Ícone do site Postgrain

Instagram 2024: chegada do marketplace de creators no Brasil

Estudos mostram que o marketing de influência (estratégia de marketing que estabelece parcerias entre marca e influenciadores digitais/criadores de conteúdo) já se consolidou nas estratégias das empresas e a tendência é crescer ainda mais. No Brasil, 70% das grandes marcas investem nessa estratégia. 

Por isso, ferramentas que facilitam essa colaboração são sempre bem-vindas.

Na semana passada, a big tech anunciou mais uma novidade: o lançamento do marketplace de criadores de conteúdo no Brasil. O recurso, que começou a ser testado nos Estados Unidos em 2022, será expandido também para outros sete países: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão, Índia e China.

Ao longo dos anos o Instagram se tornou um importante ambiente para construção desse relacionamento. 

Segundo dados da State of Influencer Marketing, 94% das campanhas de marketing de influência, incluem o Instagram nos seus canais. O facebook também se destaca, com 43% das campanhas

Acompanhando esse cenário, a Meta foi se adaptando as novas necessidades e disponibilizando novos recursos em sua plataforma com o passar do tempo, fomentando cada vez mais o mercado criativo.  

Antes de detalhar o que está por vir, uma breve explicação do que é o Markeplace, algo que não tem suas origens nas redes sociais.

O termo Marketplace é a junção (em inglês) das palavras mercado, e é, basicamente, uma plataforma de vendas online onde estão concentradas várias lojas no mesmo local, como um shopping virtual. Alguns exemplos de sucesso no Brasil e no mundo são o Amazon, OLX, Ebay e o AliExpress. (Sugiro, se existir essa possibilidade, colocar esse trecho dentro de uma caixa, como algo a parte)

No Instragram, essa lógica é utilizada para, no lugar de conectar uma grande variedade de lojas a clientes, ajudar as marcas a encontrarem os criadores certos e estes serem descobertos pelas marcas.

Ficou animado com as boas novas? Entenda como irá funcionar:

Confira um passo a passo:

Obs: A Meta considera que os anúncios em parceria são a forma mais eficiente e transparente de os anunciantes e criadores veicularem anúncios juntos.

Imagem: divulgação.

Quem poderá aderir ao marketplace

O primeiro requisito para aderir ao marketplace como criador é respeitar as regras do Instagram políticas de conteúdo de marca e políticas de monetização de parceiros.

É importante verificar as definições da sua conta para ver se é elegível para o mercado criativo. O marketplace estará disponível no painel de controle profissional. No entanto, ele só poderá ser visualiza por quem possui um perfil profissional (empresa ou criador).

Mais instruções estão disponíveis na Central de Ajuda do Instagram.

Vislumbramos muitos benefícios do marketplace: 

Com esta nova funcionalidade, os criadores têm acesso a novas oportunidades de rendimento, capacidade de gerir com mais facilidade todos os pedidos de informação a partir de um único aplicativo, acesso a mais projetos e opção de disponibilizar seu portfólio

Para as marcas os benefícios também são significativos, como configuração rápida do projeto, comunicação direta com os criadores, excelente visão geral do projeto, análise de campanhas e capacidade de enviar mensagens a vários criadores de uma só vez. 

E mais, tudo poderá ser feito sem a necessidade de nenhum outro aplicativo além do próprio Instagram. 

Para a apresentadora da NFL na Rede TV e criadora de conteúdo, @pathydosreis, que comentou em seu perfil, a novidade é positiva, pois será uma ótima forma de organizar melhor essa parte de negócios da vida do influenciador. “Poder criar um portfólio, encontrar e ser encontrada por marcas, ter uma caixa de entrada diferente… se for como imagino, só sucessos”, exaltou ela. 

Se as expectativas se concretizarem, o Marketplace para criadores de conteúdo será um excelente trampolim para conexões, colaborações e negócios mais eficazes e estratégicos no Instagram

A Meta deve disponibilizar a atualização em algumas semanas, se juntando então ao Tiktok, Kwai e Yotube, que já oferecem ferramenta semelhante aos seus usuários. 

Agora é esperar o dia da estreia e aproveitar as oportunidades que surgirão!

E antes de finalizar, um lembrete: Já falamos por aqui sobre as principais ferramentas gratuitas já existentes para encontrar influenciadores, como “Influence.me”, “Airfluencers”, “Squid” e “Cely”. 

Confira aqui! 

Sair da versão mobile