Ícone do site Postgrain

Como otimizar seu perfil e vender mais no Instagram Shopping

Instagram Shopping: como vender mais

Quando você se interessa por uma empresa ou produto e quer conhecer mais sobre aquilo, você tem costume de olhar o perfil da marca no Instagram? Apostamos que a resposta foi “sim”, afinal, segundo dados de uma pesquisa de 2021 da Opinion Box, 82% dos entrevistados afirmaram seguir empresas no Instagram e 47% que gostam de acompanhar e curtir conteúdos de marcas.

O fato desse comportamento estar se tornando cada vez mais comum no nosso dia a dia é mais um sinal claro daquilo que todo mundo já sabe: o Instagram é uma parte cada vez mais essencial da jornada de compra do consumidor. Isso significa que, se você quer que sua marca venda bem e venda mais, você precisa saber investir nos recursos que a rede social oferece pra isso.

E se o que faltavam eram só algumas dicas de como fazer isso de maneira orgânica, poupando gastos altos com mídia paga e usando as ferramentas que o Instagram já oferece, você está no lugar certo!

Se não estiver com tempo de ler tudo agora ou se quiser revisitar essas dicas depois, já adiciona esse link aos seus favoritos e vai vendo com calma o que você já fez e o que ainda pode introduzir no seu perfil!

Ao longo do texto, vamos falar sobre como:

Começando pelo básico: tenha um perfil comercial

Se a sua conta já está no modo comercial, pode pular esse tópico. Se ainda não, é hora de mudar isso imediatamente! Essa etapa é simples, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse as configurações do seu perfil a partir do menu que fica no canto superior direito;
  2. Clique em Conta;
  3. Selecione a opção Mudar para conta comercial

  1. Escolha uma categoria para o seu perfil;
  2. Conecte o perfil do Instagram a uma página no Facebook;
  3. Ou escolha a opção Não conectar ao Facebook.

Caso você escolha não conectar ao Facebook, o Instagram vai criar uma página sem proprietário pra você. Mas lembra que o ideal é que você já tenha uma página comercial no Facebook, bem organizada, com a sua cara e sob o seu controle.

Otimize seu perfil do Instagram pra ser encontrado com mais facilidade

Se você quer vender bem pelo Instagram, primeiro é importante que sua marca possa ser encontrada com facilidade e que passe uma boa primeira impressão, além de disponibilizar todas as informações básicas que o consumidor precisa saber logo de cara. 

Pra te ajudar nessa, aí vai um checklist de como você pode otimizar seu perfil e estar pronto pra atrair e receber novos seguidores:

Foto de perfil:

Certifique-se de que a foto representa bem a sua marca e que os elementos da imagem sejam visíveis mesmo quando vistos em tamanhos menores. Se a sua marca é você mesmo, uma foto nítida (e sem texto) já resolve! 

Nome de usuário (o @):

Escolha um que seja simples e memorável, pras pessoas lembrarem com facilidade. Caso o nome da sua marca não esteja disponível, uma boa opção é utilizar um complemento que não vá complicar muito o user e sim te ajudar a ser encontrado mais facilmente. 

No caso do seu negócio ser um restaurante ou uma loja de roupa, por exemplo, acrescentar os termos “restaurante” ou “loja” podem ser bons complementos e também ajudam o seu perfil a ser encontrado com facilidade na busca do Instagram.Sabemos que pode ser frustrante lidar com o número de users indisponíveis no Instagram. Mas o número de possibilidades que você pode criar também é gigante, então não tenha receio de soltar a criatividade. Um bom nome de usuário pode ser uma ótima primeira impressão da marca!

Nome de exibição:

Você pode colocar apenas o nome da marca ou produto, mas outra possibilidade é usá-lo como uma expansão do nome de usuário, destacando o segmento ou diferencial da marca. Pense em algo que as pessoas também usariam como termo de pesquisa pra te encontrar no Instagram. Por exemplo: “roupas femininas”, “comidas saudáveis/fitness”, etc.

