Instagram para negócios: tudo que você precisa saber sobre

Instagram para negócios: tudo que você precisa saber sobre

por Postgrain

Publicado em 04 de novembro de 2016

Com 700 milhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento disponibilizado pela plataforma, o Instagram é uma das redes sociais mais famosas da era digital.

Isso significa que oportunidades nessa vitrine não podem ser deixadas de lado, sobretudo se o seu intuito é utilizar o Instagram para negócio.

Marcada pelo seu pouco tempo de vida e sua enorme popularidade, tal rede social ganhou a graça do público da internet ao proporcionar facilidade de acesso por meio de smartphones e, dessa forma, exigir muito pouco do usuário.

Aliás, em poucos cliques é possível criar uma conta (ou associá-la ao Facebook), digitar um breve perfil e começar a publicar.

Aqui, o objetivo é colocar as fotos mais vistosas, criando um aspecto muito peculiar de como as pessoas fazem de suas imagens algo tão especial.

É por meio dessa característica, aliás, que o Instagram conquistou tanta gente. Com a moda da selfie tornando-se algo concreto, o usuário tem no aplicativo a oportunidade de desenvolver uma persona própria, do jeito que sempre quis se expor.

Mas a ferramenta não se restringe somente a isso, e oferece também grandes oportunidades para empresas que desejam se destacar no mercado.

A seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o Instagram para o seu negócio. Continue a leitura!

Descubra como aconteceu a mudança de comportamento do Instagram

Por toda a sua relevância, o Instagram acabou incorporando a publicidade, o que pode ser irritante para o público, se mal utilizada, mas bastante eficaz ao seu negócio, se bem planejada.

Desde que foi adquirido pelo Facebook, em 2012, o Instagram passou a ser observado para outras finalidades e, por causa disso, sofreu algumas mudanças, visando, principalmente, o uso da rede social como ferramenta para negócio.

Uma das maiores inovações foi a criação do Instagram for Business. A funcionalidade surgiu depois de uma pesquisa realizada pelo Instagram com as empresas que utilizam a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços.

Nesse estudo, descobriu-se que existiam algumas necessidades, como: conseguir mensurar os resultados, ter mais visibilidade e atingir mais clientes e possíveis clientes.

Assim, a ferramenta começou a permitir a criação de perfis para negócios com a possibilidade de visualizar métricas e anunciar dentro do aplicativo.

Por mais que diversas empresas já utilizassem o Instagram Analytics como ferramenta de marketing digital, não havia aprofundamento em relação aos resultados colhidos, o que transformava essa média em um campo desconhecido.

Com o Instagram for Bunisses, porém, isso mudou, com o próprio aplicativo lançando sua ferramenta de análise de publicações e métricas, permitindo que você verifique quais de suas ações e estratégias estão dando certo ou o que precisa ser alterado para que se tenha um retorno mais positivo.

Confira as informações disponíveis:

  • Impressões: o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas;
  • Alcance: o número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações;
  • Visualizações do perfil: o número de vezes que seu perfil foi visualizado;
  • Cliques em e-mail: o número de toques para enviar um e-mail para sua empresa;
  • Seguidores: tempo médio que seus seguidores ficam no Instagram em um dia típico.

Saiba como ter uma conta do Instagram for Bunisses da sua empresa

O uso do Instagram for Bunisses é gratuito. E, para quem já tem um perfil tradicional na ferramenta, não é necessário que se crie outra conta. Você pode transformá-la em um perfil comercial.

Veja o passo a passo de como fazer isso:

  • 1º Passo: é necessário ir nas configurações da sua conta (você tem acesso clicando na imagem da roldana, localizada no canto direito do aplicativo).
  • 2º Passo: depois toque em “alterar para o perfil comercial”.
  • 3º Passo: após isso, conecte sua conta do Instagram à sua página no Facebook.
  • 4º Passo: para finalizar, você deverá incluir algumas informações de contato da sua empresa, como telefone e localização, possibilitando que os usuários entrem em contato com seu negócio pela própria ferramenta.

Aprenda como funciona o Instagram Ads

Você já deve ter visto publicações de usuários que você não segue no seu feed, enquanto acessava o aplicativo, certo?

