Neste conteúdo, vamos falar sobre os objetivos por trás do experimento utilizando o GPT-4, os resultados obtidos e se a inteligência artificial conseguiu performar melhor do que profissionais humanos.
Como você pode ver desde o início, este conteúdo está recheado de informações tanto para profissionais quanto para empresas que desejam otimizar o marketing de seus negócios. Portanto, é fundamental que você confira este experimento de criar uma estratégia digital usando IA.
Estratégia digital usando IA: Quais foram os objetivos?
O experimento em questão foi conduzido pela HootSuite, uma grande empresa canadense que decidiu comparar uma estratégia digital usando IA com uma estratégia digital criada por um humano.
Clique aqui e veja o experimento em inglês, mas ao longo do conteúdo vamos explicar o mais importante dos resultados obtidos com o experimento.
Criação de estratégia
O primeiro passo foi pedir ao ChatGPT, com o GPT-4, que criasse uma estratégia digital para o perfil no LinkedIn de uma profissional freelancer.
A resposta da inteligência artificial incluiu a introdução de um tópico sobre o assunto, objetivos, cliente ideal, estratégia de conteúdo, quantidade de posts e a estratégia em si.
Calendário de conteúdo e escrita do conteúdo
O segundo passo foi pedir ao ChatGPT, com o GPT-4, que criasse um calendário de conteúdo, sugerisse imagens e oferecesse os primeiros rascunhos de cada conteúdo.
Com o GPT-4, foi possível criar as imagens utilizando o Jasper.AI.
Postagem
Por fim, o conteúdo foi agendado conforme a criação da estratégia digital usando IA no LinkedIn, seguindo todas as diretrizes à risca.
Sabe aonde você pode também agendar seus conteúdos no Instagram? Aqui no Postgrain, a melhor plataforma para profissional social media e empresas de todos os tamanhos.
Clique aqui e veja as funcionalidades.
Estratégia digital usando IA: Quais foram os resultados?
O resultado do experimento certamente vai surpreender muitas pessoas. Foram consideradas quatro métricas fundamentais para comparar a estratégia criada pela inteligência artificial com a de um profissional humano: tempo investido, seguidores, visitantes e visualizações.
Em todas as quatro métricas essenciais mencionadas acima, e que todos concordamos serem importantes, a inteligência artificial perdeu em todos os aspectos.
Tempo investido
Tempo é dinheiro, como diz o ditado popular, não é verdade? O tempo investido para a criação, desde a estratégia até o agendamento das publicações, foi de 3 horas e 15 minutos para a inteligência artificial, enquanto, sem inteligência artificial, o total foi de 3 horas.
Novos seguidores
Com a inteligência artificial, o experimento não gerou nenhum seguidor novo, enquanto a média feita por um profissional foi de um seguidor.
A diferença pode parecer pequena quando observamos apenas essa métrica, mas faz toda a diferença quando consideramos as outras métricas.
Novos visitantes do perfil
A criação da estratégia digital usando IA gerou um total de zero visitantes no perfil, enquanto a estratégia feita por um humano resultou em 26 pessoas visitando o perfil.
Esse é um resultado muito mais interessante, mas incomparável com o número de visualizações.
Número de visualizações
A estratégia digital usando IA gerou um total de uma visualização, enquanto a estratégia criada por um humano resultou em 203 visualizações.
Esse é um resultado impressionante, especialmente quando comparado com todas as métricas que mencionamos anteriormente.
Estratégia digital usando IA: A inteligência artificial vai substituir os profissionais?
Muito tem sido dito sobre inteligência artificial e o medo compreensível dos profissionais em serem substituídos.
Nosso objetivo com este experimento não é afirmar que a inteligência artificial é fraca e, portanto, nunca substituirá os profissionais.
A inteligência artificial é extremamente poderosa e deve ser utilizada como uma ferramenta para aprimorar o trabalho atual.
Nenhuma inteligência artificial substituirá você ou qualquer outra pessoa, porque são os detalhes que fazem a diferença no final do dia.
É claro que, por se tratar apenas de um experimento, é impossível chegar a uma conclusão definitiva para nossa pergunta neste último tópico.
Seria necessário realizar vários experimentos com os mesmos critérios em diferentes áreas para isso. No entanto, podemos tirar algumas conclusões preliminares.
A IA é e sempre será uma ferramenta
A inteligência artificial levou 3 horas e 15 minutos porque o conteúdo precisou ser refeito algumas vezes, já que não gerou o conteúdo adequado para a marca, desconsiderando informações e cometendo erros.
Essa necessidade de ter um humano operando, verificando os dados e aplicando nuances ao conteúdo é o que torna a inteligência artificial uma ferramenta.
Assim como um martelo, um prego, um computador, um software e muitas outras ferramentas, ela requer um profissional que utilize seus conhecimentos técnicos, experiência e criatividade para gerar o melhor resultado para a empresa.
A IA peca nos detalhes
É um fato que a inteligência artificial é revolucionária e surpreendente em muitos aspectos gerais.
Ela pode fornecer facilmente informações históricas interessantes, verificar a gramática de um texto e até mesmo gerar determinadas imagens com facilidade.
No entanto, qualquer resultado, incluindo esses, possui limitações nos detalhes da informação, seja o que for pedido para o GPT-4, que é o modelo de IA mais avançado até o momento.
Quando se pede para a inteligência artificial criar uma estratégia de conteúdo para uma empresa específica, ela não consegue compreender como criar um conteúdo que seja atrativo e adequado ao mesmo tempo, nem como manter os valores da marca sem comprometer outros aspectos.
O resultado nunca é único, pessoal e pensado exclusivamente para um objetivo específico.
Frequentemente, é um conteúdo genérico, como evidenciado pelos resultados desastrosos envolvendo a estratégia criada pela inteligência artificial.
A IA não chegou ao seu limite, mas vai chegar
Muitas pessoas acreditam que a IA não alcançou seu limite e que ainda temos tempo antes das “máquinas dominarem”.
No entanto, a realidade é que toda tecnologia possui limitações, e ao estudar mais profundamente o tema da IA generativa, percebe-se que a magia se perde um pouco.
Como mencionamos anteriormente, a inteligência artificial é poderosa e impressionante em aspectos gerais, mas quando se trata de especificidades, tudo muda.
Embora esse limite ainda não tenha sido alcançado, eventualmente será, e a inteligência artificial continuará a ser uma ferramenta poderosa.
Esta ferramenta é algo que todo profissional precisa dominar para aprimorar ainda mais o excelente trabalho que já realiza.
Se você quer ver mais conteúdos estratégicos como este, veja o nosso blog. Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e técnicas de marketing para se manter atualizado.