Dia da Mentira no Instagram: Como Aproveitar? [2024]

Dia da Mentira no Instagram: Como Aproveitar? [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 01 de abril de 2024

Dia da Mentira na Estratégia do Instagram: Como Fazer e ter Ótimos Resultados?

O dia da mentira na estratégia do Instagram pode ser uma ótima oportunidade para trazer ótimos resultados para o perfil da sua marca ou dos seus clientes. Nesse conteúdo, vamos falar quais as melhores estratégias e cuidados que se deve ter ao aderir a essa estratégia do Instagram.

Dia da Mentira na Estratégia do Instagram: Por que pode ser uma ótima opção?

O dia da mentira pode ser uma ótima opção para seu perfil ou da sua marca porque nesse dia todo mundo está comentando sobre esse tema. Com isso, você possui várias vantagens:

  • Alto volume de busca sobre o dia da mentira.
  • Mostrar seu perfil para uma gama de novas pessoas pelo alto volume de busca e pelo sistema de recomendação do Instagram.
  • Fazer uma campanha de marketing criativa e assim gerar mais vendas para seus produtos.

Nesse tópico, vamos falar sobre algumas campanhas de marketing que tiveram ótimos resultados no 1º de abril para você ver que pode sim gerar ótimos resultados.

Dia da Mentira

Google Maps Pac-Man (Come Come)

No dia primeiro de abril de 2015, o Google habilitou a opção para que seus usuários pudessem jogar Pac-Man (Come-Come) no Google Maps. Uma forma de humor interessante que gerou mais visitas para o serviço da Google e fez usuários de outros aplicativos conhecerem.

O Whopper de Chocolate

Dois anos depois, em 2017, o Burger King fez uma campanha de marketing criando “O Whopper de Chocolate”, um sanduíche que vinha com cobertura de chocolate. Apesar de ter sido uma campanha muito interessante, ela em especial trouxe uma lição que vamos compartilhar mais ao final do nosso conteúdo.

Seth Rogenn da Netflix

Já no ano de 2018, a Netflix decidiu fazer uma brincadeira com vários trailers e teasers falsos, deixando os fãs do ator Seth Rogen intrigados, parecendo que todos os filmes do ator seriam agora da Netflix. 

A Netflix não brinca em serviço e até mesmo criou uma página do IMDb fictícia para levar a brincadeira a um novo nível. Para quem não sabe, o site IMDb é uma forma de checar quais atores estão em determinadas produções, sejam filmes ou séries.

Dia da Mentira na Estratégia do Instagram: Quais as Melhores Práticas para esse Dia?

Agora que você entendeu as vantagens do dia da mentira como parte da sua estratégia e até mesmo grandes marcas que utilizaram, vamos para as melhores práticas que você pode começar no seu perfil.

Aproveite para fazer um desconto

Uma das melhores práticas para esse dia é oferecer um desconto para seus clientes. Uma ótima forma de fazer isso é oferecer um desconto significativo e destacar que pode parecer mentira, mas o desconto é real. 

É uma ótima forma de aumentar o alcance e, principalmente, conquistar mais clientes por meio dessa estratégia. Recomendamos que faça um post no Instagram, mas concentre a divulgação do desconto nos stories.

  • Mostre depoimentos de clientes que aproveitaram o desconto por meio dos stories com prints de mensagem, por exemplo.
  • Faça piadas saudáveis relacionadas a como o desconto é bom, mas é limitado apenas para aquele dia, para gerar escassez.
  • Se possível, mostre bastidores da empresa no dia da mentira com colaboradores tentando determinar qual história de outros colaboradores é verdadeira ou não, mas mantenha o bom tom.

Faça brincadeiras saudáveis

Muitos memes são utilizados nessa época do ano para fazer referência a eventos do passado ou do dia a dia com aquele toque de mentira em todos eles. A dica aqui é conectar sua marca a todos eles de forma saudável, fazendo referência a esses eventos relacionados aos produtos, serviços, situações recorrentes, etc. Por exemplo:

  • Fazer um meme da reação dos clientes que pensaram que o desconto era realmente uma pegadinha, mas era verdade.
  • Utilizar um gif de animação para os clientes que aproveitaram o desconto no dia da mentira.

Crie jogos em suas publicações

Jogos são muito comuns no dia da mentira. É interessante fazer jogos para determinar qual história é verdadeira ou falsa sobre perguntas relacionadas à sua marca ou à profissão de social media, se for o seu caso. 

O interessante é oferecer um brinde, promoção ou produto de graça para a primeira pessoa que acertar todos os jogos nas publicações. É uma ótima forma de reconhecer os clientes mais engajados. Alguns exemplos interessantes são:

Dia da Mentira na Estratégia do Instagram: Cuidados que se Deve ter Nesse Dia

Apesar do dia da mentira ser uma ótima estratégia para gerar resultados, é necessário ter alguns cuidados fundamentais para proteger a sua marca e não passar dos limites.

Evites brincadeiras de mal gosto ou temas sensíveis

Piadas, brincadeiras, pegadinhas ou qualquer tipo de conteúdo ou interação para o seu Instagram deve ser de bom gosto. Ou seja, evitando polêmicas, sem ferir ninguém e passando longe de temas sensíveis. 

Esse é um dia para que todos consigam rir e aproveitar, portanto, manter o bom tom com colaboradores, clientes e seguidores é fundamental para que a estratégia funcione.

Deixe claro que é uma brincadeira

Lembra que falamos do Burger King no início? Aparentemente, a empresa foi denunciada por propaganda enganosa. Portanto, é importante deixar uma marca d’água ou uma sinalização que aqueles conteúdos são uma brincadeira. 

É fundamental que as pessoas saibam disso para não perder a confiança na marca e evitar problemas com a justiça. Não precisa ter medo ou evitar a estratégia, é apenas um cuidado fundamental que você já teria com qualquer outra estratégia da sua marca.

Monitore a reação do público

Outro aspecto fundamental é monitorar a reação do público com a estratégia para esclarecer qualquer problema que ocorra. Afinal, agir rapidamente é a melhor forma para corrigir qualquer mal-entendido.

Recomendamos a nossa plataforma porque só ela possui um recurso de monitoramento para cada interação do seu perfil. Clique aqui e confira todos os recursos da nossa plataforma por menos de R$21,00 por perfil. 

Gostou do conteúdo sobre o dia da mentira? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais!

Leia também:

GANHE o seu bônus clicando aqui!