Ícone do site Postgrain

SEO para Instagram: seja encontrado por mais pessoas

SEO para Instagram

Quando se fala em SEO, automaticamente pensamos nas buscas do Google, certo? Se sua resposta for sim, é hora de expandir esse pensamento!

A sigla, que signfica Search Engine Optimization (ou Motor de Otimização de Busca), nada mais é do que um conjunto de técnicas e melhorias pra ser encontrado organicamente com mais facilidade quando os usuários estiverem pesquisando por algum termo específico em qualquer mecanismo de busca — e não apenas no Google. 

E é justamente isso que queremos te ensinar a fazer aqui: como utilizar as melhores estratégias de SEO no seu perfil pra ser encontrado mais facilmente nas buscas do Instagram

Neste artigo, você vai aprender:

O que é SEO?

Como pontuamos lá em cima, a sigla significa Search Engine Optimization se refere ao conjunto de práticas utilizadas pra melhorar seu desempenho nas pesquisas — mais popularmente no Google. O objetivo é fazer sempre com que sua marca apareça nas primeiras posições quando o usuário pesquisar por algum termo. 

De acordo com a posição em que o seu conteúdo aparece nos resultados de busca, determina-se se você tem um bom ou mau rankeamento.

Pensando no Google, um bom rankeamento é quando um site consegue aparecer o mais alto possível na primeira página de resultados de uma busca. Afinal, são nesses primeiros resultados que o usuário tende a clicar pra tentar achar o que procura, enquanto os resultados que ficam por último terminam mal sendo consultados.

Conseguir esse bom desempenho em pesquisas vai te ajudar a:

E como isso se aplica ao Instagram?

No caso do Instagram, os posts em si têm uma certa dificuldade em rankear no Google, pois a própria rede social bloqueia fotos pessoais de serem exibidas nos resultados do buscador. Por outro lado, os perfis podem aparecer no resultado de busca se preenchidos da maneira certa.

Mas as oportunidades de SEO no Instagram não vêm só do Google. Na verdade, existem técnicas pra ajudar o seu perfil a aparecer nos resultados de pesquisa dentro do próprio Instagram. E claro que isso impacta no número de pessoas que chegam na sua conta e interagem com os seus posts.

Nosso objetivo é ajudar o seu perfil a ficar bem posicionado nas buscas de modo geral, mas principalmente naquelas feitas dentro do próprio Instagram, chamando a atenção do usuário primeiro pro seu perfil ou post cada vez que ele estiver procurando algo que você tenha. 

Com as dicas que separamos, sua marca pode se sobressair diante da concorrência e ser encontrada com mais facilidade. Seja através de uma hashtag, nome de usuário ou de perfil, nomes de produto no Instagram Shopping ou até por um tópico que de cara chame interesse dos seus seguidores quando estiverem rolando pelo Feed. 

Dicas de SEO para Instagram

No blog do Postgrain, temos um artigo completo de tudo que você precisa colocar na bio pra ter um perfil de sucesso. Você pode conferi-lo clicando aqui. 

Quando o assunto é SEO, os campos mais importantes da sua bio passam a ser seu nome de usuário e o nome exibido no perfil, que é o que vamos tratar aqui.

Como você deve saber, cada nome de usuário é único e não pode ser copiado. Alguém mal intencionado pode imitar seu nome, descrição da bio, foto de perfil e até suas publicações, mas nunca o @. Por esses motivos, esse é o principal identificador utilizado pelo Instagram. 

Pense em como os usuários podem chegar até você e escolha um nome que seja simples e deixe claro o nome da sua marca. Se possível (e se não for complicar muito o @…) tente incluir também alguma palavra que facilite essa identificação. Isso vai te ajudar a ser encontrado por pessoas que ainda não conhecem sua marca, mas buscam o serviço que você oferece.

Por exemplo: se você gerencia o perfil de um hotel, você pode incluir essa palavra no nome de usuário, como nos casos do @kembalihotel, @hotelunique, @hotelort, entre muitos outros. Assim, quando alguém abrir o Instagram e pesquisar só por “hotel” para conhecer as opções disponíveis, sua marca tem mais chances de aparecer nessa busca. 

Se não der pra colocar uma palavra que defina seu serviço ou segmento no @, tudo bem. Mas é bem importante que você encaixe essa definição do que é a sua marca pelo menos no nome de exibição do perfil!

No caso do restaurante Ca-já, por exemplo, o nome “restaurante” não está no user, mas como ele aparece no nome do perfil. Por isso, o Ca-já é mostrado entre os resultados de busca pra a palavra. 

As duas dicas funcionam também pro Google, já que seu perfil pode aparecer entre os resultados das buscas de usuários que estejam começando a pesquisar opções de hóteis pra se hospedar ou restaurantes pra conhecer.

