Geração Z nas redes sociais: Como criar conteúdo para engajar essa geração?

Geração Z nas redes sociais: Como criar conteúdo para engajar essa geração?

por Larissa Ferreira

Publicado em 10 de abril de 2024

Aqui está a geração Z nas redes sociais, mas como exatamente criar conteúdo para essa geração? Esse é justamente o tema de hoje, onde vamos dar o guia completo para você engajar essas pessoas.

Geração Z nas redes sociais: Quem são e o que eles querem do seu perfil?

A geração Z é composta por pessoas nascidas entre a década de 1990 e 2010. Geralmente são caracterizadas pela relação quase integral com a tecnologia, valores sociais e uma mentalidade mais voltada ao empreendedorismo. Neste primeiro tópico, você vai entender melhor o que eles querem do seu perfil.

Empresas com papeis sociais

Para eles, uma empresa não pode mais apenas focar em desenvolver um produto e vendê-lo. As empresas precisam ter um papel social importante na sociedade, capaz de trazer mudanças positivas.

Por exemplo, questões como sustentabilidade, inclusão, representatividade e diversidade são temas fundamentais para essa geração, e as empresas precisam incorporá-los em suas marcas.

Naturalmente, esses temas também devem ser abordados nas redes sociais, com publicações sobre esses assuntos, ações da empresa para apoiar essas e outras causas, transparência e, sim, bons produtos.

Tipo de humor bem específico

Essa geração tende a gostar mais de um humor sarcástico, irônico, irreverente e, principalmente, rápido, com conteúdo visual. Ou seja, utilizar memes, GIFs da cultura popular e vídeos nos formatos do TikTok e Reels são fundamentais para atrair a atenção dessa geração.

Esses conteúdos podem ser facilmente incorporados nas redes sociais de qualquer empresa, como vemos no perfil do iFood Brasil no Instagram ou nos vídeos recentes do Nubank com Leslie David Baker, conhecido por seu papel em The Office.

Geração Z nas redes sociais: Por que conquistar essa geração?

Geração Z nas redes sociais

Você provavelmente verá que os dois elementos anteriores que falamos estão mais comuns nas empresas, não é verdade? Aí vem a dúvida, por que as empresas estão querendo conquistar essa geração?

Na verdade, isso acontece desde sempre, o marketing sempre vai se adequando com as necessidades dos seus clientes e, conforme a geração vai mudando, as marcas também vão se posicionando de forma diferente.

Eles serão os futuros clientes da sua marca

Um dos motivos de trazer mudanças à sua marca para conquistar essa geração é justamente porque em um futuro não tão distante, grande parte dessa geração será seus clientes e sua empresa precisa estar pronta para recebê-los.

Não fazer mudanças fundamentais em suas redes sociais é apenas adiar o inevitável. Na verdade, uma boa parte dessa geração já está trabalhando e consumindo, portanto não fazer essas mudanças é ignorar uma parte dos seus clientes hoje.

Em resumo, buscar conquistar esses clientes hoje é garantir o futuro financeiro da sua empresa. Afinal, cada vez eles se tornarão a maior parte dos seus clientes.

Garante vitalidade a marca

Quando falamos de vitalidade, estamos nos referindo à sua marca como uma empresa importante no seu setor atualmente. 

Isso implica acompanhar e fazer parte das tendências, entender as novas tecnologias e formas de comunicação, e integrar-se cada vez mais à sociedade, entre outros aspectos.

Essa vitalidade é fundamental para que sua marca perdure ao longo dos anos e consiga se manter competitiva nas próximas décadas.

Esperamos que a geração Z seja apenas uma das várias gerações às quais sua empresa terá que se adaptar. Afinal, isso significará que ela existirá por muito tempo.

Como conquistar a geração Z sem desagradar as outras gerações?

Muitas pessoas de gerações anteriores acreditam que a tendência das empresas de agradar a geração Z tem problemas. Infelizmente, essas pessoas são frequentemente rotuladas como ignorantes ou ultrapassadas, muitas vezes pelas próprias empresas.

Então surge a dúvida: Será possível agradar a geração Z sem desagradar outras gerações anteriores? A resposta é sim, mas é necessário ter cuidado. 

Quando pessoas de outras gerações expressam preocupações sobre essa tendência seguida pela maioria das empresas, elas não estão necessariamente criticando a ação da empresa, mas sim o fato de serem deixadas de lado.

Portanto, é importante que sua empresa demonstre comprometimento com todas as gerações, dando representatividade a essas pessoas em anúncios, nas redes sociais e, se possível, discutindo o problema do ageísmo.

Em resumo, é possível agradar todas as gerações com essas ações:

  • Faça referências aos clássicos das décadas de 70, 80, 90 e 2000 em suas publicações com músicas, cenas de filmes e séries, por exemplo. 
  • Utilize também imagens de bancos de dados gratuitos com modelos mais velhos. 
  • Discuta o problema do etarismo nos diversos cantos da sociedade e também no setor. 
  • Se possível, traga colaboradores mais velhos para falar sobre como se sentem na sociedade e formas que enxergam para solucionar o problema.

Geração Z nas redes sociais: Ideias de conteúdo

Para finalizar o conteúdo, vamos falar sobre algumas ideias de conteúdo que vão funcionar para toda marca e perfil em qualquer rede social.

Curiosidades rápidas sobre sua marca

Como falamos anteriormente, conteúdos rápidos como vídeos no estilo Tiktok ou Reels de 30 segundos são extremamente positivos para curiosidades rápidas sobre sua marca.

Essas curiosidades aumentam a consciência da sua marca e o que ela já fez em poucos segundos. Dessa forma, gerando de pouco a pouco o interesse em sua empresa.

  • Quais as dificuldades da sua empresa no início
  • Quem foi o fundador da sua empresa
  • Como é o processo da criação de um produto ou serviço?
  • Sua empresa ajuda causas sociais? Quais?
  • Quais são os produtos que mais vendem e por quê?
  • Quais as garantias que os produtos da sua marca tem?
  • Como as novas tecnologias estão afetando sua empresa, como a IA, por exemplo

Um ótimo exemplo de empresa que produz esse tipo de conteúdo é a Unidub, um dos maiores estúdios de dublagem de São Paulo. Que oferece essas pequenas curiosidades sobre o processo através das redes sociais e do seu fundador, Wendel Bezerra.

Memes que compartilham experiências

Uma pesquisa recente da GWI mostrou que 73% da geração Z utilizam memes no cotidiano sobre ideias ou experiências difíceis de compartilhar. 

Dessa forma, ao usar memes sobre a experiência de compra na sua marca, experiência do cliente, histórias engraçadas que já aconteceram e outros fatos com memes geram muito engajamento com essa geração.

Discussão sobre causas sociais

Conteúdos sobre causas sociais de temas recentes e atuais são fundamentais para a geração Z. Dessa forma, fazer conteúdos sobre esses temas é muito importante.

  • Compartilhe infográficos de pesquisas recentes sobre uma determinada causa social, como sustentabilidade no setor da sua empresa, por exemplo
  • Mostre que sua empresa apoia a diversidade entrevista colaboradores voluntários para falar sobre como é a experiência de trabalhar na empresa e a importância da diversidade
  • Compartilhe dicas práticas para cuidar da saúde mental e como sua empresa está se comprometendo para esse tema

Gostou do nosso conteúdo sobre a geração Z? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais novidades das redes sociais!

Geração Z nas redes sociais

Experimente agora!