Ícone do site Postgrain

Fontes para Instagram: como mudar e 18 sites pra encontrá-las

Sabia que tem como mudar a fonte dos seus textos no Instagram? E não, não estamos falando das fontes nos Stories (apesar da dica servir pra ser usada por lá também!). 

Oficialmente, o Instagram oferece apenas algumas fontes nos Stories e uma única fonte padrão para o resto dos formatos de publicações. Mas, com a ajuda de alguns sites e ferramentas, dá pra encontrar opções de letras diferenciadas pra destacar seus posts.

Continua lendo pra conferir:

Como mudar a fonte no Instagram

Por questões de usabilidade e padrão estético, as redes sociais normalmente contam com uma fonte definida pra entregar a melhor experiência pra todos os usuários, independente de por onde acessam as plataformas. Por esse motivo, o Instagram não conta com um recurso nas configurações pra alterar a fonte. Mas existe um jeito seguro de fazer isso. 

A opção é usar as letras estilizadas, que são consideradas caracteres especiais (como alguns símbolos gerados pelo teclado).Basta copiar o texto com a nova fonte diretamente no Instagram. 

Pra gerar esse texto, você pode acessar qualquer um dos sites que vamos te indicar mais à frente e seguir esse passo a passo que é bem parecido pra todos:

  1. Escreva a frase desejada no local indicado pelo site
  2. Procure as fontes disponíveis e selecione uma
  3. Após o texto ser convertido em caracteres especiais, copie o novo texto e cole onde você quiser usar no Instagram

Pronto 🙂 

18 sites pra encontrar fontes para Instagram

Nessa lista, vamos indicar 5 sites populares e seguros onde você pode encontrar uma enorme variedade de fontes pra utilizar no seu Instagram. Todos eles são simples de navegar e possuem várias opções legais pra escolher:

 

1. Fonts for Instagram

 

O Fonts for Instagram tem uma interface simples de utilizar e conta com mais de 108 fontes disponíveis no catálogo. Clicando nas barrinhas no canto direito superior da tela, você vai encontrar um menu lateral com uma categorização de fontes pra facilitar que você encontre o estilo que procura.

 

2. IGfonts

 

O IGfonts também é bem simples e intuitivo de usar. Diferente do site anterior, ele não possui um menu categorizado, então pra conferir mais fontes você precisa rolar a tela até lá embaixo e clicar em “Load more fonts”. Ele também tem a opção de você criar seu próprio design de fonte e salvar por lá pra utilizar, se quiser. 

3. Fonts For Instagram (LingoJam)

 

Apesar do nome igual, essa é uma outra opção de site, ainda mais simples de ser utilizado. Basta escrever o texto e logo na lateral a plataforma já te mostra uma prévia dele com as fontes disponíveis. Ele também te dá a opção de criar sua própria fonte clicando no botão  “Design your own font”. 

 

4. Seekmetrics

 

O Seekmetrics tem algumas fontes mais simples do que os outros sites, e ele categoriza as opções entre temas como: com serifa, sem serifa, decorativas, vintage, etc. Ele é bem simples de utilizar e tem uma interface mais limpa que a maioria.

 

5. FontCap

 

Se você quer ter opções de fontes disponíveis no seu celular sempre que quiser, o app FontCap pode ser o caminho mais fácil. Ele é gratuito e está disponível pra Android, além de também ser simples de usar e seguir a mesma mecânica dos outros indicados nessa lista.

 

6. Text Designer

 

 Para usuários de iPhone, a opção pra ter sempre de onde tirar fontes legais é o aplicativo Text Designer. Ele é bem básico, mas possui uma seleção vasta de fontes que você pode escolher pra usar e colar no Instagram.

 

7. Messletters

 

No Messletters você encontra várias opções de fontes gratuitas e também tem acesso fácil a símbolos de teclado pra copiar e colar. Como esses: ♡ ☻ ✦ ↻ ♛ ✰ ツ e muitos outros que você pode usar pra deixar seu texto mais charmoso, assim como fazemos com emojis. 