Isso é possível com o Instagram Ads, plataforma de anúncios do Instagram. A ferramenta serve para que você divulgue seus produtos e serviços com posts semelhantes às publicações não pagas. Veja os formatos de anúncios:

Foto

Anúncios com foto, ideais para compartilhar imagens de momentos e pontos de vista do seu negócio como forma de divulgar ou reforçar sua marca do mercado.

Esse tipo de anúncio vem acompanhado com um botão de chamada para uma ação. Pode ser para entrar no seu site, ir a uma página de compra etc.

Vídeo

Anúncios em que você pode usar todas as formas de interação com seu público com som, imagem e movimento.

Os vídeos devem ser curtos, com duração de, no máximo, 1 minuto, e também vêm acompanhados de um botão de chamada para uma ação.

Carrossel

O formato carrossel foi o último a ser inserido na ferramenta. Você pode inserir várias imagens ou vídeos em um único anúncio. E, assim como o formato foto e vídeo, também possui o botão de chamada para ação.

Você poderá também determinar o objetivo da sua campanha, como:

  • cliques no site;
  • instalação de aplicativo móvel;
  • visualização de vídeo.

Além disso, o Instagram Ads detém de um alto poder de segmentação. Isso porque você pode selecionar as características dos usuários para os quais deseja que os anúncios sejam veiculados, como idade, localidade, sexo, entre outros.

É uma das melhores opções para as empresas, pois você ainda pode verificar o andamento de suas campanhas utilizando os Insights, que te darão mais informações sobre o seu conteúdo e te direcionarão às melhores práticas dentro dessa rede social.

Saiba como utilizar o Instagram para negócios e obter mais resultados

O Instagram pode trazer visibilidade, atração, reconhecimento da sua marca e, consequentemente, gerar mais vendas para seu negócio.

Mas é claro que, para isso, é preciso dispor de estratégias que tenham identificação com o seu público para, assim, gerar engajamento.

Abaixo, elencamos as melhores dicas para um perfil de sucesso no Instagram:

1. Faça um conteúdo relevante e atual para seu público

Um dos destaques do Instagram é a sua relevância em disseminar conteúdos rápidos, como fotos e vídeos, que sejam atraentes visualmente e, além disso, apresentem identificação junto ao seguidor. Portanto, é preciso dedicar-se na criação de conteúdo relevante e atual.

É por isso, que, para começar o Instagram para o seu negócio, você precisa estudar o seu público, focando boas horas analisando como ele se comporta diante dessa rede social.

Depois dessa análise, uma boa ideia é criar uma persona, que nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal.

Veja bem, não é o mesmo que definir um público-alvo. É mais do que isso! Pois, além de utilizar características básicas fornecidas normalmente pelo público-alvo, como sexo, idade, localidade etc, para a persona é preciso ter detalhes mais profundos do seu consumidor.

É preciso saber seus objetivos, desafios, desejos, além de entender quem tem o poder de decisão no seu processo de compra, entre outros dados muito importantes que te ajudam a conhecer cada vez melhor o seu público. Assim, é mais fácil fazer ações mais direcionadas à sua persona.

Eis o primeiro passo. Depois disso, é mais fácil traçar um planejamento estratégico com conteúdos com temas relevantes e com a linguagem mais próxima do seu público.

2. Preencha a bio corretamente

A “bio” nada mais é do que a biografia do Instagram. É imprescindível que ela seja bem preenchida, pois funciona como o cartão de visitas, já que é a primeira coisa que seus seguidores e usuários em geral observam quando entram no seu perfil.

O problema é que são permitidos apenas 160 caracteres na descrição do seu negócio e, convenhamos, apresentar sua empresa com esse limite é bem difícil.

Portanto, é preciso inserir somente as informações mais relevantes e atrativas da sua empresa. Veja algumas dicas para isso:

  • seja breve e se diferencie dos seus concorrentes;
  • utilize de 1 a 3 palavras-chave relacionadas ao seu negócio;
  • se possuir prêmios, se possível, inclua na bio;
  • tenha descontração — isso chama a atenção do usuário.

3. Interaja com seus seguidores

A interação aproxima ainda mais o usuário da sua marca. Isso é, passa uma sensação mais humanizada de sua empresa junto ao consumidor.

