Google Ads é uma ferramenta fantástica para você anunciante, que deseja levar mais potenciais compradores para seu site ou empresa.
Neste conteúdo, vamos mostrar como funciona o sistema por trás da plataforma, quais são as vantagens de utilizá-la e ainda como configurar seu primeiro anúncio.
Como pode ver, este conteúdo está recheado de informações para você que deseja utilizar essa plataforma; portanto, é fundamental que você leia até o final para não perder nada.
Google Ads: Como funciona?
O Google Ads é uma das principais plataformas de anúncios online direcionados para sites disponíveis atualmente. A plataforma da gigante do mundo da tecnologia funciona por meio de um sistema de leilão, que explicaremos ao longo do nosso conteúdo.
Sistema de leilão
O sistema de leilão é usado para determinar a localização e a posição dos anúncios na primeira página do Google quando os anunciantes desejam atrair o mesmo público. Para esclarecer, vamos mostrar um exemplo simples.
Imagine que sua empresa deseja vender maçãs por meio desses anúncios. De acordo com as pesquisas da sua empresa, vocês descobriram que as pessoas que compram maçãs pela internet são mulheres entre 30 e 40 anos, com interesse em fitness e comida saudável.
Entretanto, outras empresas concorrentes também buscam atingir esse mesmo público. Com isso em mente, o sistema de leilão é acionado, onde você e todos os outros anunciantes definem o valor máximo que estão dispostos a pagar por cada clique em seus anúncios.
Embora o leilão considere o valor mais alto, não é apenas o valor que é levado em conta para definir quem aparece em primeiro nos anúncios da primeira página do Google. Também são considerados os seguintes fatores:
- Qualidade da página de destino para onde o usuário será levado
- Relevância do anúncio para o usuário
- Tipo de título e descrição utilizados
- Palavra-chave
- Dados demográficos do público-alvo
Basicamente, todos esses fatores e muitos outros definem o “Ad Rank”, que é um parâmetro que combina pontos multiplicados pelo valor máximo que o anunciante deseja pagar. Quanto mais alto for esse resultado, maior será sua posição no ranking ou mais vezes esse resultado aparecerá.
Quais são os tipos de campanha que existem?
A plataforma permite vários tipos de campanhas que devem ser configuradas pela sua empresa na hora de criar o anúncio. Vamos mostrar quais são os principais modelos para facilitar a escolha do mais adequado para o seu anúncio atual.
- Pesquisa: Anúncios de pesquisa são anúncios no formato de texto que aparecem em uma busca no Google.
- Gráficos: Anúncios gráficos ou de display são exibidos em sites parceiros do Google.
- Vídeos: Anúncios em vídeo são exibidos no YouTube.
- Shopping: Anúncios no formato de shopping mostram seus produtos como os primeiros resultados na seção “Shopping” do Google.
- Performance Max: Esse tipo de anúncio utiliza aprendizado de máquina e automação para alcançar os melhores resultados em todos os tipos de anúncios.
- Inteligente: Anúncios inteligentes são campanhas automatizadas mais simples, voltadas para usuários iniciantes, mas não são necessariamente a recomendação.
- App: Anúncios no App são campanhas focadas apenas em aplicativos em smartphones e aparelhos móveis, como tablets, por exemplo.
- Geração de demanda: Anúncios exclusivos de feeds online.
Google Ads: Quais as vantagens para seu negócio?
Agora que você entendeu como funciona essa plataforma, vamos mostrar as principais vantagens que sua empresa pode ter ao utilizar essa ferramenta para criar seus anúncios online.
- Segmentação precisa com base em vários critérios, como localização geográfica, idade, gênero, idioma, interesses, comportamentos de uso e muitos outros critérios. Além disso, é possível utilizar todas as opções avançadas para criar o público ideal.
- Resultados mensuráveis graças aos relatórios detalhados do Google sobre seus anúncios e até mesmo potenciais resultados com base nas informações do seu anúncio atual.
- Controle total do orçamento com o valor máximo definido, o que é perfeito tanto para negócios menores quanto para grandes empresas investirem o valor adequado.
- Grande variedade de anúncios, como você pode verificar no tópico anterior.
- Acesso a qualquer público do mundo, já que o Google é utilizado e conhecido na grande maioria dos países.
Essas são apenas as principais vantagens diretas ao utilizar essa plataforma. No entanto, quando consideramos os benefícios indiretos, a lista se torna muito maior.
Google Ads: Como criar seu primeiro anúncio?
Para finalizar nosso conteúdo com chave de ouro, vamos mostrar como você pode criar seu primeiro anúncio. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo.
- Crie uma conta no Google Ads utilizando uma conta de Gmail, para isso clique aqui e clique sobre o botão azul “Começar agora” no canto superior direito.
- Ao criar e configurar sua conta com as informações do seu negócio, escolha a opção “Campanhas” no painel e, em seguida, clique no botão “+” para criar uma campanha. A plataforma mostrará várias opções de campanha, incluindo “Tráfego para o site”, “Vendas”, “Leads” e muito mais. Escolha o objetivo que melhor se alinha com o propósito da sua campanha atual.
- Após definir o objetivo, escolha o tipo de campanha que modificará o tipo de anúncio criado pela sua empresa, como mencionado anteriormente. Mais uma vez, escolha a opção que melhor se encaixa na sua estratégia.
- Depois de selecionar o tipo de campanha, você será levado a uma nova página para definir orçamento, público-alvo, tipo de lance no sistema de leilão, conforme discutido anteriormente, e as extensões do anúncio, como links para outras páginas, endereços, etc.
- Em seguida, formate o anúncio de acordo com a campanha escolhida. Este é o momento de criar uma mensagem clara e atraente para seu cliente; é aqui que entra a “copy” do seu anúncio.
- Por fim, revise toda a campanha antes de publicá-la. Após a publicação, fique atento aos resultados para ajustar a campanha conforme a estratégia da sua empresa.
Para determinar se o seu anúncio está no caminho certo, é necessário focar nas métricas do seu negócio, como número de cliques, impressões, CTR, ROI e, principalmente, conversões. Com base nesses dados, é possível definir e ajustar sua estratégia conforme necessário.
Se você quer ver mais conteúdos estratégicos e informativos como este, clique aqui e veja mais no nosso blog.
Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e técnicas de marketing para se manter atualizado.