 

8. Letras diferentes (4Devs)

 

O “4Devs” no nome é apenas porque essa é a plataforma que hospeda a ferramenta de Letras diferentes, mas o site é para todos os públicos. Além das fontes especiais, assim como no Messletters, você pode encontrar uma série de símbolos, emojis e até caracteres especiais em outros idiomas (como japonês ou chinês) e letras individuais estilizadas.

 

9. Letras diferentes (para Instagram)

 

O nome é o mesmo, mas o site é outro! Essa é mais uma opção pra você procurar fontes especiais e usar no Instagram. Assim como em outras ferramentas, basta escolher a fonte que você mais gostar com base nas prévias e em seguida copiar e colar no Instagram. O legal é que você pode ir rolando a tela à vontade até encontrar uma letra que mais te agrade.

 

10. Sprezz Keyboard

 

O Spezz Keyboard é uma ferramenta simples e direta ao ponto, onde você pode escolher entre as opções de fontes disponíveis rolando a tela e conferindo a prévia do texto que você digitou até encontrar o que mais combina com o que você precisa.

 

11. Cool Symbol

 

O Cool Font é um dos sites com o layout mais simples da lista, mas ele sai na vantagem justamente pela facilidade de uso e opções de tipos diferentes de uma mesma fonte, que pode vir em negrito, itálico ou negrito +  itálico pra você copiar e usar.

 

12. FontGet

 

O FontGet tem uma variedade interessante de fontes que está sempre aumentando, já que os usuários também podem disponibilizar fontes autorais por lá pra todos utilizarem no Instagram. Diante disso, só pra garantir, lembre que depois de copiar a fonte no Instagram é legal sempre testar a visualização dela em diferentes dispositivos pra garantir que está tudo ok.

 

13. Inflact

 

O gerador de fontes do Inflact permite que você visualize todas as fontes do site ou filtre por estilo e categorias como: cursiva, tiny text (fontes pequenas), fancy (chique), etc. Pra escolher, basta digitar o texto que você deseja na barra onde tem escrito “Input text” e ver as prévias abaixo.

 

14. Fontcopy

 

Além da boa variedade de fontes, o Fontcopy também oferece até quatro estilos para cada tipo de fonte, o que ajuda bastante pra quem quiser mesclar um pouco as letras sem perder a coerência na identidade visual. Em uma barra lateral, o site também mostra as fontes mais usadas do momento pelos usuários (mas cuidado ao se basear nisso, porque nem sempre são as melhores ?)

 

15. Jivochat

 

Assim como outras opções da lista, o Jivochat oferece mais de 80 opções de fontes gratuitas pra você copiar e colar direto no Instagram. A vantagem do site é que, além de ser todo em português, tem um layout didático que deixa o passo a passo bem claro pra quem está usando pela primeira vez.

 

16. MetaTags

 

O MetaTags é mais um gerador de fontes gratuito, mas um dos diferenciais desse site é que ele já te dá uma prévia de como a fonte vai ficar no seu Instagram ou no Twitter. Assim você consegue comparar se ela combina com o resto do seu perfil e com a fonte oficial das redes sociais, pra garantir que o resultado vai ficar visualmente agradável. 

Como identificar uma fonte?

 

17. WhatTheFont

 

Viu uma fonte legal por aí e quer saber o nome? O WhatTheFont é um site e app do prestigiado site de fontes MyFonts e que vai te ajudar a identificar o nome e tipo de fonte que te atraiu. 

Você pode utilizar a ferramenta online, fazendo o upload de uma foto que tenha as letras que você quer identificar, ou baixando o app, onde você pode tanto fazer o upload de uma foto ou apenas apontar a câmera pro local desejado.

O app está disponível para iOS e Android.

Como criar sua própria fonte?

 

18. FontForge

 

Se nenhuma das fontes especiais que você encontrar te agradarem ou caso queira algo exclusivo pra sua marca, você pode criar a sua própria fonte. O FontForge é uma ferramenta open source que permite a qualquer pessoa criar fontes. Ela conta com uma versão gratuita e está disponível para Windows, Mac and GNU+Linux.