Bio/Descrição:

A bio é a descrição mais detalhada do seu serviço, produto e/ou marca, e um importante espaço para você falar sobre o propósito da empresa e oferecer mais especificações. Dá também pra incluir no final da sua descrição um CTA (Call To Action) forte, chamando as pessoas pra tomar alguma ação. Algo como “faça seu pedido”, “compre aqui”, “acesse”, “conheça nossos produtos”, etc.

Link na bio:

O tão famoso link na bio! Pense nos principais endereços pros quais você quer direcionar seus seguidores, como um site de compras, uma página de cadastro, um link direto de alguma promoção, etc. No caso de precisar acrescentar mais de um link, uma boa solução é o uso de sites que te permitem criar uma lista simples e compacta de todos esses links em uma única URL, como é o caso do Linklist, oferecido pelo Postgrain de maneira totalmente gratuita. 

Alguns tipos de perfis como portais de notícia, artistas musicais e lojas encontraram maneiras criativas de fazer dos seus links no Linklist um novo espaço de interação com o usuário. 

Configure sua Loja e aproveite o melhor do Instagram Shopping

Liberado em 2018, a maior vantagem que o Instagram Shopping trouxe para os negócios e consumidores foi a diminuição da barreira entre os usuários, os produtos e a conversão em compras, que pode já pode rolar até mesmo dentro da própria plataforma, seja através da DM ou com o Instagram Checkout (por enquanto ainda não disponível no Brasil).

Configurando uma Loja no Instagram Shopping, perfis de negócio podem taguear seus produtos com etiquetas que já indicam nome e preço de cada item, como em lojas do “mundo real”. Com a marcação, é criada uma ligação entre a venda de um produto físico ou serviço com as publicações que você já disponibiliza no Instagram. 

Pra configurar sua Loja, acesse aqui o nosso passo a passo completo explicado de maneira simples (e com prints pra te guiar!). Dá pra fazer isso direto pelo app, como te ensinamos no tutorial, e também dá pra marcar seus produtos pelo desktop usando o Postgrain.

A rede social explica que qualquer empresa ou conta de criador de conteúdo qualificado (com pelo menos um produto registrado) pode usar as tags de preço para levar as pessoas a seu site para comprar. Ou, se a conta tiver o Instagram Checkout cadastrado, pra finalizar a compra ali mesmo, dentro do app.

Quando as empresas se cadastrarem no Instagram Shopping, elas serão notificadas assim que aprovadas e estarão prontas para começar a marcar produtos. Se uma empresa não for aprovada, o Instagram se compromete em explicar o motivo para que a conta possa tomar as medidas necessárias ou fazer uma apelação.

Utilize os recursos disponíveis pra criar conteúdo e vender mais no Instagram

Em 2020, o Instagram lançou várias novidades e atualizações que afetam diretamente a jornada de compra do consumidor e tem integração com o Instagram Shopping. Aqui, vamos falar das principais até agora e como você pode aproveitá-las pra melhorar suas vendas pelo Instagram: 

Reels

Uma das mais marcantes começa pelo redesign da navegação na plataforma pra priorizar as compras e os Reels – o principal lançamento de 2020 e grande aposta do Instagram para 2021 – que agora têm seus ícones de navegação colocados em destaque, onde antes ficavam os ícones de criar novos posts e ver as notificações.

E não foi só nessa mudança de lugar dos ícones que o Reels e o Shopping se mostraram ser grandes apostas da rede social não, viu? Os dois também vêm sendo integrados um ao outro com atualizações como o recurso de tagueamento de produtos sendo disponibilizado no Reels. Essa “etiqueta” pode ser inserida tanto pelas marcas, marcando seus próprios produtos, como por influenciadores, que podem marcar o que estão usando ou promovendo. 

Ou seja: com esses recursos e a enorme popularidade que o Reels já conquistou, essa é uma oportunidade perfeita de fechar parcerias entre marcas e influenciadores e pensar em ações pelo Reels nas quais você consiga inserir seus produtos.

Mas não se limite só aos criadores de conteúdo já conhecidos no formato. Você também pode criar conteúdo próprio pra sua marca e aproveitar pra promover seu catálogo de maneira criativa e que faça o público engajar mais com o seu perfil. 

