Instagram com Funcionalidade do Snapchat: Novidade [2024]

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: Novidade [2024]

por Larissa Ferreira

Publicado em 18 de março de 2024

O Instagram com a funcionalidade do Snapchat pode não ser uma novidade, mas promete trazer mais vitalidade para a rede social com a nova função. 

Neste conteúdo, você vai conhecer a função que está chegando e vamos discutir um pouco sobre como as redes sociais “copiam” umas às outras.

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: Mapa de Amigos

Instagram com Funcionalidade do Snapchat

O recurso “Mapa de Amigos” é uma clara funcionalidade em resposta ao “Mapa de Snaps” do Snapchat. Basicamente, o recurso permite que o usuário veja a localização de seus amigos e também seu status. 

Dessa forma, se seus amigos estiverem em um restaurante perto da sua casa, você poderá ver em tempo real e, se desejar, ir até lá para passar um tempo com eles. É um recurso bastante interessante, não é verdade? 

Isso pode levantar dúvidas sobre a privacidade, mas o Instagram provavelmente seguirá o recurso do Snapchat e manterá essa opção apenas para os amigos. Mesmo assim, provavelmente será possível desativar esse recurso se assim desejar.

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: Como está o estágio de desenvolvimento do recurso?

A Meta (empresa dona do Instagram) é muito cuidadosa em relação às novidades nas redes sociais. Eles preferem a estabilidade em vez da inovação, o que é bastante positivo considerando a relevância do Instagram nos dias de hoje. 

Dessa forma, provavelmente veremos as novas contas sendo disponibilizadas aos poucos e, em alguns meses, estarão disponíveis para todos. Portanto, é algo para ficar de olho, mas atualmente não é possível utilizá-lo.

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: O que esse recurso mostra sobre o direcionamento do Instagram?

Como discutimos em conteúdos anteriores, a realidade virtual e a realidade aumentada serão o grande futuro das redes sociais, proporcionando uma forma mais profunda de interação. 

Entretanto, sempre que fazemos esses comentários sobre essa análise de mercado, não estamos falando de uma mudança da noite para o dia. 

Afinal, precisamos lembrar que nada ocorre do nada. São sempre pequenos passos em uma única direção, e esse recurso confirma mais uma vez o direcionamento da Meta para a realidade aumentada e virtual. 

Falamos isso com certa segurança considerando que esse recurso cria uma interação maior entre os usuários, conectando cada vez mais a realidade do nosso dia a dia com as redes sociais. 

Dessa maneira, tornando cada vez menor a distância entre nossa vida social e nossa vida virtual. São barreiras que estão se quebrando cada vez mais, e a grande maioria das pessoas está feliz com isso, dando pequenos passos nessa única direção.

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: Não é a primeira vez que acontece, nem a última

A verdade é que o Instagram não “copia” o Snapchat pela primeira vez. Precisamos lembrar que o que tornou o Snapchat famoso foi justamente o recurso de stories, que o Instagram incorporou em sua plataforma. 

Quem se lembra dessa época sabe que o Instagram tinha um público muito menor naquele momento, principalmente entre pessoas mais jovens. 

Isso é especialmente válido considerando que o Facebook era a plataforma mais acessível e praticamente todas as pessoas tinham uma conta. 

Antes disso, o Instagram era exclusivo para o iOS (sistema da Apple), o que o tornava ainda mais exclusivo, e foram os stories que mudaram tudo para sempre. Quando colocamos esses eventos em uma linha do tempo, é surpreendente. 

Por todos esses motivos, não é exagero dizer que o Instagram se tornou a maior rede social hoje devido à “cópia” desse recurso. Dessa forma, não podemos imaginar o que será da plataforma após a introdução desse novo recurso. 

Concordando ou não com a Meta, a ação da empresa foi fundamental para garantir não só a sobrevivência da rede social, mas também sua consolidação como a maior, ganhando o lugar do Facebook no imaginário popular.

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: O Snapchat não é tão grande por conta dessas ‘cópias do Instagram’?

Na verdade, o Snapchat é uma plataforma enorme com uma comunidade muito grande. No entanto, a grande questão é que o Snapchat não conseguiu se consolidar no mercado brasileiro como outras redes sociais da Meta. 

Dessa forma, essa é apenas uma percepção que leva a maioria das pessoas a pensarem que o Snapchat não consegue fazer sucesso, mas na verdade é o contrário. 

O Snapchat é extremamente famoso nos Estados Unidos e é tão grande ou maior que o Instagram por lá e em outras partes do mundo. 

Dessa maneira, considerar o Snapchat como uma espécie de falha é o mesmo que considerar o Orkut um sucesso absoluto. 

Por mais que a antiga plataforma rosa esteja nos corações de todos nós com suas comunidades incríveis, é inegável que a antiga rede social não conseguiu alcançar o sucesso absoluto mundial. 

Em resumo, o Snapchat é um sucesso, mas não conseguiu entrar no mercado brasileiro e se manter. Porém, estar presente nos Estados Unidos e em outras partes do mundo ao lado da Meta e outras é um grande feito.

Instagram com Funcionalidade do Snapchat: As Redes Sociais Devem Copiar Umas às Outras?

Agora, vamos para nossa discussão: afinal, as redes sociais devem copiar umas às outras? Perceba que ao longo do conteúdo sempre usamos a palavra “cópia” com aspas porque de fato não é uma cópia. 

Precisamos considerar que todo mercado tem similaridades e se as empresas pudessem criar patentes sobre esses recursos, não haveria aquele mercado e elas mesmas não existiriam.

Vamos pensar da seguinte forma: pense no seu gênero de filme, série ou música favoritos. Agora, tente nomear pelo menos três produtos de diferentes bandas, estúdios cinematográficos ou plataformas de streaming. Provavelmente, você pensou em mais de três.

Agora, tente pensar em todos os elementos que todos esses produtos compartilham. São tantas coisas parecidas que se apenas um dono de um produto impedisse os outros de replicarem os mesmos elementos, naturalmente só eles poderiam vender seus produtos, não é verdade?

Dessa maneira, as redes sociais não copiam, mas sim replicam recursos que fazem sentido em seus planos de negócios. Copiar só seria o código fonte ou outros materiais originais da empresa, e esse processo obviamente não acontece.

Com isso em mente, a replicação é fundamental para garantir que exista um mercado, competitividade entre as empresas e a maior satisfação dos clientes pela ampla variedade de opções disponíveis.

Agende seu conteúdo do mês inteiro gratuitamente. Crie sua conta no Postgrain e insira o cupom POSTBLOG para GANHAR 30 dias GRÁTIS.