Ícone do site Postgrain

A importância do Instagram Stories para as empresas

Celular aberto no arquivo de Stories do Instagram

O Instagram Stories oferece aos profissionais de marketing digital uma ótima oportunidade para alcançar um número maior de pessoas, aproveitando o embalo de uma das redes sociais que mais cresce no mundo, o Instagram.

Para se ter uma ideia da potencia das historias:  O próprio Instagram divulgou que os stories fazem com que os usuários permaneçam mais tempo na plataforma e voltem a visitar aquele perfil com mais frequência.

Além disso, usuários com até 25 anos gastam cerca de 32 minutos por dia navegando no recurso, enquanto pessoas acima de 25 anos gastam mais de 24 minutos por dia! :O

Agora imagina que a persona do seu negócio está entre essa faixa etária? Essa é mais uma prova de que você precisa estar no Instagram.

Por isso, hoje vamos te mostrar a importância dos stories para as empresas e por que você deveria estar investindo mais nesse canal.

Como marcas podem aproveitar os Stories

Use as enquetes

Saiba usar as ferramentas disponíveis nos Stories. As enquetes são ótimos meios de conseguir informações valiosas sobre os seus seguidores como preferências, o que gostariam de ver no perfil e também o que não gostaram. Elas podem até servir pra te dar uma ideia sobre o seu produto, se você fizer a pergunta certa.

Adicionar enquetes nas suas histórias vai causar um bom impacto por dois motivos: você vai poder interagir com o seu seguidor e ainda vai gerar empatia por mostrar preocupação em saber a opinião dele primeiro.

Aqui no Postgrain perguntamos aos nossos seguidores gostariam que publicássemos nosso conteúdo no IGTV com o adesivo de enquete dentre outros:

Dessa maneira conseguimos extrair insights essenciais para dar continuidade ao nosso conteúdo no Instagram (e até fora dele).

Use links e menções

Não basta criar um conteúdo relevante, você precisa  direcionar o usuário para uma ação. Sem um CTA (call-to-action) você não vai conseguir converter com aquela publicação, ela servirá só como reconhecimento de marca e não como um meio de negócio.

Por isso é legal inserir links como o “Deslize para cima” (lembrando que essa função só é válida para perfis com mais de 10k de seguidores). Usar os adesivos de menções de contas e inserir um link na bio podem te ajudar se você ainda não tiver um número de seguidores suficientes.

Só não esquece de avisar aos usuários dentro do story, beleza? Deixe bem claro que eles podem ter mais informações a partir do link na bio.

Seja real

Não adianta montar toda uma história incrível se ela não é verdadeira e não condiz com a sua marca. Ser transparente e verdadeiro é algo que aproxima as pessoas, já que elas passam a sentir segurança e confiam no que você entrega.

O valor do conteúdo real e sem cortes aos olhos do público gera audiência fiel. Mostre os bastidores da sua empresa e como foi o passo a passo da criação de um determinado produto, por exemplo.

Isso vai gerar empatia com seus seguidores que  se identificar e adorar conhecer um pouco mais de como funciona o seu universo por trás das câmeras.

Verifique os dados

Se você tem uma conta business, tem acesso ao Instagram Insights. Com ele é possível analisar os dados de interação também das histórias.

Dá pra saber quantas pessoas pularam aquela publicação para o próximo story, quantas saíram, quantas viram, quantas clicaram nas figurinhas de menções, quantas deslizaram para cima e muito mais.

Assim você poderá saber qual história trouxe um maior engajamento ou não e pode investir mais nos conteúdos de sucesso.

Lembra que eu falei que somente testando você conseguirá atingir bons resultados?

Mantenha uma frequência

E por fim, é preciso ter uma agenda de publicações e manter uma constância em posts, seja no feed ou nos stories. Não faz sentido publicar um conteúdo muito bom hoje e só publicar daqui a uma semana o outro.

Existem ferramentas no mercado que auxiliam o profissional de marketing digital nessa tarefa.

Verifique também com qual frequência o seu público recebe melhor as suas publicações e os horários que mais recebem visualizações. Assim você saberá o melhor momento para ganhar mais engajamento e ser visto.

E você, já tem um perfil business no Instagram? Já experimentou algumas dessas dicas?

Conta pra gente! <3

Sair da versão mobile