Por isso, é muito importante responder a todos os comentários. Nada de apagar as críticas! Inclusive, esses comentários devem ter ainda mais atenção, mostrando ao cliente insatisfeito e a outros usuários que sua empresa se preocupa com cada pessoa, e está sempre disponível para resolver possíveis problemas.

Você pode utilizar também o recurso de curtir o comentário dos usuários para aqueles que não há muito o que responder. O importante, aqui, é mostrar que sua empresa lê e está atenta a tudo.

Do mesmo modo, as mensagens enviadas de maneira privada, chamadas de directs, devem sempre ser respondidas de maneira rápida.

4. Use hashtags

As hashtags são aquelas palavras ou frases digitadas sem espaço e que começa com o símbolo mais conhecido como “jogo-da-velha” (#).

Quando você coloca uma hashtag, o usuário que procurar pela palavra vai poder navegar pelas publicações que foram etiquetadas com a mesma tag. Ou seja, em uma busca, poderá encontrar a sua publicação.

Por isso, é preciso que as hashtags inseridas tenham relação com a sua empresa e a publicação. Saiba como escolher hashtags:

  • analise as hashtags da concorrência para ter ideias e pensar em novas tags;
  • veja quais hashtags as pessoas mais influentes do mercado de atuação do seu negócio utilizam;
  • use a busca do Instagram para encontrar hashtags relacionadas com determinada palavra-chave;
  • use hashtags de localização, como: #VestidoDeFestaSP

5. Varie os conteúdos publicados

O Instagram dispõe de uma variedade de formatos para você utilizar nas publicações, como vídeo, foto e carrossel.

Mas, além de variar os formatos, é preciso que você esteja sempre abordando assuntos de uma maneira diferente, até mesmo para saber o que seu público gosta mais e que traz mais resultados.

O Stories também é uma boa ferramenta de interação. E pode ser usado para você postar o dia a dia da sua empresa, com fotos ou vídeos (de, no máximo, 10 segundos), personalizados com emojis, desenhos coloridos e textos. Essas publicações, assim como no Snapchat, somem do seu perfil em 24 horas.

É interessante alternar o tipo de conteúdo postado, mas, também, é necessário ter um padrão em suas publicações para que se constituam em uma “marca” .

Assim, quando os usuários visualizarem uma publicação da sua empresa, poderão identificar rapidamente que se trata do seu negócio. Isso pode ser padronizado com linguagem, saudações, estilo de texto e imagem.

6. Faça parcerias e sorteios

Uma forma de conseguir mais seguidores é trocando divulgações. Mas, para isso, é fundamental que essa troca seja feita com usuários que tenham o público semelhante ao seu para que os seguidores advindos dessa pessoa ou marca não sejam apenas números no seu Instagram.

É necessário que isso seja feito com cautela, pois, caso contrário, poderá ser um conteúdo desinteressante para seus seguidores, fazendo o efeito contrário.

Fazer sorteios também é uma boa dica para conseguir mais seguidores e engajamento com seu perfil. Para fazer isso, basta escolher um produto ou serviço da sua marca e sorteá-lo entre os usuários.

Para ter um resultado mais efetivo, é interessante colocar algumas regras, como: seguir o perfil da sua empresa, curtir a foto do sorteio e indicar mais 3 amigos nos comentários.

Com as dicas citadas, você terá uma excelente base para criar seu perfil para negócios e partir para o engajamento da maior quantidade de fãs possíveis. Os likes, hoje em dia, significam a aprovação do público.

Essa aprovação é feita por meio de um aplicativo móvel, que poderá ser usado em qualquer lugar do mundo gerando emoções, de acordo com a sua criatividade e o seu foco em repercuti-lo.

O Instagram para negócio é, sobretudo, uma maneira de multiplicar as suas vendas, mas também de criar uma imagem atraente e relevante para sua empresa.

Se você quer facilitar o gerenciamento da conta do seu Instagram, não pode deixar de conhecer o Postgrain.

A ferramenta possibilita que você agende publicações, responda mensagens diretas e interaja com seu seguidores de maneira mais simples, pois tudo pode ser feito através de seu computador, sem a necessidade de um dispositivo móvel. Entre em contato conosco para saber mais!