Cadastre-se
Por
Postgrain
22/05/2018
às 10:56

Como fazer destaques personalizados no Instagram

No início do ano o Instagram lançou os Destaques (Stories Highlights), que consiste em deixar quantos stories o usuário quiser, fixados no perfil, por tempo indeterminado. Aquele lance de um story sumir em 24h acabou.

Mas isso você já sabe, né?

Os Destaques de Stories são ótimas maneiras de compartilhar informações importantes sobre sua marca diretamente no seu perfil do Instagram e deixá-las fixadas para impactar todos que visitarem seu perfil. Por isso a funcionalidade foi se aperfeiçoando cada vez mais e, hoje em dia, faz parte da composição e layout dos perfis.

Como os Highlights ficam bem abaixo da sua biografia, você pode usá-los como artifício  para chamar a atenção dos seus seguidores. Uma ótima maneira de fazer isso é criar capas personalizadas que se alinham à sua marca.

Quer aprender como fazer isso?

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-gif

Antes de tudo

Você precisa escolher as categorias que vão aparecer nos seus Destaques. Seu perfil fala de moda e beleza? Que tal mostrar aos seus melhores tutorias de make e looks do dia?  Seu perfil é um restaurante? Que tal destacar os bastidores da produção do seu famoso prato ou a promoção do dia? Você é um influenciador digital? Mostre seus stories mais comentados, seu dia a dia e rotina.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain

Para saber quais os conteúdos merecem ser destacados, analise qual deles teve melhor recepção pelo público que te segue. Essas informações você pode acessar pelos Insights do Instagram Business.

Outra forma de escolher o que vai para os Highlights é identificar quais conteúdos seus são perenes, ou seja, não tem prazo de validade, não vão ficar velhos nunca. Até porque não vale destacar um grupo de stories que não traga mais valor pros usuários porque já ficou velho, né? Foque nos conteúdos duradouros e que sejam importantes de serem vistos por todo mundo que acessar seu perfil.

Categorias escolhidas, agora é hora de personalizar a capa de cada Destaque:

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-gif

Nota: Para produzir esses layouts, escolhemos a versão web do Canva (já até falamos sobre ele aqui), mas você também pode fazer esse tutorial pelo celular usando o aplicativo do Canva, disponível para Android e iOS. Clicando em “Sua História” e assim ele já faz a arte no tamanho certinho do Instagram Stories ou você também pode fazer as capas personalizadas no programa de edição de imagens que você preferir, ok?

Parte I

Criando o fundo da sua capa

  • Abra o Canva Web e clique em “Criar um design” e depois “Usar dimensões personalizadas”.
  • O tamanho para uma história é 1080 × 1920, em uma proporção sempre de 9:16.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canva

 

Escolhendo o melhor ícone

  • Escolha a cor de fundo relacionada a sua marca na aba lateral “Fundo”.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canva

  • Em seguida clique na aba “Elementos” e digite o nome do ícone relacionado à uma das categorias escolhida.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canva

 

Nota: Vamos usar o exemplo de um perfil de restaurante e, assim, escolher um ícone relacionado a este tema.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canva

Inserindo legenda

  • Ícone escolhido, centralize a figura (caso queira alterar a cor, basta clicar no quadradinho de cor, como mostra a foto abaixo).
  • Depois, basta clicar no botão de “+ Adicionar nova página” que o Canva faz uma cópia do arquivo anterior, com as mesmas dimensões e cores. Assim você pode criar novas páginas com novos ícones, sem perder as configurações já criadas.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canva

Nota: É possível também adicionar uma texto na capa, basta clicar na aba lateral “Texto” e escolher a tipografia que mais combina com a sua marca ou perfil. Você também pode alterar as cores e tamanhos no menu localizado no topo da página.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canvaFormato de arquivo

  • Depois de concluir todas as capas, clique em “Baixar” no canto superior direito da tela.
  • Nesse mesmo local, você pode escolher o formato do arquivo (png, jpg, gif, ou pdf), recomendamos baixar em png ou jpg.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain-canva

Parte II

Publicando no Instagram Stories

  • Para salvar uma capa personalizada nos seu Destaque, é necessário ativar o Arquivamento de Histórias no seu Instagram. Acesse “Configurações”, “Configurações de story” e ative a opção de “Salvar em itens arquivados”.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain

  1. Transfira as capas personalizadas para a galeria do seu celular.
  2. Publique todas as capas nos seus Stories.
  3. Clique em “Destacar” no canto inferior direito.
  4. Na tela seguinte, dê um nome para a sua categoria e conclua.

 

Confira o passo a passo:

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain

Nota: É possível editar todas as categorias segurando no Destaque e clicando em “Editar Destaque”. Você pode aumentar ou diminuir a imagem, centralizar e trocar o nome da categoria. Lembre-se de não apagar o Story para que ele entre nos “Itens Arquivados”, ok?
destaques-personalizados-no-instagram-postgrain

  • Você também pode adicionar uma capa personalizada a um Destaque que já existe, basta clicar em “Editar destaque” e adicionar a story da capa escolhida.

destaques-personalizados-no-instagram-postgrain

Prontinho!

Agora o seu perfil ou perfil da sua marca no Instagram terá uma cara nova e será muito mais interessante para atrair novos visitantes.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Conta pra gente.  💙 ⚡ 😊