Ícone do site Postgrain

7 formas de melhorar o engajamento no Instagram

Mulher alegre conferindo engajamento no Instagram pelo app mobile

O engajamento no Instagram é o desejo unânime de grande parte das pessoas e empresas que iniciam suas atividades nessa rede social, inclusive uma métrica importante para ser avaliada no trabalho de um social media. Trata-se do conjunto de todos os meios de interagir com um perfil: curtidas, comentários, salvamentos, visualizações, reações, ganho ou perda de seguidores.

O engajamento é importante, pois ele revela se os conteúdos publicados são de qualidade e interessantes para o público a que se destinam. Afinal, se houve interação positiva com os posts é porque houve identificação com os valores e ideais do perfil.

Será que a sua conta do Instagram consegue engajar bem os seguidores? Quer potencializar os resultados dos seus esforços de marketing nessa rede social? Então segue a leitura! 

Como engajar no Instagram em 7 passos?

Aliar as principais ferramentas do Instagram com a aplicação das técnicas de marketing de conteúdo é essencial para ter um bom engajamento no Instagram. Escolha abaixo qual das dicas se adequa melhor a sua marca e teste-as na prática!

1. Conheça o seu público

Quem você quer alcançar e atrair para o seu perfil por meio dos seus conteúdos? Como essas pessoas se comportam em relação ao assunto (ou produto) que você aborda? Trace as principais características demográficas e comportamentais do seu público antes de começar a postar conteúdos, pois se não houver entendimento dos interesses reais dos seus seguidores, dificilmente eles se entrosarão com os seus posts.

Problemas enfrentados, crenças e desejos são os três principais pontos para estudar o seu público e refinar a sua comunicação com eles.

2. Use stickers interativos nos stories

As figurinhas interativas dos stories (stickers) são perfeitas para estimular a interação rápida com as pessoas que acompanham o seu perfil no Instagram porque não exige quase nenhum esforço e revela um pouco das emoções por trás de cada resposta. Os mais indicados para esse propósito são os stickers:

3. Aposte em áudios em alta

É muito vantajoso usar as músicas em alta no Instagram porque essa ação aumenta a chance do seu post alcançar as pessoas que estão interagindo com esse áudio e, quem sabe, aparecer na seção Explorar do Instagram.

Nem todos os áudios em alta serão compatíveis com a personalidade e estratégia de todas as marcas, então analise corretamente os critérios da sua escolha.

4. Participe das trends do momento

Quando se ouve a palavra “trend”, no contexto das redes sociais, trata-se de algum conteúdo que alcançou inúmeras pessoas de forma natural e rapidamente. Por isso, participar das trends do momento é uma oportunidade de surfar na mesma onda desse tipo de conteúdo que se popularizou.

Uma trend pode ser um áudio que está sendo dublado de outras formas, músicas de artistas ou de pessoas desconhecidas, efeitos de vídeos e fotos, por exemplo. A cereja do bolo das trends é inventar sua própria forma de reagir ao conteúdo que virou tendência dando o seu toque de criatividade e autenticidade.

5. Escreva posts com storytelling

Storytelling é a técnica destinada a contar histórias envolventes sobre uma marca de forma que ela chame a atenção do público-alvo e se conecte com ele através de suas emoções. 

Para fazer storytelling no Instagram é preciso criar narrativas que sigam uma estrutura de níveis de entendimento do tema pelo público, envolva um problema central e formas de gerar interesse, desejo e ação a partir do envolvimento com essa história. As narrativas do storytelling que gera valor podem conter:

6. Use técnicas de copywriting

O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem como objetivo incentivar o público a comprar algum produto, serviço ou ideia. Para muitas pessoas, o termo parece ser novo e ter surgido com o auge do marketing digital, mas a verdade é que essa técnica antiga é também conhecida como redação publicitária.

Temos um artigo sobre copywriting no Instagram explicando e exemplificando como usar essa técnica em seus textos. Vale a pena conferir!

7. Faça desafios colaborativos

Fazer desafios nas redes sociais é como fazer uma gincana online: que vença o melhor (ou os melhores) e assim seja recompensado pela dedicação e envolvimento com a ação.

Dá pra fazer desafios em qualquer um dos formatos de publicações do Instagram (feed, Stories, Reels), pois o objetivo é lançar uma tarefa que faça o público comentar ou criar alguma publicação no perfil dele para cumprir a tarefa proposta.

Quanto maior a recompensa, maior deve ser a tarefa, pois assim você receberá interações de pessoas realmente envolvidas com seu negócio. 

Como acompanhar o engajamento no Instagram pelo Postgrain?

Acompanhar o engajamento no Instagram nem sempre é uma tarefa prática se o processo for feito pelo celular, ou seja, pelo próprio aplicativo. Por isso, para melhorar a produtividade do seu trabalho, o Postgrain é uma ferramenta completa de gerenciamento de Instagram que reúne em um único site a possibilidade de:

Como medir a taxa de engajamento no Instagram?

Se você tem objetivos de marketing e vendas ou simplesmente deseja saber se o seu empenho em produzir conteúdo pra essa rede social está dando certo, o próximo passo é avaliar a taxa de engajamento do seu perfil no Instagram.

Essa taxa indica a relação percentual entre o número total de seguidores e o total de interações. Acompanhar periodicamente a taxa de engajamento auxilia na percepção mais refinada das preferências do público e a fazer melhores planejamentos de conteúdos.

Esses foram alguns exemplos bacanas de fazer o engajamento no Instagram da sua marca decolar e esperamos que você tenha entendido que não importa qual seja a dica ou técnica que será utilizada, se é inédita ou não, mas sim o quanto de criatividade você inclui nelas para criar a ideia perfeita para o seu negócio.

Teste e nos conte depois o que gerou mais engajamento no seu perfil. Estamos combinados!? 🙂

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile