Ícone do site Postgrain

Venda mais no Instagram com essas 3 checklists

Como vender pelo Instagram

O Instagram é uma excelente plataforma pra qualquer negócio que deseja expandir suas vendas online. Seja um serviço autônomo, uma loja local ou um e-commerce que atende todo o país: estar presente por lá hoje em dia já não é um diferencial, e sim uma necessidade.

Pra começar, quer vitrine melhor do que uma rede social com mais de meio bilhão de contas ativas em todo o mundo, sendo que 90% dessas seguem ao menos uma empresa?  E além de vitrine ideal, o Instagram se tornou também uma importante etapa da jornada de compra do cliente. Enquanto pensam em adquirir determinado produto ou serviço, os usuários recorrem cada vez mais as redes sociais pra se informar melhor antes de tomar uma decisão. 

Segundo pesquisa da Opinion Box, 50% dos entrevistados já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram e 60% costumam acompanhar o conteúdo de empresas que gostam. Sobre o tipo de conteúdo que as pessoas mais têm buscado por lá, esses foram os dados encontrados por um estudo apresentado pelo Facebook em 2019:

A seguir, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para vender mais no Instagram e impulsionar seus números, com um passo a passo completo pra te ajudar a otimizar o seu perfil, planejar conteúdo e aproveitar o melhor dos recursos que a rede social oferece.

Como vender mais no Instagram:

Primeiro passo:
Otimizar seu perfil

Primeiramente, se você ainda não usa uma conta profissional, é importante mudar seu perfil pra essa modalidade pra ter acesso a mais recursos do Instagram pra negócios, como dados, insights e o Instagram Shopping, por exemplo.

Agora vamos aos detalhes! Pensando nas informações presentes no seu perfil, cada campo deve ser preenchido de maneira estratégica. Utilize cada um desses espaços a seu favor pra que os usuários te encontrem facilmente e logo de cara entendam do que se trata o seu negócio. 

Aí vai um checklist de como você pode otimizar seu perfil:

Certifique-se de que a foto representa bem a sua marca e que os elementos da imagem sejam visíveis mesmo quando vistos em tamanhos menores. Se a sua marca é você mesmo, uma foto nítida (e sem texto) já resolve! 

Escolha um que seja simples e memorável, pras pessoas lembrarem com facilidade. Caso o nome da sua marca não esteja disponível, uma boa opção é utilizar um complemento que não vá complicar muito o user e sim te ajudar a ser encontrado mais facilmente. 

No caso do seu negócio ser um restaurante ou uma loja de roupa, por exemplo, acrescentar os termos “restaurante” ou “loja” podem ser bons complementos e também ajudam seu perfil a ser encontrado com facilidade na busca do Instagram.

Você pode colocar apenas o nome da marca ou produto, mas outra possibilidade é usá-lo como uma expansão do nome de usuário, destacando o segmento ou diferencial da marca. Pense em algo que as pessoas também usariam como termo de pesquisa pra te encontrar no Instagram. Por exemplo: “roupas femininas”, “comidas saudáveis/fitness”, etc.

A bio é a descrição mais detalhada do seu serviço, produto e/ou marca, e um importante espaço para você falar sobre o propósito da empresa e oferecer mais especificações. Assim como o nome de exibição é uma extensão do de usuário, a bio pode ser trabalhada como um complemento.

Dá também pra incluir no final da sua descrição um CTA (Call To Action) forte, chamando as pessoas pra tomar alguma ação. Algo como “faça seu pedido”, “compre aqui”, “acesse”, “conheça nossos produtos”, etc.

O tão famoso link na bio! Pra escolher o link de destaque, lembre que cada marca tem uma necessidade diferente. Pra quem atende clientes pelo WhatsApp, uma url que os leva diretamente pra o chat facilita bastante a conversão e pode ser a melhor escolha. Se as vendas são feitas através de um e-commerce, use o espaço pra incluir o link pro site.