Quando se trata de SEO, um dos principais recursos pra rankear bem uma publicação no Google é o uso adequado das keywords ou palavras-chave. Essas palavras são os termos usados pelos usuários para pesquisar algum assunto, produto, local ou seja lá o que ele tem interesse. Por exemplo, pra chegar nesse post você pode ter  pesquisado “SEO para Instagram”.

Como o texto das legendas não é “pesquisável”, o campo ideal para trabalhar com palavras-chave do Instagram são as hashtags! Use palavras que tenham a ver com seu post e sua marca (sem exagerar!) e pense em que termos, frases ou até siglas os usuários podem usar pra chegar no seu post.

Lembrando que não vale qualquer coisa genérica, como um #tbt, só porque é uma hashtag muito utilizada. Lembre-se: o objetivo é atrair as pessoas certas, que estejam ativamente interessadas naquele assunto ou segmento. Ainda usando o exemplo do hotel, se o empreendimento que você gerencia está em Pernambuco, por exemplo, use tags conhecidas relacionadas ao turismo do estado que os usuários interessados em viajar podem querer acessar. 

Apesar de não serem “pesquisáveis”, as legendas vão atrair a atenção do seu público pra determinado tema que o seu post está tratando. Mas, pra isso, as “palavras-chave” desse tema precisam estar logo de cara no começo da legenda, pra que o usuário tenha interesse em clicar no “Leia mais”. 

Se você for falar de algum lançamento, por exemplo, não faça muito suspense: anuncie logo nas primeiras linhas que você tem uma novidade boa pra contar! O contexto pode vir depois, quando o usuário já estiver interessado em continuar lendo 🙂

Marcar a localização nos seus posts também é uma prática que ajuda no SEO do seu perfil. Ao marcar uma cidade, bairro ou até a localização da própria empresa que você gerencia (caso seja um endereço conhecido) vai levar as pessoas que estão pesquisando essas localizações no Instagram a chegar até sua marca. 

Como sempre, lembre de só usar o que faz sentido pro seu perfil. Marque as cidades onde você faz entregas, o bairro onde sua loja está localizada, a região que sua empresa atende, etc. Nada de marcar Rio de Janeiro (RJ) se sua marca for do interior e nem sequer atende por lá, né? 

E, claro, use imagens atrativas e que gerem interesse nos usuários para que eles cliquem no seu post especificamente e queiram conhecer o perfil da sua marca. 

Se você tem uma loja com um catálogo de produtos no Instagram Shopping, certifique-se de que os nomes desses produtos e as descrições estejam todas otimizadas também pra serem encontradas na pesquisa de usuários interessados no seu tipo de produto. 

E, mais uma vez, pense com a cabeça do seu público!

Vamos supor que você vende camisetas. Você acha que, pelo perfil do seu público, é mais provável que você atraia usuários interessados que pesquisem por “camisetas” ou “t-shirts”, por exemplo? 

Pra refinar ainda mais os resultados nas buscas, você pode também incluir mais detalhes do produto no nome. Prefira falar em “vestido de malha estampado” ao invés de apenas algo como “vestido tropical [ou o nome da coleção]”.

Pra ser encontrado pelas pessoas certas, pense em como o seu público pesquisaria pra chegar até o seu produto com mais facilidade.

Outra forma de melhorar o SEO do seu perfil do Instagram é linkar seus posts – ou o próprio perfil – em outros lugares, trabalhando com uma estratégia de multicanais! 

Integre suas redes sociais e aproveite as que tem links clicáveis pra direcionar os usuários pro Instagram também. O mesmo vale caso você tenha um canal no YouTube, um blog ou parceria com os canais de outras marcas que também podem gerar tráfego pra você.

O Pinterest pode ser um grande aliado pro SEO do seu Instagram. A rede social que funciona como um painel de inspirações já conta com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais no mundo todo, e tem como vantagem em relação ao Instagram a facilidade de inserir links clicáveis nos seus posts.

Como todos os pins podem vir com um link que direciona o usuário pra origem daquele post, esse é um ótimo jeito de levar tráfego orgânico pras suas redes sociais a partir dos posts no Pinterest. 

Você pode trabalhar com o Pinterest tanto reaproveitando seus conteúdos do Instagram e compartilhando diretamente lá, ou criando conteúdo nativo e incluindo o link do seu perfil ou postagens específicas pras quais você queira direcionar os usuários. 

Nesse outro artigo, ensinamos tudo que você precisa saber sobre como unir o Instagram e o Pinterest na sua estratégia.

Conclusão

Com essas práticas de SEO, a gente garante que seu perfil no Instagram vai ser encontrado organicamente por muito mais pessoas que tenham interesse no seu produto, serviço ou marca! 

Essa é uma ótima oportunidade para atrair novos seguidores e potenciais clientes que talvez nunca nem tenham ouvido falar de você, mas que te encontraram enquanto buscavam algo que os interessa.

Gostou das dicas?

Testa e depois compartilha aqui com a gente suas dúvidas ou resultados! 🙂 

Sair da versão mobile