Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
09/05/2019
às 15:00

Destaques do Instagram: como usar e personalizar

Algumas informações merecem durar mais tempo que um story de 24h. Foi pensando nisso que o Instagram criou, no início de 2018, os Destaques: um recurso que permite ao usuário deixar vários stories fixados no perfil por tempo indeterminado.

Como ficam bem abaixo da biografia de cada perfil, os destaques são perfeitos pra gente colocar as informações mais importantes sobre o nosso negócio ou simplesmente pra chamar a atenção de quem está visitando o perfil pela primeira vez.

Nesse artigo vamos te ensinar como criar seus próprios destaques, como deixá-los bem feitos e personalizados e ainda listamos oito formas para você começar a utilizar agora! Vem ler!

Por que os Destaques do Instagram são importantes

Assim como as informações da bio, os destaques do Instagram estão em lugar privilegiado do perfil. Por conta disso, o recurso é super importante pra direcionar os seguidores ou novos visitantes ao melhor do seu conteúdo, o que pode incentivá-los a apertarem o follow.

Os destaques devem funcionar como vitrines da curadoria do que você já produziu, além de ser um ótimo recurso para fixar informações importantes sobre o seu negócio. De quebra, ainda é uma maneira de expressar a identidade visual da sua empresa e manter o perfil do Instagram coeso.

Como fazer Destaques para o Instagram

Qualquer story que você postar pode virar um destaque no seu perfil, mas o ideal é que você crie capas personalizadas pra deixar tudo bem organizado. Além de fortalecer a identidade visual da sua marca, capas personalizadas chamam muito mais atenção, vai por mim!

Parte 1 – Como criar um Destaque personalizado

Atualmente, vários programas e aplicativos disponíveis na Web permitem que a gente crie imagens e ilustrações. Nesse artigo, escolhemos te ensinar a fazer as capas a partir do Canva que, na nossa opinião, é hoje o aplicativo mais simples de usar para quem não tem experiência com design.

Exemplifiquei com o Canva Web, mas você também pode baixar a versão do aplicativo para celular, que está disponível para iOS e para Android. Acompanha o passo a passo:

1. Dentro do Canva, clique em Criar um design e, depois, escolha a opção Story do Instagram

Criando um design no Canva Web2. Clique em Fundo e depois em +Cor sólida para escolher a cor que melhor combina com a identidade visual da sua marca e do seu perfil no Instagram. Aqui no Postgrain, escolhemos a cor amarela:

Escolhendo um fundo pra capa de destaque

3. Selecione a aba Elementos, que fica no menu ao lado esquerdo. Aqui você vai pesquisar a figura que quer colocar como capa. Para esse exemplo, escolhi o megafone.

Escolhendo um elemento pra capa do destaque

4. Clique no elemento que desejar e centralize o ícone na imagem. Você também pode escolher uma cor para o ícone, basta clicar nele e em seguida selecionar uma cor no menu superior.

Mudando a cor do ícone de destaque

Dica: você também pode baixar ícones disponíveis em sites como o Flaticon ou Adobe Spark e utilizar algum vetor que você mesmo tenha criado. Para inserir na imagem, basta clicar em Uploads e subir o ícone.

Incluindo um ícone do seu computador

5. Se quiser fazer mais de uma capa por vez, basta clicar em Adicionar nova página. Quando concluir todo o projeto, clique em Baixar no canto superior direito da página. Aqui você vai escolher o formato do arquivo. Sugerimos utilizar sempre PNG ou JPEG.

Salvando o projeto no computador

 

Parte 2 – Como subir capas de Destaques no Instagram

Antes de tudo, você precisa se certificar que está salvando seus stories no arquivo do Instagram para que eles possam permanecer ativos por mais de 24h. Desde que a função “arquivo” foi lançada, o Instagram tornou o ativamento padrão para todos. Mas se em algum momento você desabilitou a função, será necessário ativá-la novamente.

Para isso, acesse as Configurações do seu perfil e clique em Privacidade e Segurança. Selecione a aba Controles do story, desça a tela e ative a opção Salvar em itens arquivados.  

Habilitando o arquivo de stories no Instagram

 

Atenção aqui: se você ligou o arquivo de stories somente agora, apenas os que foram postados nesse momento estarão no arquivo, certo? Não é possível recuperar stories de quando você ainda não tinha a função arquivo habilitada. Para acessar seu arquivo, basta clicar no símbolo de relógio que aparece no perfil e escolher Arquivo de Stories.

