Drex: A moeda digital do Brasil que vai revolucionar as transações financeiras!

Drex: A moeda digital do Brasil que vai revolucionar as transações financeiras!

por Larissa Ferreira

Publicado em 15 de fevereiro de 2024

Você já está por dentro do Drex? Também chamado de Real Digital, o Drex será a moeda digital oficial do Brasil, e promete revolucionar as transações financeiras no país! 

As moedas digitais têm se tornado cada vez mais presentes no cenário financeiro global, oferecendo uma alternativa digital ao dinheiro físico. 

O Drex surge então como uma resposta moderna e segura para as necessidades financeiras do futuro.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa nova moeda digital e como ela pode impactar o cenário financeiro brasileiro. 

Você vai descobrir o que é o Drex, como ele será usado, se é seguro, quando será implementado e muito mais!

Continue a leitura e fique bem informado!

O que é o Drex?

O Drex será a primeira moeda digital oficial do Brasil, uma extensão das cédulas físicas de dinheiro, mas operada exclusivamente no ambiente digital. 

Ainda em desenvolvimento, a moeda digital promete trazer inovação e segurança para as transações financeiras no país. 

O objetivo do Drex é oferecer uma alternativa digital ao dinheiro físico, facilitando transações financeiras e reduzindo custos operacionais.

Vale ressaltar que o Drex não é Pix nem criptomoeda, mas é fato que ele vai mudar radicalmente a forma como todos nós utilizamos o dinheiro.

Curioso sobre o Drex? Descubra suas principais características:

  • Cada letra do nome Drex representa uma característica da nova ferramenta: o “D” para digital, o “R” para real, o “E” para eletrônica, e o “X” transmitindo modernidade e conexão, e, além disso, para repetir a última letra do já consagrado Pix;
  • Ele é classificado como Central Bank Digital Currency (CBDC), o mesmo que Moeda Digital de Banco Central;
  • Será emitido pelo Banco Central (BC) e também ficará sob sua custódia;
  • Sua emissão será realizada exclusivamente dentro da Plataforma Drex, operada pelo BC;
  • Cada Drex terá o mesmo valor que o dinheiro tradicional: R$ 1 será equivalente a 1 Drex;
  • A sua cotação em relação a outras moedas será a mesma do real hoje;
  • A sua distribuição para os usuários será intermediada pelos bancos;
  • Ele promete maior segurança jurídica, além de mais privacidade na proteção de dados pessoais;
  • E uma curiosidade: Inicialmente conhecida como Real Digital, a moeda digital brasileira foi rebatizada com o nome de Drex em agosto de 2023.

Afinal, o que é uma moeda digital oficial?Drex

Uma moeda digital oficial é uma forma de dinheiro emitida por um banco central, como o Banco Central do Brasil. 

Ela é reconhecida como meio de pagamento legal e possui o respaldo e a garantia do governo. 

Portanto, como já mencionado acima, o Drex será uma moeda digital oficial, com o mesmo valor e validade legal que o Real físico. 

Benefícios do Drex: Uma Revolução no Sistema Financeiro

O Drex representa uma verdadeira revolução no sistema financeiro brasileiro, oferecendo uma série de benefícios tanto para os consumidores quanto para as instituições financeiras. 

Com ele, será possível:

  • Realizar transações financeiras, transferências e pagamentos de forma mais rápida e segura, graças à tecnologia blockchain utilizada para garantir a autenticidade das operações;
  • Reduzir custos operacionais para as instituições financeiras, uma vez que as transações com o Drex serão mais eficientes e menos onerosas;
  • Aumentar a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas tenham acesso a serviços financeiros, especialmente aquelas que estão fora do sistema bancário tradicional;
  • Facilitar o acesso a produtos e serviços financeiros inovadores, como contratos inteligentes e protocolos de intermediação de compra e venda de ativos digitais.

