Instagram Creator: saiba tudo sobre a conta de criador de conteúdo

Instagram Creator: saiba tudo sobre a conta de criador de conteúdo

por Katarina Nápoles

Publicado em 14 de outubro de 2019

Desde que começou a testar as contas especiais para criadores de conteúdo em 2018, o Instagram já lançou várias atualizações com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência dos que optaram por essa modalidade de perfil na plataforma. 

Nesse texto, a gente detalha cada uma dessas características, mostra as diferenças em relação aos perfis de negócio e responde à dúvida que ainda paira na rede social: vale a pena mudar para uma conta de Creator no Instagram? 

 

O que são as contas de criador de conteúdo?

Já fez um tempo que os usuários do Instagram se acostumaram a conhecer apenas duas modalidades de conta possíveis dentro da rede social: o perfil pessoal e o perfil para negócios. Com a chegada das Creator Accounts, a plataforma abraça de uma vez por todas o trabalho das pessoas que têm como serviço o próprio conteúdo gerado na rede. 

Dito isso, fica bem claro pra quem se destina o Instagram Creator: influenciadores, pessoas públicas, artistas e produtores de conteúdo. E assim como o perfil para empresas, esse tipo de conta tem suas próprias particularidades, que já sofreram algumas mudanças desde que foi lançado oficialmente (discutiremos sobre elas mais à frente do texto). 

 

Como mudar para uma conta de criador de conteúdo?

Hoje em dia, qualquer perfil do Instagram pode se transformar numa conta de criador de conteúdo. Do mesmo jeito que funciona na modalidade para negócios, a ação é totalmente reversível e você pode voltar para uma conta business ou uma conta pessoal a qualquer momento.

1. Acesse as Configurações do seu perfil;
2. Entre na aba Conta;
3. Desça a tela e escolha a opção Mudar para a conta de criador de conteúdo.

Capturas de tela mostrando como passar para uma conta de criador de conteúdo

4. Escolha uma categoria para o seu perfil e clique em Avançar;
5. Defina as opções de exibição do perfil e clique em Concluir.

Capturas de tela mostrando como passar para uma conta de criador de conteúdo

 

Instagram Creator vs. Instagram Business

Se esse texto fosse escrito há alguns meses, é bem provável que esse tópico fosse ainda maior do que já é. Isso porque, assim que o perfil para criador de conteúdo foi lançado, esse tipo de conta trazia vários outros recursos exclusivos, que já foram incorporados pelas contas de negócios.

É o exemplo das aprovações de conteúdo de marca. Ao ativar a opção, o usuário define que, antes de qualquer marca publicar um conteúdo em que ele esteja marcado, esse conteúdo deve ser aprovado por ele previamente. 

Dentro do recurso, ainda é possível inserir uma lista de Contas aprovadas, ou seja, as marcas que já são parceiras do usuário ou que ele confia o suficiente pra entender que a aprovação prévia é desnecessária. Esse recurso chegou primeiramente no Instagram Creator, mas já está disponível para contas de negócios também.

Captura de tela mostrando como usar a aprovação de conteúdo do Instagram Creator

Outra novidade que foi muito elogiada no Instagram Creator e que rapidamente a rede social incorporou em contas de negócios foram as informações mais detalhadas de crescimento, como é o caso do gráfico abaixo, que nos dá uma visão mais completa dos ganhos e perdas de seguidores. 

Gráfico de crescimento do Instagram

Apesar disso, muitos recursos ainda são exclusivos da modalidade para criadores de conteúdo. São eles:

Informações de categoria

Essa é a primeira mudança visível quando transformamos nossa conta em um perfil creator. Contas de criador de conteúdo podem escolher ocultar a informação de categoria do perfil. Você ainda vai precisar incluir seu perfil dentro de uma categoria, mas ela pode ficar oculta para quem te visitar.

Essa é uma ótima opção pra quem não se encaixa em nenhuma categoria que o Instagram oferece na lista de sugestões e que sofre pra achar alguma mais próxima dentro do Instagram Business, que não permite deixar essa informação oculta. 

GIF mostrando como ocultar informações do perfil do Instagram Creator

Controles flexíveis de perfil

Outra coisa que é possível ocultar com um perfil de criador de conteúdo: as informações de contato. Dentro de um perfil de negócios, o usuário é obrigado a deixar pelo menos uma forma de contato (que geralmente é o email). 

Na conta de criador de conteúdo também é obrigatório deixar uma informação de contato, mas você pode optar por ocultá-la! O que é uma ótima opção pra perfis de grande alcance ou com um número expressivo de seguidores.

GIF mostrando os controles de perfil do Instagram Creator

Mensagens Diretas

As mudanças mais drásticas do Instagram Creator aconteceram na parte de Mensagens Diretas. A primeira delas tem a ver com categorização. Quando você é um influenciador ou celebridade, o volume de DMs recebidas diariamente pode ser um grande problema.

