Como Remover a Confirmação de Leitura do Direct no Instagram [2024]

Como Remover a Confirmação de Leitura do Direct no Instagram [2024]

por Larissa Ferreira

Publicado em 06 de março de 2024

Como Tirar a Confirmação de Leitura no Instagram: Novidade 2024!

Neste conteúdo, responderemos à dúvida de como desativar a confirmação de leitura no Instagram, fornecendo um passo a passo completo que será mostrado abaixo. 

Além disso, neste artigo, você vai conhecer as limitações ainda presentes no recurso e as vantagens de remover essa funcionalidade, seja você um usuário ou uma marca.

Como Tirar a Confirmação de Leitura no Instagram: Por que remover?

Recentemente, o Instagram introduziu a possibilidade de desativar a confirmação de leitura de mensagens. Isso significa que quando alguém enviar uma mensagem para você, essa pessoa não verá a notificação “Visto” abaixo da mensagem.

Essa mudança foi um grande alívio para a maioria dos usuários, especialmente aqueles que utilizam outros aplicativos de mensagens como o WhatsApp, que já possuem esse recurso há bastante tempo. 

Na verdade, é até incomum encontrar alguém que ainda utilize esse recurso de leitura em outros aplicativos.

No próximo tópico, vamos mostrar como você pode realizar esse processo, mas antes, queremos discutir se essa é a melhor escolha para a sua marca.

Como usuário, você provavelmente só terá vantagens, já que a pressão social associada à confirmação de leitura desaparece e você pode interagir na rede social com total liberdade.

No entanto, sua marca pode enfrentar alguns problemas com o uso desse recurso, dos quais vamos falar a seguir. Tudo isso é baseado em nossa avaliação e experiência, por isso queremos trazer essa discussão até você.

Confirmação de Leitura no Instagram

Como Tirar a Confirmação de Leitura no Instagram: É positivo para sua marca retirar?

A grande dúvida que surge é se é positivo para uma marca retirar a confirmação de leitura. Afinal, os clientes podem estranhar a ausência de uma notificação dentro das mensagens diretas (DMs) se a mensagem foi enviada ou lida pela empresa.

Nossa recomendação é a seguinte: se você tem apenas uma pessoa para responder as mensagens da sua marca, é interessante manter a confirmação de leitura ativa. Afinal, é comum haver atrasos quando apenas uma pessoa está cuidando desse aspecto.

Entretanto, se a sua empresa possui uma equipe capaz de responder aos clientes em questão de 5 minutos, pode ser interessante desativar essa opção. 

Afinal, a equipe pode visualizar a mensagem quantas vezes forem necessárias e buscar recursos rapidamente para responder de forma mais completa e atender todas as necessidades daquele cliente.

De qualquer forma, o nosso recurso de gerenciamento de interações é fundamental. Na nossa plataforma, você poderá, com esse recurso:

  • Salvar respostas frequentes para perguntas frequentes do seu cliente
  • Responder aos seguidores por meio de palavras-chave, organizando e trazendo mais produtividade para o time
  • Todos os membros da equipe podem usar esses dois e todos os outros recursos, cada um no seu dispositivo

Clique aqui e saiba mais de todos os nossos recursos da nossa plataforma e crie uma conta gratuitamente.

Como Tirar a Confirmação de Leitura no Instagram: Tutorial Completo!

Agora vamos abordar a principal dúvida deste conteúdo. Neste tópico, forneceremos um tutorial completo sobre como desativar o recurso.

É importante ressaltar que você precisa estar com a última versão do aplicativo para seguir este tutorial. Portanto, acesse a sua loja de aplicativos (Google Play ou Apple Store) e atualize o aplicativo, se necessário.

Além disso, este tutorial só funcionará em dispositivos móveis, ou seja, smartphones e tablets. Em outras palavras, até o momento, não é possível desativar a notificação de leitura pelo computador.

Passo 1: Abra o aplicativo e vá até o seu perfil

Primeiramente, abra o Instagram no seu dispositivo e vá até o seu perfil, clicando no canto inferior direito da sua tela para acessar. Em seguida, clique no menu no canto superior direito, representado por três traços.

Passo 2: Vá até “Configurações e privacidade”

Após clicar nos três traços, um menu flutuante irá aparecer no canto inferior da tela, com várias opções. Procure e clique em “Configurações e privacidade”. Dependendo da sua versão do Instagram, essa pode ser a primeira opção no menu flutuante.

Após clicar em “Configurações e privacidade”, uma nova lista de opções será exibida na sua tela. Procure pela opção “Mensagens e respostas ao story” e clique nela.

Passo 3: Desative a opção

Após clicar em “Mensagens e respostas ao story”, um novo menu com mais algumas opções será exibido. Procure pela opção “Mostrar confirmações de leitura”.

Em seguida, será aberto outro menu com apenas uma opção até o momento, que é “Confirmações de leitura”. Clique sobre o interruptor azul da opção para que ele fique cinza. Quando estiver cinza, significa que a opção está desativada.

Como Tirar a Confirmação de Leitura no Instagram: Limitações, problemas e como solucionar

Como mencionamos no início do nosso conteúdo, trata-se de um recurso novo da rede social. Portanto, é importante ter em mente que não é um recurso perfeito e ainda possui algumas limitações.

Por exemplo, esse recurso não é válido para mensagens enviadas no modo temporário. Ou seja, aquelas mensagens de visualizações únicas mostrarão a confirmação de leitura. 

Afinal, no modo temporário, a ideia é enviar mensagens que não se deseja que a pessoa tenha a possibilidade de replicar ou enviar para outras pessoas diretamente.

Além disso, até algumas semanas atrás, esse processo era feito de forma individual, ou seja, era necessário desativar esse recurso por pessoa. Felizmente, isso mudou, como explicado no tutorial acima.

Isso mostra que o Instagram está ativamente melhorando o recurso, mas algumas modificações levarão tempo para funcionar. Além disso, não é esperado que esse recurso funcione perfeitamente nas primeiras semanas. 

Apesar de não ser confirmado, é provável que ocorram alguns bugs aqui e ali, mas nada alarmante. É apenas parte do processo de implementar um novo recurso em uma rede social.

Mantenha seu aplicativo atualizado

Por todos os motivos que mencionamos anteriormente, é fundamental manter o seu aplicativo sempre atualizado para que esses problemas sejam corrigidos e você possa desfrutar de todos os novos recursos que ainda serão lançados no Instagram.

Ao manter o seu aplicativo atualizado, você reduz as chances desses defeitos ocorrerem e evita situações constrangedoras. 

Além disso, esse conselho vale para qualquer novo recurso que possamos abordar no futuro, em qualquer plataforma.

Se você deseja ver mais conteúdos informativos e interessantes como este, visite o nosso blog. Aqui nós falamos sobre marketing digital, redes sociais e novas tecnologias.