Tendo uma fonte exclusiva, você pode usá-la na identidade visual da sua marca e inserir em imagens e vídeos que você cria para o Instagram.

Onde usar diferentes fontes para Instagram

Essa é a parte mais importante de você saber: onde e quando usar as fontes!

Usar letras estilizadas e caracteres especiais pode te ajudar da mesma forma que os emojis, que são utilizados pra chamar atenção nos textos, destacar pontos específicos ou quebrar aquele texto muito igual que pode ficar cansativo pra quem estiver lendo. Isso vai fazer com que seus textos se destaquem no Instagram e chamem mais atenção dos usuários.

A seguir, separamos algumas dicas de como e onde usar essas fontes:

Legendas 

Utilize fontes para Instagram diferenciadas em algumas palavras no meio da legenda mesclando com a letra normal do Instagram. Você pode, por exemplo, usar apenas algumas palavras com uma fonte em negrito pra destacá-las no meio do texto, ou inserir um “título” na legenda com alguma fonte diferenciada também. 

Além de ficar visualmente mais bonito (se você escolher as fontes certas, claro), isso ainda vai deixar seus seguidores curiosos pra saber como você fez isso ?

Stories

Mesmo que os Stories já ofereçam oficialmente algumas opções de letras mais estilizadas pra você variar na hora de escrever nos posts, também dá pra copiar essas fontes especiais dos sites que indicamos por lá! 

Assim seus Stories podem ficar mais criativos e personalizados de acordo com o que combina com o seu perfil. 

Bio

Outra opção interessante é usar uma fonte diferente pra customizar a sua descrição na bio ou destacar uma parte específica dela, como sugerimos pras legendas. 

Destaques

Pra deixar seu perfil mais personalizado, você pode usar esses caracteres especiais no nome de cada Destaque que tiver salvo. Isso vai dar um toque especial ao seu perfil e chamar atenção dos usuários que estiverem visitando sua página.

Importante: cuidados que você deve ter ao usar fontes para Instagram

Como tudo na vida, os caracteres especiais devem ser usados com moderação e, antes de escolhê-los, tem alguns pontos importantes que você deve levar em consideração:

Legibilidade

As opções de fontes nos sites que recomendamos são infinitas, mas nem todas vão garantir uma boa leitura. Por terem caracteres estilizados demais ou códigos que não são reconhecidos em alguns dispositivos, usar determinadas fontes pode prejudicar a leitura dos usuários, que vão acabar desistindo de tentar entender seu conteúdo. 

Antes de usar alguma dessas fontes em lugares estratégicos, cheque em diferentes sistemas operacionais (iOS, Android, Windows, macOS) como elas aparecem pra garantir que elas não vão parecer meros quadrados em alguns dispositivos.

Senso estético

Tome cuidado também pra não escolher letras que sejam poluídas demais e deixem o seu texto mais complicado de ler. Lembre-se: o objetivo é chamar atenção de um jeito positivo e facilitar a leitura, quebrando aquele texto repetitivo com a mesma fonte.

Dê preferência às letras mais simples ou opte por pequenas variações, como uma fonte em itálico ou negrito, e pense no que vai combinar melhor com a fonte oficial do Instagram.

 Identidade de marca

Entre as tantas opções disponíveis, certifique-se também de que você está escolhendo uma fonte alinhada com a sua identidade visual e de marca. Por exemplo, se o perfil que você gerencia tem uma pegada mais chique e minimalista, fontes muito “enfeitadas” ou arredondadas demais podem não combinar.

SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou, traduzindo: otimização para motores de busca. Embora esse conjunto de práticas seja mais aplicado em buscadores como o Google, o SEO para Instagram também deve ser levado em consideração.

Pra garantir que o seu perfil será encontrado pelos usuários que estiverem procurando termos ou nomes específicos na barra de pesquisa, evite utilizar fontes especiais no seu nome e em hashtags. Muitas dessas letras podem não ser detectadas nas pesquisas como caracteres comuns e, com isso, seu perfil não aparecerá entre os resultados das buscas.

 

Sair da versão mobile