Foi pensando nisso que a plataforma criou um ambiente em que é possível dividir e filtrar melhor essas mensagens, ajudando ao criador de conteúdo ter mais controle sobre quem vai entrar em contato com ele. Na caixa de entrada, as mensagens podem ser divididas em duas categorias:

  • Principal: todas as mensagens aparecem inicialmente aqui, mas essa categoria foi criada para que você passe as principais DMs pra cá, ou seja, as conversas mais importantes que você receber. 
  • Geral: essa é a lista pra onde você deve enviar as conversas “gerais”, menos importantes.  As conversas movidas para cá têm as notificações desativadas, mas você pode reverter a ação e ativá-las novamente a qualquer a qualquer momento. 

Captura de tela mostrando as categorias das mensagens diretas do Instagram Creator

Quem gosta de organização vai amar o perfil pra criador de conteúdo! Outro recurso super legal do Instagram Creator é o seletor de DMs, que permite ao usuário escolher várias conversas de uma vez para movê-las pra outra aba ou até mesmo excluir, assim como funciona nas plataformas de email.

Isso nos dá a possibilidade de ordenar com mais facilidade a priorização das conversas e também de organizar melhor a caixa de entrada, ótimo pra quem recebe um volume diário grande de DMs. 

Captura de tela mostrando o seletor das mensagens diretas do Instagram Creator

As requisições das DMs do Instagram Creator também são diferentes e bem mais interessante de como ficam disponíveis pra um perfil de negócios. Quando alguém que você não segue tenta te mandar uma mensagem, é possível ver quantos seguidores aquele perfil tem e quais conexões vocês dois têm em comum (quais pessoas que você segue que também seguem aquele perfil).

Essas informações aparecem logo abaixo do nome do usuário e isso pode poupar um super tempo, já que a gente não precisa visitar o perfil que nos enviou uma DM pra entender o tamanho dele ou as conexões que ele tem com a gente. 

A aba de solicitações também tem as próprias categorias, que se dividem em Todas as solicitações e Principais solicitações, que funcionam exatamente como a aba Geral e Principal da caixa de entrada. 

Com o novo recurso, dá pra filtrar melhor quais solicitações dar prioridade. Além disso, sempre que você aceita uma solicitação, o Instagram abre uma janela pra que você já categorize aquela DM na abra Principal ou Geral. 

Capturas de tela mostrando as solicitações de mensagens do Instagram Creator

Quais as desvantagens do Instagram Creator? 

Como mencionei no tópico anterior, muitas mudanças já foram feitas nas contas de criador de conteúdo desde que ela foi lançada. Isso também significa dizer que muitos recursos que faltavam nessa modalidade já foram consertados (é o exemplo das respostas rápidas, que não veio com o Instagram Creator).

Atualmente, a única verdadeira desvantagem do Instagram Creator é que, com ele, não é possível se conectar a aplicativos parceiros do Instagram, que utilizam a API (interface que permite a integração de sistemas) da rede social para oferecer outros serviços, como é a Hootsuite ou a Later, por exemplo. 

Essa pode ser uma grande desvantagem para quem utiliza essas ferramentas diariamente há um bom tempo, mas não dá pra negar que a contrapartida disso são vários recursos legais disponíveis no Instagram Creator e no próprio Creator Studio.

 

Devo mudar para uma conta de criador de conteúdo?

Há várias formas de responder essa pergunta e todas elas vão depender de muitas variantes. Mas mesmo que a gente não entenda totalmente seu contexto, aqui vão algumas sugestões pra tomar como ponto de partida: 

Escolha um perfil de criador de conteúdo se você:

  • Recebe um volume grande de DMs por dia;
  • É um influenciador, uma pessoa pública ou se você vende o conteúdo que cria no próprio Instagram;
  • Gosta de organizar as mensagens que recebe, independente do tipo de negócio que gerencia ou do volume das DMs;
  • Trabalha com algo não especificado pelas categorias disponibilizadas no Instagram. A conta de criador de conteúdo pode ser uma ótima opção pra que você não tenha que assumir um termo no perfil que não tem muito a ver com o que você faz de verdade. 

Escolha um perfil de negócios se você:

  • Tem uma loja física ou online, um restaurante, uma empresa ou se você vende um serviço em nuvem pela Internet;
  • Utiliza frequentemente algum aplicativo que usa a API do Instagram pra funcionar.

Mas claro, lembra sempre que cada caso é um caso e você pode fazer testes em ambas as modalidades. Afinal, ninguém paga nada pra fazer essa troca e ela não causa nenhum dano pro perfil =). 

Você já testou o perfil para criador de conteúdo por aí? O que tem achado? Conta aqui nos comentários!