Acessando o arquivo de stories

A partir daqui, todo o processo para destacar stories e salvar suas capas só pode ser feito pelo celular. Então, se você criou as capas pelo computador (como fizemos aqui), passe as imagens para o celular. Hoje em dia não é mais necessário postar a capa nos Stories para destacá-la. Mas se você preferir, basta seguir esse passo a passo:

  1. Publique a imagem de capa no seu Stories, normalmente;
  2. Clique no ícone Destaque, que fica no canto inferior direito;
  3. Escolha criar um Novo Destaque;
  4. Dê um nome para o Destaque e, depois, clique em Adicionar.

Criando um novo destaque no Instagram

Outra maneira de criar um destaque é fazendo diretamente pelo seu perfil. Dessa maneira, não é necessário postar sua capa, mas você precisa ter postado pelo menos um story que vai ser destacado:

  1. No seu perfil, clique no ícone + Destaque
  2. Escolha pelo menos um Story para destacar e clique em Avançar
  3. Dê um título para o seu destaque e clique em Editar Capa para subir a imagem que você criou. Depois, basta clicar em Concluir.

Subindo uma capa de Destaque no Instagram

Se você já tem um destaque criado e só quer mudar a capa dele, também é possível fazer isso sem postar nada nos stories:

  1. Clique e segure no Destaque;
  2. Clique em Editar destaque e depois em Editar capa;
  3. Clique no ícone de imagem que aparece logo em seguida e escolha a capa a partir da sua galeria.

Editando a capa de um destaque no Instagram

8 formas de usar os Destaques do Instagram

Se tudo é destaque, nada é destaque. Agora que você já sabe como personalizar suas capas e como organizar os destaques no Instagram, é a hora de começar a pensar no que exatamente você vai destacar no seu perfil.

De pequenos negócios locais à plataformas que vendem soluções online, sempre dá pra usar os destaques ao nosso favor e de acordo com o que a marca precisa. Aqui você confere uma lista com oito maneiras de usar os destaques. Avalie qual ou quais dão o melhor match com o seu perfil e mãos à obra!

1. Destaque as principais informações do seu negócio

Se você tem um negócio no Instagram e passa o dia inteiro respondendo às mesmas perguntas, como qual o horário de funcionamento do seu estabelecimento, ou qual o endereço dele, se aceita cartão etc. os destaques podem te ajudar – e muito!

Claro que uma boa forma de diminuir esse trabalho é com o recurso de respostas rápidas, mas você também pode fixar todas as respostas pra essas questões diretamente no seu perfil.  

Como exemplo, temos o restaurante Udon, que deixa as perguntas frequentes bem acessíveis para os usuários. Eles colocam o endereço de cada unidade, informações sobre vagas de emprego no restaurante, explicações sobre o delivery e ainda dedicam um destaque só para tirar as dúvidas mais frequentes dos clientes sobre o rodízio de sushi. Legal, né?

Perfil do Udon dedica um destaque para perguntas frequentes

2. Categorize os melhores conteúdos do seu perfil

Quando se trabalha com produção de conteúdo no Instagram, os Destaque dos Stories são perfeitos pra gente categorizar tudo o que é produzido em tópicos e apresentar de uma forma bem mais fácil para os seguidores e novos usuários acessarem.

Mas não esquece do que falamos sobre exageros: não é legal destacar absolutamente TODO o conteúdo que foi produzido com um tema em específico. Faça uma curadoria dos melhores stories.

Também tenha cuidado na hora de criar essas categorias: escolha apenas os melhores assuntos para destacar. Aqui no Postgrain categorizamos os destaques com o que nossos seguidores mais gostam de ver no perfil: dicas rápidas, perguntas e respostas e bastidores do trabalho aqui no escritório, por exemplo.

Perfil do Postgrain destaca os melhores conteúdos

3. Destaque produtos e serviços

Tenha você um restaurante, um bar, uma loja, uma marca de roupas ou até mesmo um software que seja vendido pela Internet, destacar cada produto que você vende é uma ótima forma de criar um catálogo mais fácil de ser visto e ainda chamar atenção das pessoas pros seu negócio.

Se seu catálogo de produtos é gigante, priorize os itens que você vende mais e detalhe cada um deles nos destaques. O perfil do Galo Padeiro, por exemplo, tem um destaque pra cada categoria de produto que é mais vendida, como pães, croissants e saladas. Dentro de cada destaque, eles detalham as variações dos produtos.

