Conteúdo Para a Páscoa: 7 ideias para se inspirar

Conteúdo Para a Páscoa: 7 ideias para se inspirar

por Stella Caroline

Publicado em 19 de março de 2024

Conteúdo Para a Páscoa: 7 ideias para preparar as campanhas marketing e vender mais

Falar da importância de montar um planejamento de marketing digital e um calendário de conteúdo pode parecer senso comum, mas nunca é demais reforçar.

Essa preparação antecipada contribui para se ter uma visão mais macro do negócio e dos passos que serão dados em busca do sucesso no mercado. 

Um dos pontos que deve estar dentro desse planejamento são as datas comemorativas.

Explorar os dias festivos pode ser uma ótima oportunidade para alavancar um negócio em determinadas épocas do ano. 

Por exemplo, não dá para passar em branco pelo Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, sem realizar nenhuma ação especifica.

Isso também vale para a páscoa, que está já batendo na porta e é um período propício para fortalecer sua marca, aumentar o vínculo com a audiência e impulsionar as vendas. 

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre: 

  • Planejamento para datas comemorativas e a importância desse conteúdo direcionado;
  • Possibilidades para uma campanhas para a Páscoa;
  • Conteúdos e campanhas inspiradoras;

Para começar, vamos falar sobre os primeiros passos: 

  1. Antes de tudo é preciso ter as datas comemorativas mapeadas;
  2. Analise o mercado, o público e a concorrência: esse estudo pode ser uma ótima fonte de inspiração, de compreensão das possibilidades e estímulo para a criação de campanhas que tenham potencial de viralizar;
  3. Busque referencias nas ações de sucesso realizadas anteriormente pela empresa;
  4. Defina o propósito e o formato da campanha;
  5. Elabore um plano que inclua estratégia, execução de campanhas e logística; 

Essas são algumas orientações que valem para todas as datas comemorativas.

Mas, pensando no conteúdo para a páscoa, o que pode ser feito? 

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio brasileiro

A expectativa é que 2024 será o quarto ano seguido de alta nas vendas, com crescimento de 4,5%. 

Considerando esses dados, campanhas criativas para atrair o público durante as semanas que antecedem e durante o dia propriamente dito são fundamentais.

Pensando no mais óbvio, claro que o segmento que trabalha com vendas de chocolates e doces é o mais beneficiado, seguido pelas vendas de bacalhau e vinhos. No entanto, outras áreas também podem aproveitar o hype. 

Os restaurantes podem dar destaque aos pratos à base de peixes e frutos do mar para atrair as pessoas que não comem carne nesse período.

Alguns estabelecimentos podem atuar para atingir as pessoas que preferem presentear com flores, livros, entre outros produtos, em detrimento do popular chocolate. 

Além do ato de presentear com ovos de páscoa e chocolates, outra possibilidade é estimular o sentimento de renovação e gratidão que é exaltado nesse feriado. Até porque, a data, em sua origem, tem um significado religioso. 

Essa abordagem pode ser explorada por qualquer negócio com publicações e stories em seus perfis oficiais nas redes sociais e campanhas publicitárias em outros canais. 

Lembrete: Deixe todo o conteúdo programado com antecedência. Com o Postgrain você consegue fazer isso e aproveitar muitas outras funcionalidades que vão facilitar o seu trabalho. 

Aproveite e use o cupom POSTBLOG para GANHAR 30 dias grátis!

Conteúdo Para a Páscoa: 7 Ideias que podem ser aplicadas por diferentes tipos de negócios

  • Faça uma parceria com uma marca de chocolate e crie um produto exclusivo que só pode ser encontrado em sua loja;
  • Realize sorteios de cestas de páscoa personalizadas com seus produtos;
  • Aproveite os dias que antecedem o domingo de páscoa que também fazem parte do feriado. Por exemplo: Promoções e divulgação de produtos que os clientes possam aproveitar durante o feriado prolongado;
  • Para entrar no clima, use elementos temáticos, como ovos, coelhinhos, pegadas e cenouras em e-mails, redes sociaisLanding Pages e outros materiais de divulgação;
  • Para o ramo da alimentação, uma boa dica é preparar e divulgar um cardápio especial de páscoa;
  • Estimule a interação com o público através de concursos ou sorteios e entrega de brindes; 
  • Envie e-mail marketing e mensagens na Páscoa.

Campanhas especiais de páscoa para te inspirar

1 – Lacta – Memórias 

Essa campanha foi realizada em 2022 e foi inspirada na história real do menino Joaquim e do Vô Juan que sofre de lapsos de memória enquanto joga xadrez com o neto.

Na história, o neto utiliza os pedações de chocolate para substituir as peças de xadrez.

Assista a campanha aqui: “Lacta, cada pedacinho aproxima”

2 – 99 – Abra o ovo e descubra seu desconto

Nessa ação a 99 enviou mensagens promocionais para os clientes. Uma ótima forma de criar conteúdos para a páscoa aproveitando a temática em alta para se relacionar e fidelizar o cliente.

3 – Perfil da Kopenhagen

O Feed do Instagram da Kopenhagen com conteúdo para a páscoa, totalmente temático e explorando os diversos formatos da rede. 

Conteúdo para a páscoa

4 – Perfil da pedagoga e psicopedagoga Cristiane Emer Paloshi

Saindo um pouco das grandes marcas, esse é um exemplo de conteúdo para a páscoa, educativo e relacionado ao período festivo no perfil da pedagoga e psicopedagoga Cristiane Emer Paloshi.

Viu como as possibilidades são as mais variadas para produzir um conteúdo interessante, atrativo, vender mais e angariar mais clientes.

Se você ainda não produziu nada, aproveita nossas dicas e corra atrás do tempo perdido. A páscoa já está chegando e você não quer deixar essa oportunidade só para o ano que vem, não é? 

Gostou do conteúdo?  Continue acompanhando o nosso blog para conferir muito mais!