Funil de vendas e marketing: Quais tipos de conteúdo são indicados para cada uma das 3 etapas?
A transformação digital alterou de forma drástica a forma como as empresas se apresentam ao mercado e fazem negócios.
Esta revolução trouxe novas ferramentas, metodologias e conceitos que ajudam no processo de vendas. O funil de vendas/marketing é um deles.
Você sabe o que é o funil de vendas?
O funil de vendas é um modelo estratégico de consumo que consiste em uma estrutura idealizada para acompanhar a jornada do cliente até a efetivação da compra de um produto ou serviço.
Ele é composto por 3 etapas: topo, meio e fundo e se tornou uma estratégia muito utilizada pelo marketing digital para planejar as ações e os conteúdos que serão produzidos, além de contribuir para a criação de um relacionamento mais próximo com a marca.
Se interessou em saber mais sobre funil de vendas? Continue a leitura para conferir a importância dessa estrutura, as etapas e saber quais são os tipos de conteúdo mais adequados para cada uma delas.
Por que o funil de vendas/marketing é importante?
Porque é através dele que se acompanha o potencial cliente ao longo da sua jornada de compra.
Ao entender e combinar os conceitos de funil e jornada de compra é possível perceber qual o conteúdo certo a comunicar, no momento mais adequado.
Conheça as 3 etapas do funil de vendas
O funil de vendas segue o cliente desde seu primeiro contato com a empresa ou serviço até de fato a confirmação da compra/negócio.
- Topo do funil
Essa é a fase na qual as pessoas têm o primeiro contato com a marca, o momento conscientizar e despertar o interesse do potencial cliente;
- Meio do funil
No meio do funil, o potencial cliente já está mais informado sobre o tema, produto ou serviço, mas ainda em busca de mais informações e em processo de convencimento. A venda ainda não foi convertida, mas está quase lá.
- Fundo do funil
Essa é a fase final do caminho de vendas. Nessa hora o consumidor já se tornou um lead qualificado. Ele já sabe quais os produtos/serviços suprem suas necessidades e resolvem seus problemas e demonstra o desejo de avançar para a compra.
Em outros termos, o funil de vendas de marketing digital também pode ser dividido nos seguintes ciclos: visitante/assinante; lead; lead qualificado de marketing, lead qualificado de vendas; oportunidade, cliente e cliente fidelizado.
Lembrando que nem todas as pessoas passam por essas fases, alguns já procuram a empresa com a decisão tomada.
Cada uma dessas etapas irá exigir diferentes tipos de conteúdo. A seguir você poderá conferir alguns exemplos.
1. Conteúdo para topo do funil
Como o objetivo do topo do funil é a atração, o conteúdo produzido deve ser mais geral e informativo, com o intuito de apresentar o produto ou serviço ao potencial comprador. É a hora de fazer ele conhecer o produto.
Exemplos de tipos de conteúdo:
- Publicações e stories nas redes sociais: essas plataformas são um ótimo meio de atrair visitantes e consumidores de todos os tipos;
- Blogs: contribuem para o compartilhamento de conteúdo útil para a persona da marca e demonstra autoridade;
- Vídeos;
- Slides de apresentação;
- Infográficos.
Se liga na dica: Capriche no primeiro contato, para que o potencial cliente queira continuar no processo!
2. Conteúdos para meio do funil
Nesta etapa, os clientes já sabem o que precisam e estão em busca de opções. Os materiais produzidos devem mostrar os desafios e as soluções para superá-los e demonstrar que o seu produto/serviço é a melhor opção.
É importante manter o lead nutrido com conteúdo útil e relevante de forma que ele não esqueça da empresa e a considere em uma decisão futura.
Exemplos de tipos de conteúdo:
- E-books;
- Webiners;
- Artigos detalhados em blogs;
- Podcats;
- E-mails e newsletters personalizados;
- Whitepaper (um intermediário entre post e e-book).
3. Conteúdos para fundo de funil
Chegou a hora de converter o lead qualificado em uma oportunidade de negócio, de fechar a venda, ou seja, nessa fase o trabalho é de convencimento. Para isso, o conteúdo deve responder algumas perguntas: como seu serviço ou produto funciona? Qual o custo X benefício e por que o lead deve contratar seu serviço ou produto?
Exemplos de tipos de conteúdo:
- Cases de clientes;
- Vídeos demonstrativos;
- Depoimentos e reviews dos produtos;
- Testes gratuitos;
- Catálogos de produtos;
- Páginas de preços.
É importante ressaltar que o final desse processo e a conversão da primeira compra não significa que o trabalho acabou. O cliente ainda pode ser fidelizado para que se transforme em um defensor da marca, divulgando-a entre seus amigos e familiares.
Para alcançar esse objetivo, uma estratégia valida é o envio de ofertas especiais, convites diretos para que ele deixe uma avaliação no site, vídeos explicativos, tutoriais avançados sobre o produto ou serviço, além de oferecer um suporte especializado.
Conclusão
Entender e aplicar o funil de vendas/ marketing ajuda muito as empresas a comunicarem de forma pertinente com os potenciais clientes.
Ao fornecer conteúdo educativo de acordo com cada etapa, é criada uma relação de confiança que ajuda a conduzi-lo até à compra. Dessa forma elas têm mais chances de estarem a frente da concorrência.
Mas, muito mais do que converter uma venda, o funil de vendas/marketing tem um papel a longo prazo, de educar, conscientizar e fazer o consumidor se manter junto a marca.
Por isso, cada etapa importa e pensar os conteúdos específicos para elas é imprescindível se alcançar o sucesso.
Tudo o que foi falado ao longo desse artigo só reforça a importância do marketing de conteúdo para atingir os consumidores, estimular um relacionamento e gerar mais conversões. Pesquisa realizada com estrategistas que oferecem serviços/produtos para outras empresas apontou que para 98% deles o conteúdo é o instrumento mais vital de seu marketing.
Não se esqueça disso quando for preparar um planejamento de marketing digital!
Nossas dicas foram interessantes para você? Fique por dentro de outros conteúdos sobre marketing digital no nosso blog.