Esses benefícios tornam a nova moeda digital brasileira uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e financeiro do Brasil, promovendo a modernização e a eficiência do sistema financeiro nacional.

Qual a diferença entre o Drex e o Pix?

O Pix é um meio de pagamento operado pelo BC que possibilita transferências instantâneas entre contas bancárias, de forma rápida e segura. 

Já o Drex será a moeda digital oficial do Brasil, que, além de oferecer um serviço de pagamento para realizar transações com ativos digitais, vai disponibilizar uma variedade de produtos e serviços financeiros por meio de uma plataforma segura, tais como: 

  • crédito;
  • Investimentos;
  • Seguros;
  • Serviços inteligentes;
  • entre outros!

Vale ressaltar ainda que ele também não se compara aos criptoativos ou às stablecoins. Enquanto esses são ativos digitais voláteis e não regulamentados, o Drex será uma moeda digital oficial do Brasil, emitida e controlada pelo Banco Central. 

Isso significa que terá um valor estável, equivalente ao Real, e será utilizado em transações financeiras seguras e reguladas.

Funcionamento: Como o Drex será usado?

O Drex será uma ferramenta versátil para realizar uma variedade de transações financeiras, como pagamentos, transferências e investimentos. 

Para utilizá-lo, você precisará de uma carteira digital, fornecida por bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. 

Enquanto as instituições financeiras terão acesso direto ao Drex junto ao BC, os usuários finais, como nós, terão acesso a versões intermediadas por bancos, conhecidas como “Real tokenizado”.

 O Drex é seguro?

A resposta é sim! 

Ele será emitido e gerenciado pelo Banco Central (BC), o que garante a sua segurança e confiabilidade. 

O BC também terá a responsabilidade de supervisionar e fiscalizar o Drex, assim como já faz com os sistemas financeiro e de pagamentos do Brasil.

Na Plataforma Drex, as operações serão conduzidas por provedores de serviços financeiros (PSF) autorizados pelo BC, tais como bancos, cooperativas e instituições de pagamento.

As operações serão conduzidas seguindo regras e diretrizes específicas para garantir a segurança e a privacidade dos usuários.

E não se preocupe! A plataforma estará em conformidade com as normas brasileiras, assegurando os mesmos padrões de segurança cibernética e privacidade que são encontrados nas operações realizadas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

O Drex terá custo?

O Banco Central (BC) ainda não divulgou informações detalhadas sobre os custos associados ao uso do Drex. 

No entanto, é esperado que haja taxas de transação e custódia, similares às cobradas em outras operações financeiras. 

Assim como nas operações atuais, os clientes pagarão o valor cobrado pela instituição pela oferta de um produto ou serviço na Plataforma Drex (crédito, investimento, seguros, serviços inteligentes etc.). 

Com um ambiente mais eficiente e facilitado para a entrada de novas instituições, a moeda digital brasileira irá favorecer a oferta de produtos e serviços financeiros com custos menores do que os praticados atualmente.

Implementação do Drex

Atualmente, o Drex está em fase de testes bem-sucedidos em um ambiente restrito chamado Piloto Drex, iniciado em março de 2023.

A previsão é que até o final de 2024 o BC inclua testes com a população nesse piloto, mas isso dependerá do grau de maturidade do projeto e dos participantes do mercado. 

Essa fase de testes é crucial para garantir que a moeda virtual atenda aos padrões de segurança e eficiência necessários antes de ser disponibilizada para uso geral.

Quer saber mais sobre o Drex?

Clique aqui e assista ao vídeo didático do canal InfoMoney sobre o Drex! O site do Banco Central também explica tudo. Confira!

Além disso, também sugerimos a leitura deste blog do Nubank sobre a nova moeda digital oficial do Brasil!

E agora que você já conhece o Drex em detalhes, prepare-se para embarcar nessa nova era das transações financeiras! 

Se gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos e colegas!

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das últimas novidades e tendências sobre esse tema e muitos outros que impactam o mundo atual.