Estratégia de marketing para o carnaval: como otimizar o seu perfil?

Estratégia de marketing para o carnaval: como otimizar o seu perfil?

por Stella Caroline

Publicado em 09 de fevereiro de 2024

A estratégia de marketing para o carnaval é uma das mais importantes do ano, você sabia disso? 

Neste conteúdo, vamos apresentar todo o passo a passo para tornar o seu perfil ainda mais relevante durante essa época festiva.

Estratégia de marketing para o Carnaval: por que é importante?

Estratégia de Marketing para o Carnaval

A estratégia de marketing para o carnaval é importante não só porque é uma das principais festas do ano, mas principalmente porque as pessoas se conectam com marcas que parecem pessoas. 

Vamos explicar melhor:

Nesse grande evento do ano, a grande maioria das pessoas está falando sobre o carnaval. Essas pessoas falam com seus amigos, conhecidos, nos lares e principalmente na internet. 

Quando sua marca ativamente fala sobre o carnaval em seu perfil como parte de uma estratégia de marketing, as pessoas escutam. 

Em outras palavras, as pessoas ficam ainda mais engajadas com sua marca e isso naturalmente vai impulsionar as vendas se você seguir a nossa estratégia.

Por que as pessoas vão se conectar emocionalmente com sua marca através dessa estratégia?

Isso acontece porque o carnaval é uma tradição e a grande maioria das pessoas no nosso país vai falar sobre o evento. 

Quando sua marca também fala do evento, não se trata apenas do evento atual, mas também dos anteriores que estão na memória dessa pessoa. 

Outro exemplo de evento é o Natal. Quando as empresas usam o evento como parte do seu marketing, elas estão lidando com as memórias dos seus clientes desde a infância. Pense em uma festa importante para você, como o Natal, o Carnaval ou até mesmo a Páscoa, por exemplo. 

Temos certeza de que você não tem apenas uma memória, e sim várias, certo? Isso significa que essa festa conversa diretamente com parte da sua história.

Dessa forma, as pessoas se engajam e pessoas engajadas com marcas compram. Em resumo, a estratégia é fundamental para essa época do ano.

Por que a estratégia impulsiona as vendas?

Como mencionamos anteriormente, pessoas engajadas com uma marca compram. Isso ocorre porque as pessoas estão consumindo mais durante esse evento, principalmente produtos relacionados ao carnaval. 

Entretanto, a dica aqui é que você crie de alguma forma uma relação entre a festa e o produto ou serviço da sua marca. 

Crie situações onde o seu serviço ou produto será fundamental para manter a folia acontecendo, seja evitando um problema que pode acontecer durante o evento ou tornando o evento ainda mais interessante. O interessante é que você não precisa mudar completamente a sua estratégia. 

Por exemplo, um serviço de delivery de pizzaria satisfaz a fome de uma família ou de uma pessoa. O marketing de carnaval dessa pizzaria seria satisfazer a fome dos foliões. Perceba que o problema é o mesmo, apenas o contexto do carnaval foi adicionado ao marketing.

Estratégia de marketing para o Carnaval: quais as melhores formas?

É importante dizer que você não precisa mudar todo o seu negócio para que o carnaval caiba nele. Por isso, vamos apresentar várias formas de atrair mais clientes no carnaval. 

Dessa forma, você pode escolher o que prefere para encaixar na sua estratégia. Com isso, você pode utilizar uma forma, duas formas ou todas as formas como parte da sua estratégia.

Promoções especiais 

As promoções especiais podem ser feitas de várias formas, como produtos com desconto ou até mesmo cupons para que a pessoa escolha como usar. 

Nossa recomendação é que você anuncie nas suas redes sociais um código para o cupom ou o desconto e que, na hora de finalizar a compra, o cliente precise desse código para ter a promoção. 

Ou você pode colocar um requisito para a promoção acontecer, como convidar um amigo para comprar um produto, comprar três produtos e o terceiro sai de graça, entre outros.

Isso dá a sensação de que promoções como essa vão acontecer no futuro, o que atrai mais seguidores para o seu perfil que não desejam perder as futuras promoções. 

Além disso, você pode falar sobre essa promoção para as pessoas que estão visitando sua empresa para comprar produtos ou assinar serviços e não sabem da promoção.

Dessa forma, você leva o público que já conheceu sua marca, mas fideliza nas redes sociais. Afinal, ter clientes fiéis é muito melhor do que ter muitos clientes que só compram uma vez.

Conteúdo temático

Hoje, muitas empresas utilizam os “memes” como parte do marketing de conteúdo, pois isso gera uma sensação de identificação com o público. Dessa forma, criar conteúdo sobre o carnaval é uma forma de gerar engajamento e, assim, trazer mais pessoas para conhecer a sua empresa. 

A dica aqui é usar frases conhecidas e ditas no carnaval ou colocar situações que acontecem no evento, onde as pessoas vão se identificar.

Atualmente, no Instagram e em outras redes sociais, quando alguém interage com uma postagem sua, ela recebe mais visibilidade. Assim, o engajamento pode não ser uma oferta em si, mas pode ser o caminho para uma, e a pessoa pode acabar realizando uma compra.

Patrocine eventos locais

Outra forma muito interessante de estratégia de marketing para o carnaval é patrocinar eventos locais, como blocos de rua, desfiles e eventos que acontecem nessa época e têm uma relação com a sua marca. 

Para isso, você pode pedir às pessoas que tirem fotos do evento com seus celulares e coloquem uma hashtag sua, para que você possa repostar essas fotos posteriormente. 

A dica aqui é ter também influenciadores locais nesses eventos para tirarem fotos do local, do evento em si e falarem da sua marca lá.

Estratégia de marketing para o Carnaval: conclusão

Neste conteúdo, buscamos trazer formas que você pode utilizar todas ao mesmo tempo, ou apenas aquela que você terá resultado. E uma dica bônus é que o seu resultado pode ser potencializado com o Postgrain. Afinal, ao gerenciar sua rede social com a plataforma, você consegue obter o máximo de otimização para sua estratégia.

Se você deseja ver mais conteúdos e estratégias completas como esta, clique aqui para ver os últimos artigos do nosso blog! 

Estamos sempre compartilhando as notícias mais recentes, as tendências do momento e as melhores estratégias para o seu perfil.