Uma dica é se inspirar no que têm circulado no TikTok, já que muitas tendências começam por lá. Vários empreendedores de pequenas empresas já entenderam a importância de investir nesse formato de vídeo e têm conseguido criar um conteúdo que engaja seu público e consegue viralizar, aumentando o alcance da marca e, consequentemente, as chances de venda. 

Você pode buscar inspiração em tags como a de #smallbusiness ou #pequenosnegócios e em perfis como esses que trouxemos abaixo (é só clicar na imagem pra ser direcionado pro perfil no TikTok!): 

 

Guias de produto

Inicialmente lançadas com o propósito de juntar conteúdos sobre saúde mental, no auge da pandemia do COVID-19, as Guias foram expandidas para todos os perfis e agora também contam com uma integração com produtos de Lojas. 

Com essa funcionalidade, dá pra reunir vários posts e produtos em um só lugar e acrescentar textos, que podem ser sobre o que você quiser: explicando os produtos, anunciando o lançamento de uma nova coleção, dando dicas de como utilizar aqueles itens, inspirações, etc. No fim, o conteúdo termina tomando um formato parecido com o de blogs, só que com uma proposta mais enxuta.

A principal vantagem de usar as Guias, além de diversificar seus formatos de conteúdo, é que elas têm um espaço reservado na aba do Instagram Shopping, o que facilita com que seu perfil seja encontrado com mais facilidade por quem estiver navegando por lá.

Stories

Não é novidade que os Stories são um dos melhores formatos de conteúdo pra aproximar a marca do público e promover mais engajamento com o uso de stickers. Além disso, ele também permite a marcação de produtos, então use com sabedoria pra criar conteúdos e promover sua Loja no Instagram. 

Evite se limitar a só repostar fotos dos itens, e pense também em conteúdos que aproximem o público e despertem o interesse de compra. Você pode, por exemplo, criar contagens regressivas pra anunciar o lançamento de uma nova coleção ou a reposição de um item muito pedido.

Ou, se você tem uma marca de maquiagem, mostre fotos de como o mesmo batom fica em diferentes tons de pele. Se a marca for de roupa, por que não aproveitar pra fazer um vídeo no provador explicando como é o caimento da peça, o tecido ou que combinações dá pra fazer? Lembre-se: o Stories é o lugar de explorar situações cotidianas ao máximo. Pense em como sua marca se encaixa no dia a dia do seu público e crie publicações a partir daí.

Aproveite e use sempre chamadas para ação quando inserir a etiqueta dos seus produtos, convidando os usuários a conferir mais opções no seu perfil no Instagram Shopping. Por exemplo: “essa calça está disponível em outras três cores, confere na nossa loja clicando na etiqueta”. 

UGC (User Generated Content)

Aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário te poupa tempo e, além disso, ativa o gatilho mental de prova social nos seus seguidores, que vão se sentir encorajados a comprar de você ao ver que outras pessoas já fazem isso e aprovam seus produtos a ponto de promovê-los espontaneamente. Procure fotos que os usuários te marcaram usando seus produtos ou usufruindo de algum serviço que você oferece, colete depoimentos e aproveite pra repostar marcando o produto mencionado. 

Insights

Pra fechar esse artigo, trouxemos alguns insights pra você ter em mente enquanto otimiza seu perfil e seu conteúdo pra vender mais pelo Instagram Shopping:

Segundo pesquisa da Opinion Box, 50% dos entrevistados já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram e 60% costumam acompanhar o conteúdo de empresas que gostam. 

Sobre o tipo de conteúdo que as pessoas mais têm buscado por lá, esses foram os dados encontrados por um estudo apresentado pelo Facebook em 2019:

Conclusão 

Tanto a plataforma de modo geral, como as funcionalidades de compra dentro do app estão sendo constantemente aprimoradas pelo Instagram e devem continuar recebendo mais atualizações pra facilitar a jornada dos usuários e facilitar as vendas para as empresas.

O grande segredo é ficar atento a essas novidades e saber como aproveitá-las da melhor forma no seu perfil, entendendo o que funciona melhor com o seu público e o que vai te ajudar a ter seus produtos encontrados com mais facilidade. E pra isso, nossa dica vai ser sempre: testar, inovar nos conteúdos e testar mais uma vez 🙂

Sair da versão mobile