Detalhe seus produtos nos Destaques como o Galo Padeiro

4. Destaque coleções ou conjuntos de produtos

Para quem tem uma loja de roupas fica difícil destacar todos os produtos, né? Uma boa solução em relação a isso é destacar suas coleções. Assim, você consegue expor seus produtos e, ao mesmo tempo, criar uma consistência, sem deixar nada bagunçado.

A loja Oush usa os destaques sempre que lança uma coleção com uma nova estampa. Bem fácil de achar:

Divida seus destaques em coleções

5. Destaque os melhores tutoriais

Muitos perfis no Instagram criam conteúdos em tutorial. E destacar eles é a melhor forma de organizar seu perfil e torná-lo ainda mais chamativo! O melhor de tudo é que esse tipo de Destaque leva as pessoas para um conteúdo interativo e super fácil de ser consumido.

O perfil da loja Contém Glitter, por exemplo, criou tutoriais simples e rápidos de como utilizar glitter em maquiagens pro dia a dia. Tem melhor forma de vender seu produto do que mostrar exatamente como ele pode ser usado?

Destaque tutoriais no Instagram

6. Destaque as avaliações do público

Se seus clientes são apaixonados pelo o que você faz ou vende, é possível usar isso ao seu favor definitivamente com os destaques! Assim, sempre que alguém novo chegar, ou até mesmo aquela pessoa que está em dúvida, os destaques com as avaliações positivas podem dar uma força a mais.

Para ir além, experimente colocar links nos stories que leve os usuários pra cada produto descrito em cada avaliação. Dessa forma você deixa tudo na mão dele, basta clicar pra ter acesso e comprar o que você vende.

Destaque as avaliações positivas dos seus clientes

7. Destaque lançamentos, promoções e sorteios

Independente de quais stories você destacar no perfil, essa dica pode te acompanhar sempre. Muitas vezes alguém pode encontrar seu @ por conta de uma promoção ou sorteio que você divulgou, então deixe isso em fácil acesso logo de cara.

Assim todo mundo que cair no seu perfil por conta disso pode consumir outros conteúdos da  página mais facilmente.

Use os destaques para fixar seus sorteios e últimos lançamentos

8. Destaque parcerias

Se você costuma fazer muitas parcerias, está sempre em contato com influencers e tem o costume de associar seus produtos a um rosto conhecido, os destaques também podem te ajudar com isso.

Seja uma colaboração de marcas ou uma proposta criada para um influencer específico, destaque! Todos os usuários que vierem a partir dessas outras marcas ou por meio desse influenciador, vão poder te conhecer melhor.

A Colcci faz isso muito bem e ainda com um toque extremamente profissional nos stories. Perceba como a marca usa fotos como capas, mas todas estão em preto e branco e são super bem produzidas.

O perfil da colcci destaca as parcerias da marca

Truques dos Destaques

A gente tem ideia de algumas dúvidas que podem ter surgido na sua cabeça até aqui. Por isso, pra que ninguém saia desse artigo sem respostas, lá vai:

Quantos stories posso destacar?

O Instagram permite que você adicione até 100 stories em cada destaque. Se seu destaque já tiver 100 stories e você adicionar mais um, o primeiro story do destaque será removido e voltará ao arquivo.

Posso destacar stories muito antigos?

Como já disse nesse artigo, você só pode destacar os stories postados desde que começou a arquivá-los. Se você nunca desativou essa opção, então você pode utilizar stories de desde dezembro de 2017, época em que o Instagram lançou o recurso.

Como organizar a posição de cada destaque?

Sempre que você cria um destaque novo, ele fica com prioridade no perfil, na frente de todos. Isso também acontece quando você adiciona um story novo em algum destaque. Automaticamente esse destaque é “atualizado” e, então, toma a primeira posição do perfil.

Assim, sempre que você quiser trazer um destaque pra frente, basta atualizá-lo com algum story. Se não tiver nada pra postar de novo e quiser deixá-lo com prioridade mesmo assim, destaque um story e apague logo em seguida. Funciona!

Conclusão

Se tem um recurso do Instagram que é flexível, esse recurso é o dos Destaques do Instagram. Há várias maneiras de utilizá-los no seu perfil e o bom uso só traz benefícios: uma identidade visual mais coesa, oportunidade de conquistar novos seguidores e um lugar onde os usuários podem entrar sempre pra te conhecer melhor.  

Diz aí nos comentários: você já usa os Destaques do Instagram? Quais stories você destaca?