Instagram ganhará novos filtros de realidade aumentada!

Instagram ganhará novos filtros de realidade aumentada!

por Katarina Nápoles

Publicado em 03 de maio de 2018

Acompanhar todas as novas atualizações do Instagram tem sido tarefa difícil, principalmente neste ano de 2018. E quem achava que depois de tantas novas funções os desenvolvedores dariam uma trégua pros usuários…

5 novas atualizações na ferramenta foram anunciadas durante a F8, conferência realizada pelo Facebook que acontece todo ano em São José, na Califórnia.

Reunimos todas as novidades que devem estar disponíveis na plataforma nas próximas semanas (tem uma que já está rodando!) e explicamos direitinho como vai funcionar aqui nesse texto. Continua lendo!

Realidade aumentada

Uma das grandes novidades anunciadas na conferência foi a possibilidade de pessoas e marcas criarem e compartilharem seus próprios filtros para o Instagram Stories. Utilizando o AR Studio – software que permite a criação de filtros de realidade aumentada -, os criadores de conteúdo vão poder produzir as próprias máscaras, oferecendo uma experiência exclusiva para seus seguidores.

O Facebook já possui uma extensa gama de efeitos, que inclusive sempre pareceram muito melhores e mais bem feitos do que os do Stories. Isso porque desenvolvedores podem criar efeitos 3D no Facebook desde a F8 do ano passado.

prints do uso de dois tipos de filtros diferentes do Messenger

Filtros de realidade aumentada do Messenger

Agora, os usuários do Instagram podem esperar uma boa leva de efeitos pra utilizar no Stories também! A diferença é que você só vai poder usar esses filtros se estiver seguindo o influenciador ou a marca que criou o efeito no Instagram – o que parece ser um ótimo incentivo para as marcas entrarem com urgência no AR Studio, né?

Outra forma de conseguir utilizar os filtros criados pros Stories é se você assistir algum story de um amigo que esteja usando o efeito. Assim, o Instagram faz da nova função não só um bom terreno pras marcas, mas pra quem quiser viralizar o próprio filtro.

Alguns “parceiros” do Instagram já estão podendo testar essa atualização, como Kylie Jenner, NBA, Ariana Grande, Vogue e o Buzzfeed.

Integração com Spotify e GoPro

Por essa pouca gente esperava, mas o Facebook também anunciou o novo recurso que vai tornar ainda mais fácil compartilhar conteúdos de outros aplicativos nos Stories. Esqueça os prints ou as gravações de tela no seu celular! O Instagram tem agora uma integração direta com o Spotify para o compartilhamento de músicas.

Com a nova função, que já está disponível para iOS, o usuário pode clicar no botão de compartilhamento do Spotify e depois selecionar o Instagram Stories. A música vai aparecer como um print – só a imagem – diretamente no Stories, onde você vai poder continuar editando normalmente com stickers, texto, emojis etc.

print da nova função de integração com o Spotify

O compartilhamento criará um link direto para o aplicativo do Spotify. Assim, seus amigos vão poder ouvir imediatamente as músicas que você indicou, sem precisar sair do Instagram, abrir o Spotify e pesquisar.

Outra integração anunciada será com a GoPro. Com a nova atualização, vai ser possível inclusive cortar os vídeos para encaixar no formato e no limite de duração dos Stories no próprio aplicativo da GoPro, sem a necessidade de um editor de vídeos.

Nova página de Explorar

A página Explorar do Instagram, que junta publicações de pessoas que a gente não segue – mas que o Instagram mostra com base nos nossos interesses – terá seu visual renovado!

O novo feed deve ficar ainda mais organizado, melhorando a nossa experiência em descobrir posts que estão fora do nosso feed comum. Além de mostrar as publicações populares da ferramenta baseadas nos nossos gostos e interesses, a página vai contar com novos canais de tópicos separados por tema.

print do novo feed explorar do instagram

Os canais serão personalizados pra cada usuário e vão mostrar fotos, vídeos e stories do interesse pessoal de cada um. Será possível rodar a barra de sugestões, localizada acima da página, para que a gente possa escolher com quais tópicos queremos engajar naquele momento.

Da mesma forma, a aba Explorar também continuará rolável, e você poderá achar grupos de fotos e vídeos reunidos em um tema específico que você talvez goste. A novidade deve ser lançada nas próximas semanas.

Chat por vídeo

Pensando numa forma de manter juntos os amigos que estão fisicamente longe, também foi anunciado na F8 que o Instagram terá a função de chat por vídeo.

Ainda em fase de testes e, segundo Zuckerberg, previsto para ser lançado nas próximas semanas, o novo recurso funcionará da seguinte maneira: quando você estiver conversando por DM com algum amigo no Instagram, aparecerá um novo ícone de câmera acima da página.

Basta clicar no ícone e fazer a chamada pro seu amigo ou grupo de amigos, exatamente como no FaceTime ou nas chamadas de vídeo do WhatsApp.

print da função chat por vídeo

O mais legal dessa função é que, ao mesmo tempo que estivermos conversando por vídeo com nossos amigos, poderemos usar o Instagram normalmente! É que a ferramenta vai permitir que a gente minimize o chat pra continuar aproveitando os outros recursos. Será que o Instagram quer que os usuários gastem todo o tempo possível no app? 😛

Filtro de comentários anti-bullying

Não é de hoje que o Instagram vem filtrando comentários com base nas palavras-chave. Apesar disso, as últimas atualizações do algoritmo foram feitas com o objetivo maior de achar spam, comentários sem consistência.

Agora, o filtro de comentários da plataforma dará um passo maior. O algoritmo vai conseguir identificar linguagens abusivas dos usuários e, automaticamente, remover esses comentários.

Claro que o conceito de “linguagem ofensiva” não é assim tão concreto e isso não nos dá uma certeza sobre quais tipos de comentários serão apagados da plataforma. Mas, de acordo com o anúncio na conferência, o novo algoritmo vai combater comentários que ataquem a aparência de alguém, bem como ameaças ao bem-estar ou à saúde de alguma pessoa.

O recurso será ativado automaticamente para todos dentro de algumas semanas, mas quem quiser utilizar a plataforma sem esse filtro pode desativar a função diretamente pelo app em Configurações > Comentários.

Curtiu as novas atualizações anunciadas para o Instagram neste ano? Conta pra gente qual você mais gostou ou a que estava esperando há um tempão. 😉 Pra conferir tudo o que foi anunciado na F8 – inclusive as atualizações de outras plataformas como Facebook e WhatsApp – leia o resumão deles na íntegra!