Os conteúdos colaborativos no TikTok são uma grande novidade, e neste artigo vamos falar tudo que sabemos sobre esse evento até agora, incluindo quem descobriu e novamente a discussão sobre se isso é uma cópia de um recurso do Instagram.
Conteúdos colaborativos no Tiktok: Como o recurso vai funcionar?
Esse novo recurso da plataforma vai permitir que todos os usuários convidem até cinco perfis diferentes para colaborar em uma única publicação, e com isso os criadores podem dividir a autoria do conteúdo.
Isso pode ser feito com todos os usuários publicando o mesmo vídeo em seus respectivos perfis, mas não havia um recurso integrado como esse.
Aumento de visualizações
Com até cinco contas publicando o mesmo vídeo, os seguidores de cada conta assistirão ao mesmo vídeo. Dessa maneira, o vídeo terá cinco vezes mais visualizações do que teria normalmente. Com mais visualizações, o vídeo terá mais curtidas, comentários e será salvo mais vezes.
Esse impacto cinco vezes maior beneficiará bastante a mensagem do vídeo. Por exemplo, empresas podem utilizar esse recurso para criar conteúdo junto aos criadores de conteúdo diretamente, aproveitando todo o impacto que eles já possuem nas redes sociais e multiplicando os resultados.
Ganho de um novo público
Com até cinco contas publicando o mesmo vídeo, necessariamente todos os perfis que publicam serão expostos a um novo público. Dessa forma, algumas dessas pessoas podem seguir alguns desses perfis agora ou no futuro.
Em outras palavras, não é apenas um grande aumento de visualizações em apenas um conteúdo, mas sim um aumento de visualizações no futuro com esse aumento de seguidores.
Afinal, essas pessoas serão recomendadas aos outros conteúdos do seu perfil e podem interagir, gostar e seguir. É claro que não acontece da noite para o dia, mas é um efeito de médio prazo.
Fortalece o algoritmo
TheSpAndroid é um site focado no sistema android, com notícias, guias, dicas e muitos mais sobre o sistema. O mais interessante é que feito pelo estudante indiano assembleDebug.
Ao verificar a versão 34.1.15, assembleDebug conseguiu a informação que falamos anteriormente. De acordo com ele, o recurso vai funcionar da mesma forma que é atualmente no Instagram.
Para quem não sabe ou não costuma utilizar a rede social, o Instagram estabeleceu o sistema de conteúdos colaborativos onde um post de uma pessoa aparece no perfil da pessoa que colaborou.
Esse recurso é relativamente recente na rede social da Meta e pode ser feito por quatro perfis diferentes. Ou seja, o TikTok não só vai expandir o sistema de duetos no modelo do Instagram, mas como vai aumentar a quantidade de pessoas envolvidas.
Além disso, de acordo com assembleDebug, também será possível sair da colaboração e retirar o conteúdo do seu perfil com apenas um clique, facilitando qualquer interação entre os usuários.
Apesar de trazer mudanças relevantes, os conteúdos colaborativos também terão algumas limitações. No próprio site, assembleDebug descreve que a ferramenta só poderá ser usada no máximo quatro vezes por mês.
Quando chegará esse novo recurso?
Por ser um recurso que ainda não possui interface gráfica visível pelos usuários, ou seja, uma tela com essas informações para ser usada, podemos presumir que ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento.
É claro que não é possível saber com toda certeza essa informação, mas isso é um forte indício de que ainda não veremos esse recurso tão cedo.
Dessa forma, não podemos dizer exatamente como vai funcionar e, se estiver mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento, naturalmente mudanças podem acontecer no futuro.
Por exemplo, essa quantidade de pessoas pode aumentar, o recurso pode valer para mais conteúdos ou apenas para alguns, entre outras mudanças.
Porém, assim que sair qualquer informação sobre esse ou qualquer outro novo recurso de uma rede social, nós falaremos aqui. Por isso, é fundamental que você acompanhe nosso blog.
Conteúdos colaborativos no Tiktok é uma cópia do recurso do Instagram?
Esse novo recurso do TikTok fez com que voltasse à velha discussão desde a chegada do Snapchat: As redes sociais roubam recursos uma das outras? Entretanto, roubar não é a palavra certa.
Afinal, só seria roubar se o código fonte de uma rede social fosse copiado e colocado em outra rede social. Entretanto, cada uma dessas empresas possui desenvolvedores competentes que criam o código desde o início.
Dessa forma, não se trata de roubar, mas sim de uma adaptação do que está funcionando atualmente. A ideia não é um problema, afinal isso acontece em todas as indústrias. Se pensarmos no setor automobilístico, imagine se apenas uma empresa pudesse criar carros de quatro rodas?
Apenas uma empresa poderia criar carros com tetos? Uma empresa poderia criar carros com cintos? Só haveria uma empresa e não um setor inteiro.
É claro que o desenho industrial dos carros, ou seja, o modelo do carro deve ser único porque traz a característica do produto e o mesmo cabe às redes sociais. Todas têm suas diferenças, mas compartilham conteúdos porque estão nos mesmos setores.
Gostou do nosso conteúdo sobre o Tiktok? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais novidades das redes sociais e saber exatamente quando vai sair o recurso!