Email marketing: A estratégia ainda funciona para vendas em 2024?

Email marketing: A estratégia ainda funciona para vendas em 2024?

por Stella Caroline

Publicado em 05 de abril de 2024

A estratégia de email marketing é uma das formas mais poderosas de vendas, mas será que isso é verdade? 

Será que essa estratégia ainda funciona?

Neste conteúdo, você vai saber a verdade, como ela funciona e até mesmo as ferramentas que pode usar na sua estratégia.

Estratégia de email marketing: O que é e como funciona?

A estratégia de email marketing ocorre quando uma empresa ou um profissional faz ofertas de vendas de seus produtos, ou serviços por meio do email. Essa modalidade é bastante comum em empresas de marketing digital, software e serviços.

Essa estratégia de email marketing ainda funciona em 2024?

Em resumo, sim, a estratégia ainda funciona em 2024 devido às suas diversas vantagens e porque o e-mail continua sendo o principal meio digital para discutir assuntos extremamente importantes. 

Temos certeza de que você recebe notificações do seu banco por e-mail, boletos e outras informações relevantes através desse meio, mesmo com o surgimento de aplicativos como WhatsApp, Telegram e outras redes sociais que poderiam realizar o mesmo trabalho. 

Além disso, a estratégia não serve apenas para vendas em 2024, mas é uma das formas mais poderosas de relacionamento com o seu cliente. Afinal, você pode:

  • Enviar conteúdos gratuitos, como vídeos, artigos e postagens, através do e-mail, como uma Newsletter.
  • Enviar conteúdos gratuitos mais densos, como e-books, cursos gravados e webnários, por e-mail.
  • Enviar ofertas ou pontos de fidelidade para trocar por produtos.

A sua lista de e-mails é composta por pessoas que demonstram um alto interesse na sua empresa ou em você como profissional. Dessa forma, é uma maneira incrível de potencializar suas estratégias e obter mais sucesso em outros lugares da internet.

Como funciona o email marketing?

A estratégia de email marketing começa com a produção de um conteúdo gratuito e denso. As opções mais comuns incluem cursos gravados ensinando os primeiros passos de algo ou um e-book com o mesmo propósito. 

Dessa forma, para que as pessoas acessem esses conteúdos exclusivos, elas precisam fornecer seu e-mail em um formulário, permitindo assim que o conteúdo exclusivo seja enviado para elas, tornando-as seus leads. 

No dia seguinte, uma campanha de vendas é iniciada, enviando e-mails para todas as pessoas que baixaram o seu conteúdo exclusivo e gratuito, oferecendo seus serviços ou produtos. 

Após essa campanha, você ou sua marca continuam nutrindo esses leads com conteúdos gratuitos, como publicações, postagens, vídeos e outros, até uma nova campanha ocorrer.

Estratégia de e-mail marketing: Script completo para você usar

Agora que você já compreendeu o que é e como funciona o email marketing, podemos apresentar a você um script completo para usar em sua marca ou como profissional de mídia social.

Passo 1: Criando o conteúdo gratuito exclusivo

Para criar um conteúdo gratuito exclusivo que seja tão valioso que as pessoas pagariam por ele, é essencial focar no público iniciante ao intermediário e abordar tópicos relevantes e úteis para eles. 

Por exemplo: se você é um profissional de mídia social, pode criar um conteúdo exclusivo sobre como conseguir os primeiros seguidores no Instagram ou como utilizar o atendimento ao cliente para gerar vendas nas redes sociais. 

Esses são assuntos básicos que muitos clientes ainda não dominam, mas desejam aprender. Atualmente, o conteúdo audiovisual é muito popular, seja por meio de transmissões ao vivo (live) ou cursos em vídeo. 

No entanto, os e-books ainda são eficazes e mais fáceis de produzir. Portanto, você pode escolher o formato que melhor se adequa ao seu público e às suas habilidades de produção de conteúdo. 

O importante é fornecer informações valiosas e relevantes que ajudem seus seguidores a alcançarem seus objetivos e superarem desafios no campo específico em que você atua.

Passo 2: Escreva sua lista de e-mails

O segundo passo é escrever sua lista de e-mails que você enviará após a pessoa inserir o e-mail dela no seu formulário online. A lista dos temas em ordem de e-mails a serem escritos é:

  1. Agradecimento por baixar o conteúdo exclusivo + conteúdo exclusivo anexado
  2. Oferta do produto ou serviço pago + CTA para o produto ou serviço pago
  3. Depoimentos de outros clientes que compraram o produto ou serviço pago + CTA para o produto ou serviço pago
  4. Garantias do produto ou serviço pago + CTA para o produto ou serviço pago
  5. Gatilho mental da escassez + CTA para o produto ou serviço pago

Recomendamos que você contrate um copywriter para escrever os e-mails, pois eles possuem experiência em e-mail marketing e conhecimento sobre gatilhos mentais e storytelling.

Passo 3: Escolhendo os melhores horários para enviar os e-mails

O terceiro passo é escolher os melhores horários para automatizar esse processo para sua marca ou para você. 

Afinal, uma das maiores vantagens do email marketing é realizar vendas em qualquer momento que seu lead baixar seu conteúdo exclusivo e ler os e-mails. 

Em todas as ferramentas de email marketing, há uma configuração para o envio de e-mails. Recomendamos que todos os e-mails sejam enviados às 7h da manhã e às 19h da noite. 

Sim, cada e-mail mencionado anteriormente na ordem será enviado duas vezes nesses horários. A primeira vez como um convite e a segunda como um lembrete.

Passo 4: Colocando o formulário no seu site (Página de captura)

As pessoas que se tornarão seus leads responderão a um pequeno formulário com nome e e-mail válidos em seu site. Dessa forma, é necessário que você tenha um site hospedado para colocar o formulário lá, ou você pode utilizar um dos serviços abaixo:

  • Klickpages
  • ClickFunnels
  • ActiveCampaign
  • Leadlovers
  • RD Station

Todos os serviços acima são pagos, mas valem muito a pena porque esta é uma etapa crucial do e-mail marketing. Ao personalizar a sua página, é interessante que você inclua os seguintes itens:

  • Área de depoimentos de outros clientes (Prova social)
  • Garantias do material gratuito exclusivo (O que ele pode proporcionar e entregar para o lead)
  • Índice dos capítulos e aulas
  • Título com a promessa que o material gratuito exclusivo entrega
  • Descrição de você como profissional ou da sua marca

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre ferramentas que você pode utilizar para enviar os e-mails e fazer as configurações do passo anterior.

Estratégia de email marketing: Ferramentas para se utilizar

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar das ferramentas que você pode utilizar para enviar os emails marketing automaticamente, juntamente com as ferramentas mencionadas anteriormente. As melhores do mercado hoje são:

  • Mailchimp
  • Nitronews
  • ActiveCampaign
  • MailerLite
  • E-goi

Leia Também: 

Gostou do nosso conteúdo sobre e-mail marketing? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir outras estratégias!

Se você chegou até aqui, receba seu bônus: 30 dias grátis para experimentar o Postgrain com o cupom POSTBLOG!