Caso ache relevante ter mais de um link, uma solução eficaz é o uso de sites que te dão opção de fazer uma lista simples e compacta de todos esses endereços, como o Linklist, oferecido pelo Postgrain de maneira totalmente gratuita. 

Dá uma olhada em exemplos de perfis que cumprem bem esse checklist:

Segundo passo:
Criar conteúdo de qualidade pro Instagram

Como já dissemos, o Instagram é uma das melhores vitrines que o seu produto ou serviço pode ter, por isso pense bem em como apresentá-lo e de que maneiras você pode agregar valor ao que está sendo oferecido (e não estamos falando somente do valor financeiro!). 

Ao invés de simplesmente chegar pedindo que as pessoas comprem a você, pense em conteúdos que tenham relevância pro seu público alvo. Não venda apenas o seu produto, mas também a importância, utilidade e diferenciais do que está sendo ofertado. Pra essa etapa, também montamos um checklist pra te guiar:

Solte a criatividade e explore o máximo de espaços possíveis que o Instagram oferece, mas evite repetir o mesmo conteúdo em todos eles. Feed, Stories, Destaques, IGTV, Reels… Cada formato tem seus pontos fortes e conteúdos que se destacam mais, por isso pense qual é a melhor forma de falar sobre um produto ou serviço em cada um deles.

A primeira impressão é a que fica. Então garanta que seu feed é bem organizado e transmite logo de cara a identidade da sua marca, além de deixar seu produto em evidência. Isso vai desde o uso de cores, até o estilo das imagens (que podem ser mais minimalistas, mais divertidas, mais gráficas, etc.). Uma boa dica pra unificar as fotos no seu feed e criar uma “harmonia” entre os posts é eleger um preset único ou destacar elementos da sua marca nas imagens. Um exemplo disso é o que o Nubank costuma fazer com a cor roxa ou a Sallve com os tons pastéis adotados pela marca.

 

Uma imagem vale mais que mil palavras. Mas isso não quer dizer que as palavras não são importantes! Construa textos claros e explicativos nas suas legendas e até na própria imagem, se for o caso. Fale do produto que está sendo mostrado. Se o seu negócio for de comida, por exemplo, descreva o sabor único daquele prato, destaque que é feito com ingredientes selecionados ou sugira que aquela comida é uma ótima opção pra pedir e reunir os amigos em casa, por exemplo.

Você pode também usar gatilhos mentais pra convencer o usuário do valor da sua marca ou levá-lo a realizar alguma ação específica, como baixar um material, acessar um site, um perfil ou realizar uma compra. Esse tipo de argumentação é a chave de um bom Copywriting, que utiliza métodos capazes de tornar sua oferta irresistível.

As hashtags são um importante mecanismo de segmentação de conteúdo e vão ajudar os seus posts no Instagram a serem encontrados com mais facilidade. Escolha termos que tenham a ver com o seu negócio e que não sejam muito genéricos, mas que tenham um bom volume de buscas na plataforma.

Defina quantos posts você pretende fazer por semana. Não existe uma regra ou número certo, vai de acordo com o que funciona melhor pra rotina e pro negócio de cada um. Porém, manter uma boa frequência atrai mais visibilidade e faz com que o seu perfil seja sempre lembrado. Mas também sem exageros, hein? Priorize a qualidade, e não a quantidade.

Uma dica pra conseguir manter a frequência e a qualidade dos posts sem precisar ficar se preocupando nos dias de folga ou botando aquele alarme pra tocar todo dia que tem que entrar post novo, uma boa dica é agendar seus posts com plataformas como o Postgrain! Assim você garante a constância do seu conteúdo e que tudo vai sair como planejado.

Terceiro passo:
Utilize os recursos disponíveis pra vender mais no Instagram

Pronto. Agora que você já sabe como otimizar seu perfil e criar um planejamento pro seu conteúdo, é hora de aproveitar os recursos que o Instagram oferece para as contas profissionais traçarem estratégias de sucesso pra crescer na plataforma e vender mais. Aqui, nossa checklist inclui três deles: o Instagram Shopping, Instagram Ads e o Instagram Insights.

