhor! Às vezes, apenas corrigir uma iluminação “estourada” ou corrigir a nitidez e contraste já faz toda diferença.

E aqui vai uma dica pessoal: você pode apostar em um efeito granulado pra “disfarçar” a má qualidade da foto.

O efeito, que você pode encontrar em quase todos os apps de edição, adiciona uma camada de granulação à imagem (como o nome já indica), como se ela tivesse com uma espécie de ruído por cima — mas, nesse caso, proposital. Ao menos assim, vai parecer que esse aspecto na sua imagem foi uma escolha pessoal e você ainda garante um charme retrô pra ela ?

Viu só?

Mesmo quando tudo parecer perdido, tem como melhorar aquela imagem que você quer tanto usar e garantir que o seu conteúdo vai sair com boa qualidade.

Mas lembre das nossas dicas lá do começo e tente sempre garantir imagens em boas resoluções pra nem precisar recorrer a essas ferramentas já que, a depender da qualidade da foto, em alguns casos pode não ter salvação.

Você conhece alguma outra ferramenta pra isso?

Deixa a dica aqui embaixo nos comentários pra gente testar também!

Sair da versão mobile