O recurso liberado em 2018 é um dos queridinhos para quem vende online. Com a funcionalidade, os perfis podem ativar links para os produtos e serviços mostrados dentro da própria publicação, como uma espécie de etiqueta clicável.

A maior vantagem do Instagram Shopping é a diminuição da barreira entre os usuários e a conversão em compras, que pode ocorrer até mesmo dentro da própria plataforma. Outro benefício é que a funcionalidade ganhou um espaço especial na aba Explorar, aumentando o alcance dos produtos “etiquetados”.

Se você ainda não configurou o Shopping na sua conta, ensinamos aqui o passo a passo completo pra fazer isso!

Através do Instagram Ads, você pode impulsionar posts ou veicular anúncios tanto no Feed quanto nos Stories, explorando o formato de vídeos mais curtos, carrosséis e fotos únicas. A funcionalidade pode ser configurada direto do Instagram, pros casos mais simples, ou através do Gerenciador de Anúncios do Facebook, que oferece opções mais robustas para os usuários. 

Com o recurso, é possível aumentar o tráfego e reconhecimento da sua marca, conseguir mais cliques, conversões, instalações de aplicativos, entre outras opções. Além disso, a principal vantagem da ferramenta de anúncios é poder segmentar o público que você pretende alcançar, para garantir que eles terão o perfil certo pro seu negócio.

São infinitas as possibilidades de segmentação, podendo filtrar seu target por idade, gênero, localização, interesses, status de relacionamento, dispositivos de acesso e muitos outros recortes. Dá também para trabalhar com públicos personalizados, como focar em pessoas que já converteram antes ou que acessaram seu site mas não concluíram a compra.

Se você quer entender melhor como configurar uma campanha no Instagram Ads, quanto investir e que tipo de conteúdo trabalhar nos anúncios, o Postgrain tem um guia completo pra te ajudar a conseguir os melhores resultados com as campanhas digitais.

Todo perfil profissional, seja ele de um influencer ou de uma empresa, tem acesso a todas as métricas da conta a partir do Instagram Insights, que permite que o usuário acompanhe o desempenho do perfil no Instagram e consiga traçar estratégias a partir disso.

Não precisa enlouquecer querendo ser incrível em cada uma das métricas mostradas lá. O ideal é entender quais são os dados mais importantes pros seus objetivos e pro seu negócio. Defina quais são os mais relevantes pra você, ou seja, qual o seu KPI = Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance).

Vamos supor que você está vendendo um e-book e seu objetivo com o Instagram é aumentar o número de downloads. Você pode disponibilizá-lo no seu link da bio e ter como um dos seus KPIs o número de Cliques no site, que seriam quantas pessoas acessaram o link na sua bio a partir de cada post. Dessa forma você consegue entender melhor que tipo de posts mais têm atraído as pessoas a clicarem lá. Pra facilitar a leitura dessas métricas, gere relatórios de tempos em tempos pra acompanhar os resultados e ver o que pode melhorar e o que tem funcionado. Com o Postgrain você visualizar todos esses dados pelo computador e fazer o download dos relatórios. 

Conclusão

É importante entender que criar uma base forte no Instagram pra torná-lo uma plataforma de vendas pro seu negócio pode levar um certo tempo, afinal, é um processo que precisa ser construído aos poucos. No entanto, se tudo for feito com cuidado e estratégia, os resultados podem trazer um bom retorno pra suas vendas, fazendo todo o trabalho ter valido a pena.

Vale lembrar também que, além de não ser imediato, todo esse trabalho feito pensando em como vender mais no Instagram deve ser contínuo. Ele nunca acaba, apenas se aprimora com o tempo. Por isso é importante estar sempre de olho nas tendências do Instagram e do mundo dos negócios virtuais pra manter as estratégias atualizadas e cada vez melhores!

Sair da versão mobile